Volendam e Marken aumentarão sua paixão pela Holanda

Quando falamos em Holanda, qual a primeira cidade que pensamos? Amsterdã!! E você já deve ter visto Amsterdã em fotos, filmes, livros, revistas, e em uma série gigante de outras fontes, tanto que algumas informações a respeito da cidade já são pra lá de manjadas. Além da sua beleza, seus canais, seu trivial transporte com bicicletas, seu bairro “vermelho” (com tudo aquilo do seu agrado ou não), seus moinhos, suas fazendas (ok, nem tão Amsterdã assim, mas pelas estradas próximas), entre tantas outras atrações lindíssimas. Mas conhecer a Holanda, sem dar uma esticada até Volendam e Marken é cometer um pecado mortal. Por isso a postagem de hoje traz um pouco mais a respeito dessas duas cidades espetaculares.


Volendam e Marken ficam a cerca de 20 km de Amsterdã, ou cerca de uma hora de viagem  pelas deliciosas estradas do interior do país. Estive lá em outubro e consegui um transporte para duas pessoas por 35 euros (por pessoa), o que incluía o transporte e um guia.

Agora imagine vilas de pescadores… mas que agora se concentram no turismo, e capricharam no aspecto das suas casas, dos seus restaurantes, das suas lojas. O guia nos chama a atenção para o que, para ele, seria a cidade com as janelas mais limpas do mundo. Mais do que limpas, parece haver uma competição por decoração de janelas, ou todos por lá sofrem de algum transtorno obsessivo compulsivo, a ponto de se preocupar demais com distâncias dos objetos de decoração, limpeza, distância das cortinas… rsrsrs… Fato é que são cidades maravilhosas.


O passeio entre as duas cidades dura o dia todo, mas para aqueles com mais tempo pode valer a pena ficar pelo menos um dia em alguma delas pra acordar em um verdadeiro paraíso.


Em Volendam você percebe a questão da Holanda ser chamada de Países Baixos, por causa do seu sistema de diques. Na cidade você é capaz de ver o mar (bem) acima do nível da cidade, e se você é uma pessoa altamente impressionável como eu, bom… se assustar absurdamente com a engenharia que os caras eram capazes de realizar em uma época que a tecnologia nem era tão de ponta assim.


Um outro detalhe bacana é que Volendam fica no Vale do Reno, mais exatamente onde o Rio Reno desemboca no mar, e com o tempo perceberam que a água, que eles pensavam ser exclusivamente do mar (percebam que eu também escrevi isso no parágrafo anterior) foi ficando doce, e então eles construíram um imenso dique que agora reserva exclusivamente essa água doce vinda do Rio Reno. É impressionante ver aquele mundão de água doce onde deveria haver somente mar.


Volendam é um pouquinho maior, mais movimentada, com mais restaurantes e lojas. Um lugar para gastar preciosos euros sem se sentir culpado. Chance para experimentar os deliciosos waffles holandeses, e encher a mala de queijos (juro que virei fã dos queijos holandeses depois da minha visita). Lá você vai encontrar souvenires fantásticos, e para quem curte um bom relógio cuco (sabe, aqueles dos passarinhos), um dos poucos lugares por onde passei na Europa e que vendem esses estilosos relógios.


O guia nos indicou o restaurante De Koe, pelos pratos e suas especialidades com peixes e frutos do mar, mas como não posso comer nada que venha do mar, nossa opção foi o Haven Gat. O lugar é fora de série. Super atendimento, comida fantástica, decoração pra lá de bacana, preços maravilhosos, e uma vista fora de série. Resumi bem?? Ahh… lá eles servem uma cerveja da Amstel que é misturada com limão. Confesso não ser fã de cervejas, mas essa eu curti. Vale experimentar.


Lembre de guardar um espaço para os waffles, e o lugar certo é o Woltje’s Backerij. Pelo amor de São Waffle!!! São tantas opções… tantos sabores… tantos cheiros… que é difícil escolher… e comer um só… aproveite para se empanturrar… rsrsrs

Ahhh… Mesmo sendo uma época quente, a cidade é bem fria, por isso vale a dica de levar um agasalho reforçado.


No mais, Volendam é um lugar para bater pernas e entrar em muitas lojinhas. Ou, caso não seja um tipo gastador como eu, sentar em um dos bares e restaurantes da cidade e curtir a paisagem.


Em Marken a pegada é mais tranquila. Muito menor e menos badalada, a cidade tem alguns poucos restaurantes e lojas. Com um estilão bem mais residencial, é um lugar para você observar a natureza, o estilo das construções, seus barcos, e a paisagem local. O lugar é maravilhoso!!!


Uma dica para tomar um café ou comer alguma coisa é a taverna De Visscher. Tem algumas excelentes opções e o atendimento é super cordial.


Por ser menor, não tem muito o que andar, sendo um lugar mais contemplativo, mais de se sentar e aproveitar o pôr do sol.


Depois desse tempo, hora de se despedir das duas cidades e voltar para Amsterdã.

Em tempo… o custo do passeio vai depender dos seus gastos, mas considerando o valor do transporte, e refeições, é o tipo de roteiro que fica aí na faixa entre 120 e 150 euros. Claro que se você for como eu, e quiser comprar muitos souvenires, então a facada pode ser maior… rsrsrs…


Mas e você? Já esteve em Volendam ou Marken? Tem alguma dica ou informação legal pra curtir melhor as cidades? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Grande abraço.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários