Mercado Agrícola de Montevidéu é boa opção

O Mercado Agrícola de Montevidéu, no Uruguai, é uma opção interessante de passeio. É provável já esteja incluso em seu city tour, mas caso não esteja, vale incluir em seu roteiro pela cidade.

Mercado Agrícola

Localizado à Dr.Jose L. Terra 2220, o Mercado está aberto das 9 da manhã até as 22 horas e é uma opção interessante para quem busca um lugar legal para uma boa comida, ou busca itens locais para levar para casa.


Trata-se de uma nova construção, com recém completados 10 anos, mas a existência do Mercado Agrícola em Montevidéu é histórica, datando os anos de 1903, quando a Cidade Velha (Ciudad Vieja) ainda refletia ações de espanhóis e portugueses e surge como um marco na recuperação do bairro Goes.

Embora siga o jeitão tradicional dos “mercadões”, com quiosques que vendem desde frutos do mar, frutas e legumes, e delícias locais, o MAM tem uns extras diferenciados, como a venda de eletrônicos e produtos importados.


Comparado ao Mercado del Puerto (você pode ler mais a respeito aqui) o MAM é muito menos claustrofóbico, e parece existir uma preocupação maior com seu planejamento e a divisão dos espaços.

Quem viu um “mercadão” viu todos

Talvez seja verdade… todos os chamados mercados centrais, mercadões e afins costumam seguir a mesma dinâmica. A maior parte deles faz parte da história da cidade e estão incluídos em muitos dos passeios como city tours para retratar a arquitetura e, até mesmo, algum traço desta história.

Se não é o seu tipo de passeio, ou você  não gosta dessas “feiras organizadas”***, então passe longe.

Mas se não é o seu caso, e você curte um lugar com boas opções gastronômicas e opções com preços razoáveis de lembrancinhas/souvenirs, então o MAM é a sua cara.


***Em tempo, e antes que alguém se ofenda com o termo “feiras organizadas”… trata-se aqui de uma definição minha… como eu enxergo os mercados centrais. Obviamente existem exceções, mas no geral, são lugares que comercializam produtos encontrados em feiras, mas de uma maneira mais organizada, até por estarem inseridos em um tipo diferente de ambiente. Não quero aqui ofender nenhum dos lados, apenas dar uma ideia do que o local pode oferecer a quem viaja e deseja visitar o local.

E o que o MAM tem a oferecer?

Boas opções em comida, por preços bem razoáveis, e a chance de comprar algumas lembranças locais para levar para casa.


O que eu quero dizer com preços razoáveis… empanadas por algo perto de 4 reais… pratos individuais, com boas poções por algo perto dos 30 reais… bons preços para qualquer viajante faminto, não??

Vale ou não vale

O MAM está um pouco fora da parte mais movimentada de Montevidéu, onde seus pontos históricos ficam mais concentrados, mas seu acesso não é impossível.

Quando estive por lá era muito cedo, perto da hora da abertura, por isso alguns dos restaurantes estavam fechados. Se vale a dica, vá mais perto da hora do almoço, para não perder nenhuma das opções gastronômicas locais.


Mesmo para quem vai comer ou beber algo por lá, ou fazer algumas comprinhas, não se trata de um passeio demorado. Tudo vai depender da sua refeição… uma hora… uma hora e meia… duas horas… vai do seu pique. O MAM é pequeno, e não possui tanta variedade. O que você vai fazer por lá (almoçar ou curtir o happy hour, por exemplo) é que vai preencher seu tempo, então você pode combinar outros passeios ou visitas com a passagem pelo Mercado.

Ainda acho o Mercado del Puerto muito mais atraente, mas o MAM também tem o seu charme e vale sim a visita.

Você pode ver mais informações no site oficial clicando aqui.

Sua opinião

Mas e você, já esteve em Montevidéu? Conheceu o Mercado Agrícola? Gostou da experiência? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários