Todo o charme das praças e parques de Madrid

Essa semana vou falar mais um pouco da Espanha. Como falei na última publicação sobre Toledo, que eu super indico para aqueles que vão para Madrid… que reservem um dia para visitar a cidade de Dom Quixote… mas hoje vou falar um pouco sobre a Capital espanhola.

Madrid não é uma das minhas cidades preferidas, mas é uma das que eu mais gosto se eu for pensar no rico acervo artístico que ela tem. Entre parques e praças, outro ponto de parada obrigatória para quem visita a cidade são os museus.

Eu fiquei três dias na cidade, sendo que um deles eu reservei para conhecer Toledo. Eu aconselho colocar, pelo menos, mais um dia de passeio, pois Madrid também é conhecida pela ótima noite e, para mim, não é bacana sair para balada e no outro dia ter que acordar cedo para turistar, rsrs. Eu consegui conhecer quase tudo que eu queria, mas foi meio corrido. Acredito que com um dia a mais seja melhor para aproveitar.

Eu achei meu roteiro de viagem e vou passar para vocês mais ou menos o que eu fiz:

No primeiro dia de turista pela cidade passei ou conheci alguns pontos importantes como a Prefeitura de Madrid, o Parque Del Buen Retiro, a Plaza de la VillaPlaza Puerta Del SolPlaza Mayor e o Palácio Real.

O bom de Madrid é que é possível conhecer os principais pontos da cidade andando. Nesse primeiro dia, por exemplo, começamos nosso passeio pela Prefeitura, mas só a conhecemos por fora. Ela é muito bonita e fica em uma avenida importante da cidade.


De lá fomos para o Parque Del Buen Retiro, um dos meus parques favoritos na Europa. Ele é lindo, com muito verde, árvores, esquilos e um laguinho que me encantou. É super gostoso passar umas horas por lá. Levar alguma coisa para comer e aproveitar o dia.


De lá fomos caminhando e conhecemos uma das três principais praças de Madrid.  1ª. A Plaza Mayor. É a que eu mais gosto. Para mim, ela tem cara de praça espanhola. Não sei se é por que tinha um ator vestido de toureiro por lá e brincando com os turistas, rsrs – esses personagens são muito legais, mas sempre cobram para tirar fotos –  ou se é por que realmente a praça é muito importante para a cidade e um conhecido palco da história de Madrid, mas a achei linda. Por lá também tem lojas de suvenir.

Depois de lá paramos na 2ª praça, a  Plaza de la Villa. Essa praça é pequena, mas é bem gracinha. Rodeada por prédios antigos e cheios de histórias.

E por fim, paramos em um dos principais pontos da cidade, a 3ª praça, a Plaza Puerta Del Sol. Ela é bem grande e não parece em nada com as outras duas. É lá que fica a famosa estátua Oso y el Madroño, o urso com uma árvore de mirtilo. Lá também tem restaurantes, os tradicionais e os fast-foods e as lojas de suvenir.

Continuamos caminhado pela cidade e fomos parar no Palácio Real. A arquitetura do palácio é linda, mas como pagava para entrar e achamos que não valia a pena, não o conhecemos o interior, que tem algumas obras de artes e salões de festas oficias. A família real não mora lá.

Em frente ao Palácio fica a Catedral Almudema, que é linda e foi onde o futuro rei da Espanha, príncipe Felipe, se casou em 2004. Junto a Catedral também tem um Museu da Catedral, que traz artes sacras.

Atrás do Palácio fica o Campo del Moro. É um “parque” muito gracinha, que tem uma vista linda do palácio. E, nessa região está ainda a Plaza del Oriente, com suas estátuas dos reis espanhóis. Mais uma praça de Madrid.

O segundo dia reservamos para conhecer os estádios de futebol, os mercados, os museus e fazer compras. Começamos conhecendo o Estádio do Real Madrid – que na verdade, eu não o conheci por dentro, pois preferi entrar no estádio do Barcelona (que acabou não dando certo), e me arrependo muito -; também passamos pelo Estádio do Atlético de Madrid – esse só “conhecemos” por fora e visitamos sua loja oficial. Nesse dia precisamos usar o metrô para sair do hostel e chegar nos estádios e depois ir para a região dos museus.

Voltando para a região central – a das plazas que falei mais para cima – paramos para almoçar uma verdadeira Paella Espanhola em um verdadeiro mercado espanhol, o Mercado de San Miguel.

E depois de almoçar, fomos fazer umas compras de suvenir e esperar chegar as 19 horas para conhecer o Museo Centro de Arte Reina Sofia. Dica: esperamos chegar esse horário, pois a partir desse momento a entrada é gratuita. É um museu muito interessante e tem uma coleção de arte moderna super legal e que me chamou muito atenção. Mas, o que mais gostei no museu é que lá está o quadro Guernica, de Picasso. Ele é impressionante.

No terceiro dia de viagem fomos para Toledo como falei no começo do texto, mas chegando do passeio, ainda deu tempo de conhecer o Museo del Prado, o mais famoso museu da Espanha, com coleções de pinturas espanholas, flamenca e italianas. Vale destacar o quadro Las Meninas de Velásquez, entre muitos outros.

Ahhh… vale falar que as atrações podem estar fechadas em algum dia da semana, mas em compensação, elas são gratuitas em outros dias ou no final da tarde, então é importante prestar atenção nos horários de funcionamento e valores.

Como falei, Madrid tem uma das noites mais conhecidas da Europa. Entre os lugares bons de sair estão Chuecas e Malasaña, com seus bares, restaurantes e baladas espalhados pelas suas ruas. Huertas também é uma região animada, mas é um pouco mais cara e o La Latina, onde tem os bares mais baratos.

Por causa da ótima noite de Madrid eu ficaria mais um dia na cidade, assim é melhor para conhecer os principais pontos turísticos e também aproveitar uma balada espanhola. E é por isso que tenho vontade de voltar à cidade.

Essas são minhas dicas mais importantes. Até a próxima…

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários