Três excelentes motivos para conhecer Guararema

Olá companheiros Viveajantes!!! Hoje quero convidá-los a conhecer uma cidade muito agradável e que fica bem próxima aqui de São Paulo… um típico “bate e volta”, e por isso indico o domingão, pois trata-se de um dia bem “xoxo” e que podemos deixá-lo, no mínimo, muito legal. Estou falando de Guararema!!!

Então, para aproveitar bem o dia, vamos acordar cedo e pegar a estrada pois tenho certeza que não vão se arrepender e, com certeza, também irão se apaixonar por Guararema, nosso destino de hoje.

Guararema fica bem pertinho de São Paulo, cerca de 80 km em menos de uma hora e meia de viagem pela segura e conservada Rodovia Ayrton Senna.


Logo que você entra na cidade já se impressiona com os imponentes portais… verdadeiras esculturas… obras de arte a céu aberto…

Aproveitando que você chegou cedo, que tal um belo café na padaria “Estação 353” que fica na avenida principal, logo na entrada da cidade… um local super badalado e que serve ótimos lanches e, além de tudo, é um reduto de motociclistas… você vai se admirar com a maravilhosa “coleção” de Harleys dos clientes na entrada da padaria.


Algo que você perceberá rapidamente é o quanto é prazeroso caminhar em Guararema… tudo é muito próximo e praticamente não é necessário utilizar qualquer tipo de veículo portanto, vamos andar, ok?!?!?!


Um dos cenários mais legais de Guararema é o Rio Paraíba… boa parte das atrações turísticas da cidade estão vinculadas a ele e localizadas em suas margens, cuja orla é muito bem aproveitada por sinal… é uma ligação histórica e muito interessante… você vai perceber…

Caminhando pela Rua Coronel Ramalho, ou se preferirem a avenida principal de Guararema, pouco depois da padaria Estação 353, chega-se a um dos principais pontos turísticos da cidade, o Recanto do Américo ou Pau D’alho, como é mais conhecido. É uma praça e também um parque linear que fica à margem do Rio Paraíba… um espaço revitalizado muito bacana pois interage com o rio de uma forma super criativa. Infelizmente quando estive lá não pude passear pelas pontes e pistas que ligam às ilhas fluviais (talvez os pontos mais interessantes desse passeio no parque) porque estava fechado para manutenção, mas não se preocupe porque o local já foi reaberto… não perca a oportunidade de conhecer esse ponto turístico dos mais interessantes.


“O Recanto do Américo oferece em toda a sua extensão uma área cravada de recursos naturais, que se interligam em uma praça com todos os equipamentos necessários à sua utilização, como quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. As pontes que interligam a praça às ilhas foram todas construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul.

Horário para Visitação

As ilhas do Recanto do Américo estão abertas à visitação todos os dias das 09 h às 18 h. Este horário é válido para as pontes que as interligam. A praça pode ser visitada a qualquer momento, independente do horário. O Recanto possui uma equipe de segurança 24h.”


Como já disse, andando você pode apreciar a maior parte das atrações da bela Guararema… então vamos caminhar…

Seguindo em frente pela Rua Coronel Ramalho chegamos à Praça 9 de Julho, que em dezembro fica toda enfeitada com motivos natalinos, aliás como toda a cidade… esse é realmente um motivo a mais para visitar Guararema… ela fica ainda mais iluminada e bonita no Natal.

Na praça está localizada a bela Igreja Matriz de São Benedito, cuja construção data de meados de 1875.


Na sequência à Praça 9 de Julho você já acessa o Pátio Zé da Bala e a Travessia Dona Victória, outras atrações obrigatórias da cidade.

O Pátio Zé da Bala e a Travessia Dona Victória são espaços destinados à convivência.

“Ali podem ser vistos painéis que reconstroem parte da história da cidade, e a Travessia sobre o Ribeirão Guararema nos leva ao Parque de Lazer Dona Deoclésia, onde continuamos a viagem no tempo através de fotos.

O Pátio Zé da Bala homenageia o farmacêutico José Ferreira de Andrade, que ficou assim conhecido por sempre ter os bolsos recheados de balas para distribuir às crianças, e a Travessia Dona Victória é uma homenagem à sua esposa, uma companheira por toda a vida.

O acesso a esses espaços dão-se pela Rua 19 de Setembro, no Centro.”


Praticamente anexos ao Pátio Zé da Bala encontramos o belíssimo Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, mais um local para curtir e passar o tempo numa cidade que preza pelo bem estar e o lazer de sua população.

A Praça é um amplo espaço de convivência que abriga também o Centro Artesanal Dona Nenê, espaço de exposição e venda do artesanato guararemense.


Também vale a pena visitar o Boulevard Major Paula Lopes, que é um espaço bem legal para compras e, na sequência, a Praça Coronel Brasílio da Fonseca, muito bonita e bem cuidada como todas na cidade, onde está sediada a Prefeitura.


Talvez seja hoje a principal atração da cidade, o Trem de Guararema é a “coqueluche” do momento e o que não é por acaso, pois inclui um belo trabalho de revitalização das estações ferroviárias Central e de Luís Carlos, reconstrução de trechos da via férrea e, principalmente, a restauração da locomotiva 353 conhecida como a “Velha Senhora”… um trabalho e uma atração fantásticos… não deixe de visita-los…


Os passeios ocorrem aos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo, mas podem ocorrer alterações:

Partidas às 10 e 15hs, chegando de volta das 12h30 e 17h30.

Condições especiais para agências, grupos e excursões. Para informações acesse o site.


O espaço revitalizado da Estação Central de Guararema é muito bonito, principalmente o Pátio dos Ferroviários onde podemos observar murais com imagens da época (séculos XIX e XX) e que mostram momentos entre os anos de 1891 e 1978, uma homenagem aos ferroviários que trabalharam na Estação Guararema.

Vale a pena também visitar o Museu Ferroviário, que fica na estação, e dispõe de peças de época e relacionadas ao cotidiano ferroviário.


Já que estamos na estação porque não botar os pés nos trilhos?? Então vamos seguindo a via férrea em direção ao Rio Paraíba porque sobre ele está um antigo pontilhão ferroviário bem interessante… construído em estilo inglês é uma obra de arte a céu aberto… vale bons cliques, de várias posições…

Para almoçar, Guararema conta com muitas opções de restaurantes, para todos os bolsos e gostos. Se você não quer gastar muito, as ruas laterais à Coronel Ramalho (avenida principal da cidade) oferecem uma boa quantidade de locais com opções de comida mais em conta, agora, os melhores restaurantes, e também os mais caros, você encontra próximo ao Recanto do Américo… são mais caros mas valem muito a pena… aí fica a seu critério…


Uma das construções históricas mais importantes, não só de Guararema mais do Estado de São Paulo, é a Igreja Nossa Senhora D’ajuda, que está localizada no caminho para o Parque da Pedra Montada, então é claro que vale uma visita para conhecer essa construção em estilo colonial e seu belo interior.

“Foi construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do Rio Paraíba. Para alcançá-la é necessário escalar 81 degraus.

É uma das construções coloniais mais antigas no Estado, contudo, não existem informações exatas sobre a sua construção. Em 1927, José Benedito da Cruz, um artista sacro, pintou o forro da capela com a figura de Nossa Senhora rodeado por 11 querubins.

A capela possui uma imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa. Em 24 de setembro de 1984 a capela foi tombada como monumento de interesse Histórico – Arquitetônico pelo CONDEPHAAT.”


Outra atração imperdível em Guararema, e também das mais conhecidas, é o Parque Municipal Pedra Montada. Logo que você chega já fica impressionado com sua estrutura e beleza, pois está localizado em meio a uma mata preservada e com interessantes e curiosas formações rochosas. Possui uma infraestrutura muito boa para o visitante… restaurante bem legal e numa localização privilegiada… do alto você almoça vislumbrando uma bela paisagem; trilha para as atrações bem demarcada e com muitas placas informativas; banheiros e bancos para descanso…


Pois é gente… Guararema tem muito a oferecer, e olha que ainda ficou faltando visitar duas grandes atrações turísticas que são a Ilha Grande e a Estação Ferroviária de Luís Carlos, na vila do mesmo nome… mas, já está agendado, pois com certeza voltarei para desfrutar novamente dos encantos dessa linda cidade.

Ah… Antes de mais nada quero desejar a todos os nossos leitores e visitantes um ótimo 2016… que esse ano que se inicia seja repleto de boas notícias, bons fluídos e, claro, de muitas viagens…

Valeu, companheiros Viveajantes, pela companhia e atenção… e fica aqui o convite para nossa próxima aventura… continuem nos acompanhando e até lá…. Tchau!!!

Texto e fotos by Julio Araujo.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários