Hospedagem: Hotel Provence Gramado Tissiani

Com as épocas mais frias se aproximando, nada mais justo do que sugerir um destino que nunca sai da moda. Gramado, localizado na região das Serras Gaúchas, é um dos destinos mais procurados quando se fala em friozinho amigável. Por isso, se essa também é a sua “praia”, não pode deixar de conhecer a nossa sugestão de hospedagem, o Hotel Provence Gramado Tissiani.

O Hotel Provence Gramado Tissiani faz parte da rede de hotéis Tissiani, e é o menor dos “irmãos”, mas não se engane, esse “pequeno” não deixa nada devendo aos hotéis maiores da rede. Com cara de pousada, o Provence é um achado em vários pontos, principalmente quanto à localização e quanto à questão de conforto.

***Quando estive no hotel, foi iniciada a pintura nesse tom de vermelho. Por isso, o que você vê em branco nas fotos externas, hoje está vermelhinho, ok??

Localizado à Rua São Pedro, número 1436, no Centro de Gramado, o hotel está a uma pequena caminhada da Rua Coberta, ou de qualquer outra atração desta parte mais central da cidade. Vamos concordar que caminhar por Gramado é uma grande experiência em qualquer momento, por isso, a menos que esteja muito frio, ou que você esteja com muita preguiça, isso não será um problema, não é?

Na questão conforto, mais um ponto positivo para o Provence. O quarto em que fiquei receberia facilmente até quatro pessoas, em uma cama de casal e duas de solteiros em ambientes separados. Silêncio total… cama deliciosa… banho maravilhoso… o meu azar foi não pegar nada de frio quando estive por lá, mas duvido que você sinta qualquer friozinho que seja em qualquer quarto de lá.


O meu quarto ficava numa área sob as escadas, por isso a vista não era das melhores, embora fosse possível ver os jardins laterais e da parte traseira do terreno. Confesso que não achei ruim, embora uma vista mais agradável talvez me seduzisse por outro caminho, mas enfim, era o que tínhamos para o momento.

Obviamente Gramado é uma cidade com inúmeras opções em hospedagem. Pra todos os gostos, pra todos os bolsos, pra todas as épocas. Mesmo assim, quando o ponto é valor da hospedagem, o Provence se encaixa em uma média bem razoável, ainda mais por oferecer café da manhã, wi-fi e estacionamento grátis. O preço não será um elemento que o fará desconsiderar essa hospedagem.


Quanto à TV a cabo e wi-fi… bom… perto de outros hotéis mais cheios de frescura e que se gabavam por terem esses serviços como tops de linha, o pequeno Provence não faz feio. Mesmo estando mais distante do hall principal, o que geralmente prejudica a recepção do wi-fi, não tive problemas. Se a intenção é fugir, mas manter-se conectado, vá tranquilo.

O ponto fraco, na minha modestíssima opinião, ainda mais quando se pensa em Gramado, foi o café da manhã. Esperava mais opções, mais produtos de produtores locais, mas a refeição de desjejum foi bastante comum. Claro que já tive experiências muito piores, mas não é o que se espera como experiência gastronômica em Gramado.


Voltando ainda à questão da localização, o hotel tem um pequeno mercado no fim da mesma rua, mas está bem próximo de um supermercado, de uma excelente pizzaria, de alguns restaurantes e lanchonetes, e até algumas lojinhas diversas, por isso será muito difícil não encontrar uma boa opção, mesmo para quem não quiser se distanciar muito do hotel.

Aqui vale uma importante observação. Quando viajo, não me prendo muito a horários e costumo andar muito de um lado para outro a pé, e Gramado não é uma cidade com problemas de segurança. Claro que atenção nunca é demais, mas não se preocupe por ter que andar ou precisar chegar um pouco mais tarde ao hotel. A cidade é bastante segura, e a região do hotel, embora no Centro, mas já fora da muvucona, também é bastante segura. Reforço: atenção é necessária em qualquer canto do planeta, mas não será isso que prejudicará seu passeio ou férias.


Um outro ponto muito legal, mas acredito que não seja exclusividade do pequeno Tissiani, é o serviço “leva e traz” que alguns restaurantes (principalmente os grandes cafés coloniais da cidade) oferecem. É ótimo para quem quer abusar um pouquinho do vinho regional, ou quer ter a garantia do transporte a alguma atração noturna. O serviço costuma não ter custo, até porque a ideia é que você consuma (MUITO… rsrsrs) nessas casas. Em algumas oportunidades o próprio hotel pode providenciar esse serviço. Quando estive em Gramado existia até um tipo parecido de transporte que te levava para as baladas locais, mas se lembro bem, era um serviço pago. Vale consultar com o hotel quando estiver por lá.


Ah, e o que esperar dos serviços do Hotel Tissiani? Todos os funcionários foram muito educados e super solícitos. A limpeza é impecável, e recorri a várias indicações do próprio recepcionista para aproveitar melhor a cidade. Você consegue distinguir o ritmo da cidade a partir dos funcionários do hotel, o que é ótimo, ainda mais para quem sai de alguma grande capital e quer dar uma reduzida no pique.

Enfim… se você procura um hotel delicioso, com bons preços, capacidade para receber uma família sem ter que se separar por vários quartos, boa localização, boa qualidade nos serviços, deve considerar o Hotel Provence Gramado Tissiani. O local concorre fortemente com qualquer outro hotel da cidade, e com capacidade de brigar de igual para igual.


Mas e você, já esteve nesse hotel? Tem outra dica imperdível de hospedagem? Algum roteiro ou dica sensacional? Então não deixe de compartilhar conosco e com nossos outros leitores.

Grande abraço e até a próxima.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários