De volta a Toledo – Novas dicas

No final do ano passado e começo desse ano, fiquei uns dias na Espanha e voltei para lugares que já tinha visitado antes… Madrid, Toledo e Barcelona!

Como já escrevi antes sobre esses lugares incríveis aqui no Blog (MadridToledo; e Barcelona), hoje resolvi somente complementar algumas informações sobre uma dessas cidades….tipo um apêndice, rsrs.

Então… vou dar mais algumas dicas de lugares para visitar, falar minhas impressões e contar o que fiz na minha segunda visita à cidade cheia de história e arte, Toledo.

Ahhh… acho muiiito importante falar também que descobri que gostei muiiito mais de visitar a cidade pela segunda vez, do que pela primeira. Além das coisas parecerem ser mais fáceis e já “conhecidas”, achei que eu não tive aquela “pressão” de querer visitar tudo que a cidade oferece e, às vezes, ter que correr contra o tempo para fazer tudo que tenho vontade, rsrs. (Isso pode ser uma impressão minha, mas… vale a dica, rsrs)

Começamos nossa viagem pela Espanha por Madrid, e, como já sugeri no primeiro texto, reservamos um dia para visitar Toledo. Ficamos 4 dias na região da capital espanhola, sendo 3 para Madrid – considerando que passamos a festa de ano novo por lá também – e 1 para Toledo. Foi um tempo bom para fazermos tudo que tínhamos vontade. Foi muito legal!

Bom… vamos lá. Mais sobre Toledo.

Pegamos um ônibus de Madrid para Toledo, que fica a 70 Km da capital espanhola. Eu já achava a cidade uma graça antes… agora acho muito mais. É realmente muito gostoso passar um dia por lá.

Em Toledo, voltei na praça da cidade, a Plaza Mayor; comi os famosos Marzipãs; abracei outra vez Dom Quixote e Sancho Pança (para quem não sabe, Toledo é a cidade onde eles viviam, então tem estatuas dos dois espalhadas por todos os lugares) e visitei lugares que não tive oportunidade na primeira vez que estiva na cidade, como por dentro da Catedral e a Sinagoga del Tránsito.


A Catedral da cidade, a Santa Catedral Primada, era um dos lugares que eu queria muito visitar quando voltasse a Toledo…e achei que a visita valeu muito a pena. Ela não é só linda por fora… por dentro também!


A Catedral, que é a segunda maior da Espanha (a primeira é a de Sevilha), segue a linha gótica e conta com tesouros, museus, 26 capelas e pinturas de importantes artistas como El Greco e Tristan.

Ahhh é legal falar que a Catedral demorou 250 anos para ser construída. Sua entrada custa 8 euros, com áudio guia.

A Sinagoga del Tránsito foi outro lugar que visitei nessa segunda vez na cidade. Na Sinagoga fica também o Museu Sefardi.


Mas, preciso comentar… sinceramente, eu achei que não vale muito a pena o passeio. A Sinagoga, mesmo tendo uma arquitetura bem simples, é bem gracinha (nada comparada a outra sinagoga da cidade, a Santa María la Blanc). Mas, o museu não é tão interessante assim. Ele conta com objetos que retratam a cultura judaica, porém não achei ele tão “rico” e “detalhado”. Esse passeio custa 3 euros e no sábado à tarde ou domingo de manhã a entrada é gratuita.  Para quem tiver tempo livre o passeio pode ser interessante… mas, para quem está com o dia corrido, eu não recomendo.


Como falei no primeiro texto, uma das coisas mais legal da cidade é se perder e se encontrar por suas ruas estreitas. E, fazendo isso, dessa vez encontramos um lugar que oferece uma visão incrível de Toledo e do Rio Tejo (desculpa gente… não sei mesmo explicar como cheguei aqui… hahaha… foi bem nessa de entrar em uma ruazinha e chegar em um lugar assim… mas, me lembro que foi procurando as Sinagogas, então sei que é pela região onde elas ficam, rsrs).

Outra coisa muito legal que fiz dessa vez foi que saímos procurando um lugar de vista panorâmica que o mapa turístico da cidade indicava e encontramos esse lugar… com essa vista incrível de Toledo (foto abaixo).


Eu não sei até hoje se achamos o exato lugar que era indicado no mapa (acho que sim, por que depois vimos aqueles trenzinhos turísticos passando pela gente), mas caminhamos muito (muito mesmo) por uma estrada que rodeia Toledo e chegamos nesse ponto da cidade. Adoramos e achamos que valeu a pena andar tanto.

E, dessa vez, também fiz um esporte radical, rsrs. Também nessa história de se achar e se perder pelas ruas da cidade, acabamos parando na beira do rio e, por lá, estavam oferecendo salto de Tirolesa. Acabamos fazendo. Foi muito legal e com uma visão incrível para o Rio Tejo.


Eu gostei muito de voltar a Toledo (assim como as outras cidades espanholas que retornei nessa viagem, mas que só vou contar para vocês mais para frente). E, o que mais gostei foi poder visitar pontos que fiquei com muita vontade de conhecer na minha primeira vez na cidade, mas que, por algum motivo, não tive a oportunidade. Além disso, foi muito legal passear e visitar outra vez as maravilhas que Toledo oferece.

Aproveitem mais um pouco de Toledo. Espero que gostem das dicas sobre tudo que fiz nessa segunda visita à cidade.

Obs: Logo também vou completar os textos e contar mais histórias sobre as outras cidades que estive novamente esses últimos tempos. Recentemente eu voltei para lugares que já tinha visitado antes, como Lisboa e Sintra, em Portugal; Florença e Roma, na Itália; e, como comentei li em cima, Barcelona e Madri, também na Espanha. Em todos esses lugares também tive a oportunidade de voltar para pontos turísticos – ou não – que já conhecia, e passear por novos lugares – que tinha vontade de visitar ou que descobria na hora. Tudo isso me fez amar ainda mais cada uma dessas cidades e querer voltar para elas sempre que possível.

Texto by Flávia Pigozzi.

Fotos by Paulo Henrique Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários