De Buenos Aires a Montevidéu pelo ar ou pelo mar

Viajar de um país para outro sempre gera um tanto extra de preocupações… e um tanto extra de custos… os chamados pacotes combinados podem assustar bastante no momento em que você está orçando a viagem das suas férias. Mas o que seriam os pacotes combinados? São aquelas viagens em que você vai dividir seu período em mais de uma localidade e no meio do seu caminho haverá um voo extra para o segundo destino. Dentro do Brasil não é algo comum… quando você escolhe um destino, provavelmente ficará por lá por todo o período. Já fora do país, isso costuma ser parte de muitos pacotes. E hoje em dia, com o dólar batendo recorde atrás de recorde, como considerar um segunda parte aérea durante as férias?

Bom, além do custo, existe todo o estresse agregado a um segundo voo (fala sério, apesar de todo conforto, encarar um dia de aeroporto é sempre um pesadelo… ter que aparecer para o check-in três horas antes da decolagem, todo o desgaste com bagagens, a refeição dentro do avião, e inúmeras outras situações bastante cansativas), então eu trago uma sugestão de viagem que vai bem nessa época de real desvalorizado, e evita esse custo extra de um segundo voo… Buenos Aires e Montevidéu!!!


Tenho muitas dicas, e muitas informações ótimas, que virão nas próximas postagens… mas hoje eu quero tratar a travessia entre Buenos Aires e Montevidéu… como incluir a travessia do Rio da Prata em seu roteiro sem transformar isso em um dia desgastante e eliminando um custo que estoure totalmente seu orçamento. Vá de Buquebus!!!


O Buquebus é um serviços de travessia do Rio da Prata por meio de balsas super velozes (um desses barcos é chamado de Francisco). Claro que esse serviço tem um custo, não existe milagre para eliminar totalmente esse gasto extra, mas perto do valor de um aéreo, essa experiência pode ser uma saída muito mais interessante e gerar algum tipo de economia.

Falando diretamente de valores, um aéreo extra de Buenos Aires a Montevidéu pode custar algo entre 300 dólares (valor  de aproximadamente 1200,00 reais orçado em agosto de 2015), enquanto que o Buquebus custa algo próximo de 100 dólares (ou 430 reais, ticket comprado para classe econômica em setembro de 2015). Pelo preço de um aéreo você compra quase 3 passagens de Buquebus… interessante, não??


Mas e o que mais essa travessia pode oferecer de especial? A questão tempo também pode ser uma boa… um voo entre Busnos Aires e Montevidéu leva uns 40 minutos… considerando que você deve fazer o check-in até 3 horas antes, mais o tempo para pegar sua bagagem no destino final, o tempo total pode ficar acima da casa das 4 horas. Para o Buquebus é necessário o check-in apenas uma hora antes do horário, e a travessia leva pouco mais de duas horas, e a retirada da bagagem é praticamente on time, ou seja, você também economiza uns minutos. Ah, a balsa também encara a travessia de quase 200km sob tempo ruim, diferente dos aviões, que costumam atrasar um bocado caso a chuva ou o vento não estejam muito amigáveis.


Dentro da balsa você tem lanchonetes, casa de câmbio, e um free shop bem legal e mais barato que o Duty Free brasileiro. A vista não é muito excitante, ao menos da classe econômica ou turística… já para quem vai de primeira classe (por pouco mais de R$600,00), as janelas frontais permitem que você tenha uma visão bem bacana de todo o percurso (por uma questão técnica – imbecilidade total deste fotógrafo – as fotos da primeira classe foram perdidas, mas vale o meu relato de que é algo bem legal, ok??). O barco é todo carpetado, e os viajantes precisam usar um protetor para os pés parecidos com aqueles que alguns consultórios ou hospitais exigem.


O Buquebus sai de Puerto Madero em Buenos Aires e vai até o porto de Montevidéu, ou em outras duas configurações da viagem, vai até Punta Del Este ou Colônia Del Sacramento. A diferença é que nesses dois últimos trajetos existe uma parte de ônibus que te leva até o centro da cidade, seu hotel, ou até Montevidéu. Obviamente, existe o trajeto de volta, e pode ser feito caso você esteja saindo do Uruguai com destino final em Buenos Aires, na Argentina. Diretamente para Montevidéu são dois horários, às 7 e 30 da manhã e 17 e 30 da tarde. Os valores podem ser consultados diretamente no site da empresa.

Tenha em mente que para quem tem medo de avião, essa pode ser a saída ideal, mas a viagem não é também algo completamente imperceptível, ou seja, existe um balanço do mar que pode provocar um certo enjoo nos estômagos mais fracos. No entanto, até para alguém com labirintite, como eu, a viagem toda pareceu bem tranquila.

Veja o nosso vídeo do interior da embarcação Francisco:


No geral, a viagem via Buquebus é agradável em todos os sentidos. Mais econômica, menos desgastante, mais rápida, e não deixa de ser uma nova experiência para quem está em férias e quer conhecer uma nova maneira de viajar. Uma pedida certa para quem quer curtir essa nova experiência e economizar na conexão entre dois países.


Todos os trâmites de imigração são feitos antes de você embarcar. O despacho das bagagens acontece durante o check-in, e você deve apresentar o RG (com menos de 10 anos de emissão) ou seu passaporte.


E você, já fez essa viagem por Buquebus da Argentina para o Uruguai ou vice versa? Tem alguma dica importante para quem visitará algum desses dois países? Então não deixe de enviar sua contribuição.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários