Destinos com apelo artístico são mais populares

Viagem pela arte: Hoteis.com revela que destinos com apelo artístico são populares entre brasileiros

Pesquisa realizada mostra que arte é fator decisivo no momento da reserva e a maioria prefere conhecer Cristo Redentor à Mona Lisa 

Cada vez mais os brasileiros têm definido o destino de sua próxima viagem pelo apelo artístico de cada local, e a boa notícia é que Mona Lisa e Taj Mahal estão em desvantagem com esta parcela da população. De acordo com levantamento realizado pela Hoteis.com™, mais da metade dos brasileiros entrevistados (59%) afirmam que levam em conta a programação artística ao escolher um novo destino de viagem, e mais de um quarto dos jovens (27,9%) querem mesmo é conhecer uma obra de arte que se encontra em seu próprio país – a estátua de Cristo Redentor! A famosa pintura de Leonardo Da Vinci fica em segundo lugar, com 24% dos votos e o mausoléu indiano em terceiro, com 15%, na preferência dos jovens viajantes.

Na concorrência com peças de arte do mundo inteiro o Cristo Redentor é a primeira opção para os brasileiros. Comparado a outras obras nacionais, a história não poderia ser diferente. Inaugurada em 1931 com projeto do brasileiro Heitor da Silva Costa e construção dos franceses Paul Landowski e Albert Caquot, a estátua do Corcovado foi uma escolha quase unânime, com 84% dos brasileiros entre 21 e 35 anos dizendo que este seria o ponto turístico de arte onde seria mais provável que tirassem uma selfie. A icônica estátua de Carlos Drummond de Andrade, também na Cidade Maravilhosa, foi escolhida por metade dos viajantes, seguida da estátua de Iracema Guardiã (37%), em Fortaleza, e da escadaria dos 12 Profetas de Aleijadinho, localizada no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Minas Gerais.

E se a preferência dos brasileiros por estátuas e esculturas ainda não ficou clara o suficiente, a pesquisa da Hoteis.com traz dados sobre isso também! Quatro em dez entrevistados (41%) afirmam que este é o tipo de arte que mais desperta seu interesse, seguido de pinturas (34%) e instalações de arte urbana (11%). Mais da metade dos brasileiros ouvidos também acreditam que esculturas naturais (58%), como as feitas com areia nas orlas das praias, e monumentos (53%) são os tipos de arte que a maioria dos turistas estrangeiros associam ao Brasil.

É por conta deste interesse do brasileiro pela arte que a Hoteis.com decidiu patrocinar o evento de Arte Internacional do Rio de Janeiro – ArtRio, uma das principais manifestações artísticas da América Latina.

Top 5 museus de arte que os jovens brasileiros desejam conhecer:

  1. Louvre, França (44%)
  2. Metropolitan Museum of Art, EUA (19%)
  3. Museu Van Gogh, Holanda (19%)
  4. Tate Modern, Inglaterra (7%)
  5. Museo del Padro, Espanha (5%)

“A Hoteis.com acha muito importante apoiar a ArtRio, um dos eventos artísticos mais importantes da América Latina. É uma oportunidade única de promover ainda mais a integração dos temas arte e turismo, ainda mais por meio de uma plataforma completamente inovadora e tecnológica como a Realidade Virtual”, diz Marwan Badran, gerente geral da Hoteis.com para a América Latina.

A ArtRio aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro.

A Hoteis.com separou uma lista com alguns hotéis que são verdadeiras obras de arte:

21c Museum Hotel Louisville – Kentucky, Estados Unidos

Avaliação na Hoteis.com: 9,2 de 10

O tema artístico do local não demora a transparecer. O hóspede dá de cara com uma réplica da estátua de Davi, com o dobro do tamanho da original, antes mesmo de entrar no saguão! Dentro, um espaço de mais de 800m² é especialmente reservado para exibições e instalações de arte.

Hotel B – Lima, Peru

Avaliação na Hoteis.com: 9,6 de 10

Situado no bairro de Barranco, famoso por suas galerias de arte, o Hotel B já nasceu com a ideia de ser referência no tema. Seus hóspedes ganham acesso a exposições de galerias vizinhas e têm ligação direta com a Galería Lucía de la Puente, onde poder participar de visitas privadas e eventos especiais.

Radisson RED Hotel V&A – Cidade do Cabo, África do Sul

Avaliação na Hoteis.com: 9,0 de 10

Criado com o objetivo de interagir com o público por meio de arte, moda e música, o Radisson RED alia arquitetura vibrante, decoração ousada e tecnologia para atender um público que procura experiências únicas e que possam ser compartilhadas pelas redes sociais.

Hotel Marqués de Riscal – Álava, Espanha

Avaliação na Hoteis.com: 9,4 de 10

No caso do Marqués de Riscal, o hotel é a própria obra de arte. O projeto arquitetônico foi desenhado pelo renomado Frank Gehry, mesmo criador do Museu Guggenheim Bilbao, com o objetivo de ser algo excitante, festivo e saído da terra, assim como os vinhos produzidos na região.

Mona Pavilions – Tasmânia, Austrália

Avaliação na Hoteis.com: 9,6 de 10

De propriedade do colecionador de arte australiano David Walsh, também dono do Museum of Old and New Art – MONA, o Mona Pavilions é um hotel de luxo no qual cada quarto tem o nome de um artista ou arquiteto australiano famoso e conta com obras de arte do próprio acervo do Mona.

The Chedi Club Tanah Gajah – Bali, Indonésia

Avaliação na Hoteis.com: 9,6 de 10

Antes de se tornar um hotel, o The Chedi Club foi lar de um dos maiores colecionadores de arte da Indonésia. Hoje em dia, a propriedade continua a homenagear a vibrante gama de artistas do país com uma ampla exposição de pinturas e esculturas de Bali.

Conteúdo: Divulgação

***Quer divulgar notícias do seu negócio em nosso blog? Entre em contato via e-mail. Temos planos e opções ideais para você e seu negócio.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários