Mais do que um tour panorâmico pela Casa Rosada

Quem esteve em Buenos Aires, na Argentina, já sabe, um dos lugares pelos quais mais passamos é a super simpática Casa Rosada. A casa, além de todo aspecto histórico, ainda é (atualmente) a sede do governo (presidente) do país.

Tour panorâmico

Localizada à Calle (Rua) Balcarce, a Casa fica em uma região importante, entre outros igualmente importantes “pontos turísticos” como a Praça de Maio, a Catedral Metropolitana, a Praça do Congresso Nacional, e dá acesso ou tem vista para outros, como a Avenida 9 de Julho e seu Obelisco.


Acontece que a passagem pela Casa acontece quase sempre no city tour oferecido pelas operadoras ou agências. É passar, descer ali na região, tirar algumas fotos de sua fachada, e partir.

Mas a Casa Rosada é muito mais do que isso e vale muito a pena investir tempo para realizar a visita interna.

A visita

Para a visita é possível realizar o agendamento com até 15 dias de antecedência pelo site da Casa Rosada, aqui. As visitas acontecem nos finais de semana e feriados, e são bem concorridas. Quando estivemos por lá, em setembro, não precisamos agendar. Estávamos caminhando pela região em um domingo e vimos a fila, fomos perguntar e nos informaram que seria permitida a entrada para quem estivesse ali.


Talvez tenha sido um lace de sorte, mas foi um lance de sorte super válido. Ainda não tínhamos tido a oportunidade de realizar a visita à Casa, e pra quem está por conta, nada melhor do que um passeio na faixa, não é mesmo??

Uma dica legal é procurar o tour guiado logo que chegar. Eles costumam distribuir umas senhas coloridas que determinam o horário da sua visita, e a espera costuma ser longa e concorrida. Então você pode chegar, agendar a hora do tour guiado, e enquanto espera, conhecer as partes que não necessitam de acompanhamento.

Casa Rosada

História, arquitetura, beleza, tranquilidade, são alguns dos aspectos que você encontrará por lá. Além de ser a sede do governo, abriga um importante museu, com pinturas e esculturas super importantes.


E quem não dá muito valor para o imponente prédio rosa que pode não ser atraente pelo lado e fora, não imagina as belezas que podem ser vistas lá dentro.

Muitos procuram o passeio pela visita ao balcão onde teriam acontecido os efusivos discursos históricos de Eva Perón. Quando estive por lá  acesso ao terraço estava fechado para alguma manutenção, mas a Sala Branca… essa sim deve ser a cereja do bolo. É espetacular!!!


Roteiro

Buenos Aires é uma cidade super fácil de se locomover. É tudo plano, tem muitos lugares para comer, então eu sugiro um dia (pelo menos) para uma exploração a pé.

Pode ser no entorno do hotel, pode ser um pouco além. Vai do seu limite mas, com certeza, você não vai se arrepender e vai se deliciar pela cidade.


O passeio pela Casa Rosada é um passeio de meio período… mais pela espera pelo tour guiado do que pela quantidade de atrações lá dentro. A menos que você seja mesmo um super fã de arte… daí você vai querer devorar cada uma das obras lá dentro e pode demorar um pouco mais.

Dito isto, quero dizer que é um passeio fácil de ajustar com outros. Quando estivemos lá, era um domingo, e esticamos até San Telmo, para a feira que dá nome ao bairro. Você pode ver algumas outras dicas de passeios e um roteirinho de uma das nossas passagens pelo país aqui.

Últimas dicas

Existem alguns jardins lindos dentro da Casa Rosada. E para o caso de a visita guiada demorar um pouco, vale levar uma água e algo para beliscar. Você não vai levar um frango e armar um piquenique por lá, mas vale um pacote de batatas fritas com um refrigerante, ou algumas bolachas… algo fácil de levar em uma mochila, e que não chamaria muita atenção.


Como já contei lá em cima, e vale o reforço, o passeio deve ser agendado pelo site, e exige que você esteja por lá uns 20 minutos antes, e que tenha um documento com foto (passaporte ou RG) em mãos. A primeira coisa legal para se fazer é agendar o tour guiado, que vai te levar por algumas salas bem legais, algumas que você nem pode tirar fotos, de tão especial.

Ah, e se você der sorte, ainda consegue ver o histórico balcão dos discursos presidenciais.

Vale ou não vale

Essa é fácil de responder. Até porque eu não escreveria tanto se não fosse um passeio bacana. A visita à Casa Rosada é super válida. Vale como passeio a dois, com a família, o importante é ir.

Sua opinião

Mas e você, já esteve na Casa Rosada? Gostou do passeio por Buenos Aires? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários