Visita ao Taller de Casapueblo em Punta Del Este

Hoje eu vou falar pra vocês da visita ao Taller de Casapueblo em Punta Del Este, no Uruguai.

A Casapueblo


Casapueblo é uma mistura de casa, museu, restaurante e hotel. É obra do artista plástico Carlos Paez Vilaró e está localizada no mirante Punta Ballena, a 13 km  de Punta Del Este, e cerca de 145 km de distância de Montevidéu.


Lembra bastante as casas brancas típicas da Grécia, mas algumas explicações informam que o estilo da casa segue o do ninho de um pássaro da região.


A vista é deslumbrante. O mirante já é maravilhoso, o complemento do passeio com o museu só dá um ponto extra.

A visita não dá acesso ao hotel e quando estive por lá o restaurante estava fechado.

Acessibilidade

A construção tem vários andares e escadas. Muitas partes com acesso bem difícil, ainda mais se tiver chuva. Quando estive por lá havia chovido durante boa parte do dia. Não é um passeio para crianças muito pequenas, idosos ou pessoas com mobilidade limitada.

Valores

O ingresso à Casapueblo custa cerca de 10 dólares. O passeio a partir de Motevidéu, com visita a Punta Del Este, nos custou cerca de 250 reais (com o ingresso incluso), ou cerca de 60 dólares fechando por lá. Alguns passeios incluem almoço, ou você pode estar hospedado em Punta, e isso pode influenciar no valor final.

Crianças com menos de 12 anos não pagam o ingresso ao museu.

Quando ir

O passeio com partida em Montevidéu leva o dia todo, com paradas em Punta Del Este, parada para almoço, e o tempo interfere bastante no andamento geral.


Estive por lá no inverno, dia chuvoso, o sol até arriscou aparecer, mas muitas coisas estavam fechadas em Punta, e o museu estava vazio. O dia ficou bonito, mas não tive a chance de ver o por do sol que muitos elogiam.

De qualquer forma é um passeio super válido.

Arte e afins

Bom, gente, é um museu. Gosto de museus, mas a Casapueblo vale pela arquitetura diferenciada e pela vista maravilhosa do Mar da Prata.


Existem muitas referências ao Brasil, como a Rua Pelé, ou até mesmo a música de Vinícius de Morais (A casa), e até a distribuição da casa lembra um pouco o mapa do Brasil (a vista aérea exibida em algumas fotos lembra mesmo).

As obras misturam elementos locais, robótica, pinturas, esculturas, fotografias, tem de tudo.

Vale ou não vale

Definitivamente, é diferente. O passeio em si é espetacular. Apesar de ser inverno, pude apreciar bastante as belezas de Punta Del Este. O Mirante Punta Ballena faz diferença.

Achei o valor geral um pouco alto, mas levando em consideração as paradas, pode-se dizer que vale a pena.


No próprio museu as lembrancinhas são super caras, aconselho comprar seus souvenires em Punta, ou quando estiver de volta a Montevidéu.

Tive a sorte de encontrar o museu vazio, mas tive o azar de pegar chuva.


Vale muito a pena, e o museu é só uma parte dele. Se você é muito fã de arte, pode ser o passeio da sua vida, caso contrário, vale mais pela arquitetura do que pelas obras em si.

Vale incluir no roteiro, mas não esqueça de adicionar alguns extras para não se decepcionar só com o museu.

Em tempo… existe um alfajor no Uruguai, da marca Punta Ballena, que é um dos mais gostosos que eles vendem por lá. Vale encher a mala e trazer muitos quando voltar.

Sua opinião

Mas e você, já esteve no museu Casapueblo? Gostou do passeio por Punta Del Este? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários