Passeio pelo Rio Reno partindo de Boppard

O texto de hoje é para quem está na Alemanha, pelos lados de Colônia, ou Dortmund, ou Frankfurt… enfim, para você que procura um passeio por uma região medieval lindíssima, e ainda por cima dar um rolê pelo Rio Reno… você já ouviu falar em Boppard???


Bom, pra ser honesto, o meu passeio rolou a partir da cidade de Boppard, mas existem muitas outras cidades ali na beirinha do Rio Reno (como Bad Salzig e Loreley, por exemplo), de onde também é possível fazer seu passeio pelo Reno, e curtir a região.

Cheguei em Boppard partindo de Frankfurt, que fica uma hora e meia de busão… e custa uns 50 euros. Vale a pena conferir onde você ficará e o custo do passeio a partir da cidade que será seu destino final, ou inicial. Partindo dessa premissa, a sugestão é para que você use um dia inteiro para aproveitar a cidade e a região. Se você tem um dia sobrando, e quer curtir melhor o clima local, então vale esticar um pernoite.


Mas é aí, o que você encontra por lá? O forte é o passeio de barco, que em média custa 15 dólares e te apresenta um percurso histórico pra lá de maravilhoso pelo estonteante Rio Reno. Castelos, cidades medievais, paisagens espetaculares, e um clima… fazia tempo que eu não presenciava tanta paz…

No barco, que alguns chamam de navio, música local, história, e comes e bebes à vontade. As apresentações seguem em vários idiomas, mas no dia em que estive lá o DVD em português estava quebrado e tive que curtir o trajeto em espanhol, e chinês… rsrsrs…


A comida dentro do barco é bacaninha. Não chega a ser baratinha… talvez até seja a linguiça mais cara que você vai encarar enquanto estiver na Alemanha… mas vale a pena… afinal de contas, só se vive uma vez… minhas únicas sugestões são para você ficar esperto com o seu pedido, que costuma demorar, e com a comanda no final do passeio… não tive problemas, mas vi várias pessoas com bebidas a mais na cobrança… ou que nunca receberam seus pedidos mas que foram cobradas mesmo assim… se acontece no Brasil, imagina se não vai acontecer na Alemanha… rsrsrs… vale ficar esperto…


Ah… meu passeio saiu de Boppard (como já escrevi umas 14 vezes aqui) rumo a Loreley… dá umas duas horinhas de rolê… e em Boppard, o que vale a pena… pra começar, o banheiro… pois é, quem está na Europa sabe quanto vale encontrar um banheiro… se você quer tomar uma cerveja local, comer alguma coisa rápida, também é uma boa pedida, enquanto você espera a saída do seu barco… e os souvenirs… meu, sério… não perca a oportunidade de gastar alguns euros a mais por lá… foi o único lugar da Alemanha por onde passei onde encontrei uma loja de cucos, sabe aqueles relógios com um passarinho que canta a cada hora??? Pois é… e os vendedores – pelo menos nas lojas mais movimentadas – até falam português. Encontrei algumas senhoras, dias depois, em Berlim, que estavam loucas atrás de um desses, mas que não encontravam… eu comprei o meu lá em Boppard… com direito a choro e um baita desconto…


No mais, a região é cenário de filme… lindíssima… mesmo se a chuva ameaçar o seu passeio… vale muitas fotos… vale sentar no terraço do barco (eu sei, eu sei… não chama terraço…)… vale comer uma linguiça de 6 euros… ou tomar um sorvete de 12 euros… admirar os trens… as igrejas… e imaginar a história daquele lugar (algumas partes são contadas pelo sistema de alto falantes do barco)… vale prestar atenção em cada detalhe… vale registrar na memória cada cor… cada cheiro… cada casinha espetacular que aparece nas cidades por onde se passa… é um daqueles passeios que valem cada centavo investido, e que valem a lembrança e o gosto por viajar…


E para quem quer esticar a visita? Bom, um hotel bom, bonito e barato (vale conferir nos sites parceiros aqui do blog), custará de 100 a 120 euros… talvez um pouco menos, dependendo de quando se viaja… e aí eu aconselho abusar das caminhadas… talvez até alugar umas bikes (por 12 euros a diária) e conhecer alguma cidade vizinha… e apelar para o tipo de passeio gastronômico porque, de verdade, a cidade tem uma variedade gastronômica bem legal que vale a pena sair da dieta…


E você, já esteve em Boppard? Já fez esse passeio de barco/navio pelo Rio Reno? Tem alguma dica, informação ou sugestão imperdível? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Grande abraço.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários