Toledo pra deixar Dom Quixote de boca aberta

Quem vai para a Espanha, mais precisamente Madrid, não pode deixar de ir a Toledo. A cidade, que fica a 70 Km da capital espanhola, é uma graça. O passeio pode ser feito em um dia.

A cidade é histórica e logo que se chega é possível ver que ela conseguiu preservar sua arquitetura e seus monumentos – que hoje são pontos turísticos. Mas, para mim, Toledo inteira, por conta própria, é um ponto turístico. É uma delícia andar pelas ruas da cidade que te levam para outros séculos, cheia de história e arte.

Como uma tradicional cidade histórica, é muito fácil – e também muito legal – se perder nas ruas de Toledo, pois a cada “desencontro” com a localização é possível achar um lugar novo é mais interessante.

Comecei o passeio parando para observar a vista da cidade do Rio Tejo, e de lá vi que o dia ia ser muito bom, com lugares lindos para visitar, apesar do mal tempo. Do lugar que estávamos era possível ver a cidade e o rio.


Como não podia deixar de faltar em uma cidade espanhola, um dos principais pontos da cidade é a Plaza Mayor. Ela é uma graça, com suas lojas de souvenir e dos tradicionais doce de Toledo, os Marzipã – que, na verdade, também estão por toda a cidade.  Mas, eu os comi em uma doceria tradicional ali na praça, a Santo Tomé, que está na cidade desde 1856. Eles são mesmo muitos bons. Par quem nunca comeu, Marzipã é um doce de origem árabe, feito com pasta de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, e podem ser encontrados em vários formatos. É uma delícia passar um tempo nessa praça… mas eu amo as praças espanholas, então não posso falar muito sobre isso!


Outro ponto muito conhecido em Toledo é a Catedral. Ela paga para entrar e um dos meus arrependimentos é não ter entrado. Cheguei tarde e ela já não estava aberta. Mas todo mundo fala que vale muito a pena. A catedral que segue a linha gótica é a segunda maior da Espanha (a primeira é a de Sevilha).

Outro lugar que também falam que é muito legal para ir é a Igreja dos Jesuitas, onde pode ver Toledo do alto. Mas, para isso o dia tem que estar bonito e, quando eu fui, o dia estava feio, cinza e chuvoso e acabei não entrando.

A visita à Catedral e à Igreja  dos Jesuitas são dois dos lugares que me fazem querer voltar a cidade.

Entre os lugares interessantes de Toledo, também posso falar sobre as Mesquitas da cidade. A mais famosa é a Mesquita Cristo de La Luz, a Mesquita mais antiga conservada na Espanha.

Toledo também é cheia de Sinagogas, como a de Sinagoga del Tránsito e a Sinagoga de Santa María la Blanc, que são as duas que mais vale a pena. Elas ficam no Bairro Judeu da cidade.

Outro ponto conhecido da cidade é o Monastério de San Juan de los Reyes, com sua igreja bonita e sua arquitetura que chama atenção.

O que mais me chamou a  atenção na cidade, e não sei se vocês perceberam, é a mistura de religiões e  como elas  se “relacionavam” bem em um tempo tão antigo, com padrões sociais e religiosos que, mais do que hoje, eram seguidos rigorosamente. Essa mistura de Mesquitas, Mosteiros e Sinagogas histórias, mostra o relacionamento cordial da religião e cultura mulçumana, cristão e judaica.

Não posso esquecer de mencionar o pintor grego, mas que iniciou sua carreira em Toledo e conquistou fama na Espanha, El Greco. Na cidade tem muitos lugares com suas obras ou com homenagens a ele, inclusive um museu que leva o seu nome, Museu de El Greco, que tem um rico acervo de suas pinturas; a Igreja de São Tomé, onde está a obra “O enterro do Conde de Orgaz” e uma estátua do pintor que fica próxima a Plaza Maior.

Eu também conheci o Museu de Santa Cruz. A entrada é gratuita e ele é bacana. É um antigo hospital infantil, que hoje conta com uma coleção de pinturas de El Greco, como a Ascenção da Virgem e Imaculada Conceição; e uma coleção de móveis, tapeçarias e coisas antigas.


Toledo também é conhecida por ser a cidade onde viviam Dom Quixote e Sancho Pança – os famosos personagens de uma das mais importantes obras espanhola, escrita por Miguel Cervantes. Na cidade tem muitas estátuas deles espalhadas.


Ahhh, vale a pena lembrar que é importante ver os combos dos ingressos, que dá direito a entrada de muitos desses lugares que falei.

Também é bom falar que Toledo não é uma cidade cara para comer “comida de verdade”, rsrs. Eu a visitei durante um mochilão que fiz e, como muitos sabem, fazer mochilão às vezes não é fácil e optamos por comer fast food, rsrs. Mas, lá conseguimos comer em um restaurante gostosinho.

Eu gostei de Toledo. A cidade é uma delícia e quem está programando uma visita à Espanha, não pode esquecer de passar por lá. Até!

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários