Braztoa realiza evento de viagens gastronômicas

A Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, realizou no dia 21 de agosto, no Unibes Cultural em São Paulo, o evento Braztoa Desvenda: Viagens Gastronômicas.

O evento Braztoa

O evento, inédito, buscava por meio de rápidas degustações, palestras e atividades culturais, permitir ao visitante uma viagem gastronômica e sensorial por diversos lugares do mundo.

Nossa opinião

O blog esteve no evento e compartilha com vocês um pouco do que viu por lá.

Inicialmente, a ideia do evento foi super bem sacada. O Brasil precisa de muito mais feiras e exposições que explorem a temática das viagens. Explorar mais o turismo para destinos dentro do país, e mostrar mais do que temos a oferecer.

Já comentei aqui sobre um evento que aconteceu alguns anos atrás, a Turismo Week, que concentrava agências e destinos nacionais, em apresentações para o público geral do que havia de melhor para conhecer e incentivando o turismo.

Acredito que o Brasil seja um dos países mais favorecidos na questão de sabores, e explorar esse fator só favorece o setor.

Pessoalmente, acho que a divulgação foi meio corrida e limitada. Esperava algo maior e com muito mais público. O evento era oferecido a profissionais e turistas, mas encontrei muito mais gente do meio do que interessados em consumir o turismo gastronômico

O mesmo pode se dizer de alguns expositores, que talvez não tenham se preparado muito para participar e, quando a feira ainda estava em sua metade, já estavam sem cartões ou sem produtos para degustação.


As apresentações foram a cereja do bolo. Belos vídeos… belas imagens… produtos de primeira… representando destinos de primeira.

Turismo no Brasil

Apesar de todos os benefícios, viajar ainda é encarado por muitos como um supérfluo caro e desnecessário. Algumas pessoas indicam ainda que preferem consumir bens duráveis a bens que proporcionem boas memórias e outros pontos positivos.

Me entristece ver como o turismo é subaproveitado no país, embora tenhamos força para receber muito mais visitantes que alguns destinos como Buenos Aires, por exemplo. Pode até existir a infraestrutura necessária e de qualidade, mas os preços são exagerados. Seria necessário um esforço a mais para fortalecer e inserir o Brasil como um destino forte. A Copa do Mundo de futebol não serviu para isso… as Olimpíadas não serviram para isso… e depois de anos, o país ainda se vê preso ao número de cerca de 6 milhões de visitantes recebidos.

Ainda me lembro de uma entrevista do ministro do turismo da Índia, comparando o turismo no seu país com o do Brasil, e ele explicava que o Brasil tinha uma classe média que movimentava o turismo interno, e isso era suficiente, enquanto que na Índia, eles dependem de visitantes estrangeiros.

É a mais pura verdade. O turismo brasileiro ainda se sustenta com o consumidor interno, e menospreza a própria força, deixando de crescer e se tornar uma potência, com tantos destinos espetaculares.

E…….

No final das contas, um evento como este da Braztoa surge como uma luz, mas não deve ser única. Existem serviços online eficientes, mas as pessoas ainda precisam de esclarecimento e apoio na hora da decisão. E ter um profissional qualificado, em um evento de nível, pode ser um chamariz extra para o crescimento e fortalecimento do turismo brasileiro.

Claro, existem outros fatores como a segurança, o transporte, a qualidade dos serviços fora do meio da hospitalidade (hospedagem e refeição, basicamente), que pesam na escolha do destino e pesam contra o Brasil.


Momento dos nossos administradores reverem muito do que foi feito nesses campos, e pensar com mais seriedade o turismo no país.

Atitudes e ações como estas, da Braztoa, fortalecem e ajudam nesse sentido, e visam o crescimento do setor, oferecendo destinos que tenham mais do que a beleza brasileira, mas o sabor brasileiro.

Que venham outros… maiores… melhores… com mais divulgação… com mais participação… favorecendo o nome e o turismo do Brasil!!!

Parabéns à Braztoa pela iniciativa e por demonstrar sua preocupação e focar seus esforços nesse sentido.

Sua opinião

Mas e você, já participou de algum evento para o turismo? Gostou da experiência? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários