Mercado Del Puerto em Montevidéu tem de tudo

Se você está passando por Montevidéu, no Uruguai, não pode deixar de visitar o delicioso Mercado Del Puerto, ou o Mercado do Porto. Para outras opções, veja este outro link.

O Mercado é um tipo de Mercadão, comum em quase todas as cidades por onde viajamos quase sempre, mas tem um charme diferente, um jeitão mais intimista… na minha opinião, muito mais charmoso que muitos desses mercados.

Sabe como funcionam esses lugares, né? É um point que vende muitos produtos locais, algum artesanato, permite que você experimente algumas iguarias, tudo por preços geralmente mais salgados que o normal. Mas aqui a pegada é um pouco diferente, explico daqui dois parágrafos…

Localizado na região do porto de Montevidéu (Avenida Piedras, 237), o Mercado fica na “cara” da saída da balsa, para quem vem de Buenos Aires via Buquebus (você pode saber mais sobre essa travessia aqui), numa avenida cheia de museus interessantes, como o próprio Museu do Porto, que costuma ter algumas mostras de produções artesanais bem bacanas (entrada grátis) ou o Museu do Carnaval (ingressos em geral a 10 reais/100 pesos uruguaios, ou 6 reais/60 pesos uruguaios para países do Mercosul).


Existe um ônibus de turismo que faz um giro pela cidade que te leva até lá. A passagem custa uns 60 reais, na cotação de hoje (546 pesos uruguaios), mas o ônibus faz um tour por toda Montevidéu, então o valor acaba valendo a pena. Eu acabei indo até lá na caminhada… se você curte, pode ser uma opção legal, dependendo de onde está hospedado. Ahhh… o ônibus só pode ser pago em dinheiro do Uruguai.


E o que deixa o Mercado Del Puerto ser um lugar diferente dos demais? Bom, pra começar, não achei os preços tão exagerados como é de costume. Por sinal, é o lugar ideal para você fazer uma ótima refeição, e comprar algumas lembranças e souvenires.


Sério!!! Me arrependi de não ter comprado alguns items que voltei a ver em todos os outros lugares por onde passei posteriormente por mais que o dobro do que vi por lá.


Curte um bom churrasco uruguaio? Então esse é o seu lugar!! Comida de ótima qualidade, que alimenta tranquilamente duas pessoas por prato, pela média de 50 reais (mais ou menos 500 pesos uruguaios). Eles até dizem que as porções são individuais, mas a comida dá super bem pra duas pessoas.


Se você ainda não conhece, lá você também terá a chance de experimentar o Medio Y Medio, espécie de vinho uruguaio, que costuma ser servido em muitos dos seus restaurantes e até que é bem gostosinho (um vinho mais doce, espumante). Se você quer levar umas garrafas pra casa, é aqui que você encontrará os melhores preços.

A decoração local é um caso à parte. Algumas lojas têm uma decoração “vintage”, que deixa o passeio ainda mais charmoso. Junte a isso algumas placas antigas, alguns acessório de época, e você se verá em um museu.


É um passeio legal para se fazer em uma metade de dia… tipo chegar lá pela manhã, dar uma volta, fazer umas comprinhas, almoçar uma bela refeição, fazer uma caminhada em algum museu vizinho, voltar para um doce, e retornar no meio da tarde para o hotel, ou seguir para outro destino programado.


Agora imagina, um local legal pra uma caminhada. Um lugar delicioso para fazer uma refeição igualmente deliciosa. Bons preços. Boas opções para presentes. Gente bonita. Decoração charmosa e atraente. Pode ser um lugar ruim? Claro que não!!! O Mercado Del Puerto é pedida certa para constar na sua lista de lugares para conhecer em Montevidéu. E arrisco dizer, você vai se apaixonar pelo lugar.

Mas e você? Já esteve em Montevidéu? Conheceu o Mercado do Porto? Tem alguma dica ou informação legal pra curtir melhor esse destino? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Grande abraço.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários