Um bate e volta diferente por Itatiba

Desde 2011 decidi mudar o conceito da palavra bate e volta, para um passeio por São Paulo. O termo sugere uma ida e volta, num mesmo dia, ou em um período curto, para uma determinada localidade e, na minha realidade, até então, o bate e volta sempre significava uma escapada para a praia. Talvez pela falta de costume, ou pelo excesso de preguiça, ou pelas duas coisas juntas.


Mas foi então que descobri a possibilidade de um passeio rápido, em cidades do interior paulista. Ok, muitas vezes a cidade oferece muito mais opções, que preencheriam facilmente mais do que um dia. Mas também é possível se divertir bastante em um passeio de um dia por várias localidades do Estado de São Paulo.


E, num momento de pura mágica descobri o Circuito das Frutas. Conjunto de cidades que realiza uma vez por ano uma festa especial, apresentando/vendendo/celebrando a fruta mais produzida no local. Então você pode imaginar uma festa do morango com receitas e mais receitas de morango, decoração de morango, pés de morango, até fazer você enjoar de morango… e na outra cidade é a vez da uva… e depois da goiaba… do caqui… e assim vai…


O Circuito inclui Atibaia, com sua festa do morango. Indaiatuba, e seu festival da uva e da acerola orgânica. Itatiba, com o seu caqui. Uvas, morangos e pêssegos em Itupeva. Além de morangos e pêssegos em Jarinu. Jundiaí, e sua festa da uva. Louveira, especializada em uvas, caquis, pêssegos, figos, ameixas e morangos. Morungaba e suas uvas, figos, laranjas e pêssegos. Valinhos e o festival de figo e goiaba. E, por fim, mas não menos importante, Vinhedo, palco da Festa da Uva.


Pra começar, essas cidades estão muito perto da capital, e para chegar até elas, você enfrenta uma estrada muito melhor do que a que te leva para a praia, e pagando muito menos pedágio. Pretendo fazer um especial neste espaço, contando um pouco a respeito de cada uma delas, das suas festas, e também de outras atrações. E, para começar, quero que me acompanhe em uma viagem até Itatiba.


A apenas 80 km da capital, Itatiba é uma cidade que se apresenta de uma maneira diferente das demais. Para quem curte um calorzinho, o lugar é perfeito. Quente pra chuchu. População educada, que transforma a cidade em um destino ainda mais acolhedor. Isso já é um diferencial, ainda mais em uma época em que as pessoas nem sempre são muito educadas.


O centro histórico é uma delícia. Com algumas construções da época colonial que proporcionam ótimas fotos. As entradas das fazendas deixam qualquer um boquiaberto. Uma aula de história e uma volta no tempo, em uma cidade que vem investindo forte no turismo rural.


E os passeios pelas fazendas são muito ricos. Além de você aprender muito, tem a possibilidade de participar de uma sessão de degustação (na última, encarei um vinho de ameixa que nunca imaginei que existisse), e ainda sai carregado de compras deliciosas, que incluem frutas, vinhos, sucos, geleias, compotas, molhos, massas, pães, e mais uma série de artesanatos especiais. Destaque para a fazenda São Joaquim cujo passeio supera as expectativas.


A feira, que faz parte do Circuito das Frutas, e é um dos atrativos no mês de abril, é uma celebração ao caqui, fruta típica da cidade. No evento, você encontrará excelentes opções gastronômicas, de artesanato, e shows durante o dia todo, todos os dias em que é realizada.


O Estância Grill, que atende como churrascaria e pizzaria (em endereços próximos) é uma grande pedida para os mais famintos. E a cidade está repleta de boas lojas de móveis e penduricalhos de madeira com preços bastante razoáveis.


Para os baixinhos, a pedida é o Zooparque, com boa variedade de animais, bem cuidado, e que possibilita, além da apresentação dos animais e plantas, uma rodada de exercícios, garantida com a caminhada pela grande extensão do parque.

Enfim, se você busca um destino agradável para uma escapada de um dia. Um lugar para levar as crianças, um passeio a dois, ou com toda a família ou amigos, com boas opções para comer por preços razoáveis, gente bonita e educada e, com a possibilidade de encaixar uma ou duas atrações variadas, não pode deixar de visitar Itatiba.

Prometo contar mais sobre essas boas escapadas de um dia por São Paulo nas próximas postagens, assim como escrever mais a respeito da deliciosa rota do Circuito das Frutas. Se você procura alternativas para o já manjado passeio à praia no final de semana, deve ficar ligado. Não perca!

Texto e fotos by: Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários