Irlanda e seus cartões postais – Cliffs of Moher

Acabei de visitar um dos lugares mais bonitos e conhecidos da Irlanda, o Cliffs of Moher. Um passeio que quem passar pelo país não pode deixar de fazer! O lugar é incrível. Onde o mar e o céu se encontram… e faz a gente não saber onde começa um e termina o outro (mesmo a frase sendo batida, não pude deixar de falar, rsrs).

Cliffs of Moher são aquelas famosas falésias que – algumas vezes – aparecem naquelas listas que rodam na internet de “lugares que você tem que conhecer”. Elas ficam a 80km de Galway e a 267km de Dublin.

Eu fui com uma viagem que minha escola de inglês fez, mas não indico fazer esse passeio por excursão. Geralmente eles deixam os turistas muito pouco tempo no local e foi o que aconteceu comigo. Saímos de Dublin 9 horas da manhã e chegamos nos Cliffs às 13 horas. Tivemos só duas horas para conhecer tudo o que o lugar oferece e, realmente, nesse tempo não é possível para fazer quase nada. Eu, sem dúvida, quero voltar e ficar mais tempo lá.

A melhor opção para fazer esse passeio é alugar um carro. Além de ficar o tempo que tiver vontade nos Cliffs, dá para ir parando e apreciando a paisagem – que também é linda – pelo caminho, como tiver vontade e sem pressão.

Chegando nos Cliffs, já dá para ver que o lugar realmente é incrível. São 8 km de extensão, com penhascos de mais de 200 metros de altura, formando uma paisagem que impressiona qualquer um.

Começamos o passeio pelo lado que fica a O’Brien Tower (direita), que foi construída em 1835 já com a intenção de levar turistas ao local.  Percorremos o caminho todo, tiramos fotos e ficamos muito tempo apreciando a paisagem.


Depois que ficar quase uma hora e meia na parte direita do Cliffs, tivemos pouco tempo para conhecer o outro lado. Não conseguimos aproveitar, parar, relaxar e curtir a paisagem como fizemos na primeira parte. Mas, deu para perceber que é igualmente impressionante e lindo e nos deixou querendo voltar.


Ahhh… nessa parte, o caminho é melhor demarcado, com “murinhos” de proteção para quem quer fazer o passeio com crianças ou não quer chegar tão perto da borda do penhasco. Mas, todo mundo pula esse murinho para ver o mar e sentir a altura melhor, rsrs,


Como tivemos somente duas horas para conhecer tudo – é muito, muito pouco tempo – não conseguimos nem entrar no Centro de Visitação. Mas, fiquei sabendo e vi em alguns blogs que por lá tem uma sala de projeção com uma animação sobre os Cliffs, painéis interativos e um fundo de chroma key, onde o turista pode escolher uma paisagem para tirar uma foto e depois recebe a imagem por e-mail.

Na área do Centro de Visitação também fica os banheiros, restaurantes e lojas de souvenires. Ouvi falar que os lanches e comidas vendidas por lá não são caras, mas muita gente leva lanches para fazer um piquenique enquanto aproveita a paisagem! Eu fiz a segunda opção, rsrs.

Eu paguei 20 euros na excursão feita pela escola. As viagens que saem dos centros turísticos de Dublin custam entre 30 e 35 euros. Mas, pelo tempo que a viagem é feita… na correria e sem deixar o turista aproveitar bem o lugar, a minha dica é, realmente, ir por conta própria. No Cliffs tem estacionamento para deixar o carro, é tudo muito organizado.

Uma boa ideia também é ir um dia antes para Galway e dormir por lá. Além de ser melhor para curtir o Cliffs sem correria, acaba conhecendo mais uma cidade Irlandesa.

Ahhh… a entrada custa somente 6 euros para adultos e 4 para estudantes. Menores de 16 anos não pagam.

Mais uma dica importante. A Irlanda é um país que chove muito e tem muitas nuvens. É necessário prestar muita atenção no tempo para fazer essa viagem, pois para valer a pena o dia tem que estar aberto ou, no máximo, com poucas nuvens, como eu peguei.

Aqui esta o site do Cliffs of Moher, com mais algumas informações para quem gostou e quer saber mais sobre o lugar. Para quem não entende inglês, é possível colocar em português também… http://www.cliffsofmoher.ie/

Como acabei de voltar dos Cliffs, não consegui não contar sobre ele hoje. Eu amei o lugar e quero voltar!! Até mais!!!

Texto by Flávia Pigozzi

Fotos by Paulo Henrique Pigozzi

Detalhes que farão você se apaixonar por Dublin – Viveajantes

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários