Apart Hotel Principado: Hospedagem em Santiago

Neste post falo do Apart Hotel Principado, mais uma sugestão de hospedagem, dessa vez em Santiago, no Chile. Desde 2010 tive contato com uma experiência diferente em hospedagem, que acabou agradando e me conquistando. O estilo apart hotel. Tipo de hotel que oferece um diferencial em seus quartos, a possibilidade de haver uma cozinha, ou utensílios de cozinha, para que você consiga preparar alguma refeição rápida ou, até mesmo, eliminar o café da manhã oferecido no hotel.

Um apart hotel

A ideia pode soar meio assustadora. Imagina só se alguém, em plenas férias, gostaria de passar seu tempo cozinhando??? Nunca, não é mesmo?!?! Mas a minha rotina durante as férias, e nas viagens, me ensinou que essa pode ser uma excelente saída, por causa do tempo, e também da grana. Geralmente, durante as férias, o ritmo pode ser ainda mais louco do que o que temos em nosso dia-a-dia. Acordamos cedo, andamos o dia inteiro, e muitas vezes dormimos tarde.
Se você segue num pique assim durante uns 4 dias, e ainda tem mais uns 3 ou 4 para curtir, com certeza sentirá o desgaste.
Então nessa hora o apart hotel surge como uma opção mágica. Imagine que você acordou às 6 da manhã para um passeio específico, rodou a manhã toda, parou num lugar pré-programado para o almoço, foi fazer compras durante a tarde, tomou um café, um sorvete, e voltou para o hotel umas 21 horas.
Se no dia seguinte você terá que acordar cedo mais uma vez, e se não há nenhuma atração programada para a noite, muito provavelmente seu dia foi encerrado, não é mesmo? Agora, imagina chegar ao hotel, esperar todos tomarem um banho, e se prepararem para sair novamente para o jantar… pode parecer meio cansativo, não?
Então, se você tiver uma geladeira e um microondas (ou fogão) no quarto, alguns pratos, talheres, uns copos e um armário para guardar alguns petiscos, pode fazer uma janta rápida ou comer um lanche no próprio quarto. Você descansará um pouco e economizará o valor do jantar em algum restaurante da cidade onde está.
O mesmo serve para aquele dia que você não quer acordar cedo nem a pau, para o café da manhã do hotel. O café pode ser servido das 7 às 10 da manhã, mas você prefere esticar o sono até às 11 horas, já que curtiu um show ou um bar até mais tarde. Pode acordar tranquilamente e tomar um suco, e preparar algumas torradas no próprio quarto. Em muitos lugares você consegue comprar bebidas à base de leite com café, ou achocolatados, que podem ser consumidos frios, ou esquentados rapidamente num fogão ou microondas. Novamente, além da economia, você conseguiu descansar um tempo extra sem ter que se estressar com os horários do hotel.

Faça você mesmo

Um dos primeiros destinos nas minhas férias sempre é um supermercado. Sempre!!! Pode parecer loucura, e até confesso que nos últimos tempos venho me tornando fã desses lugares (fora de SP, capital, e fora do Brasil, você encontra muita coisa legal nos supermercados). Primeiramente, porque não tomo água de torneira quando estou fora, e sempre preciso ter uma garrafa à tiracolo. Então a ideia inicial é a de comprar água para consumo durante os dias de estada, ou pelo menos para os próximos dois ou até três dias. Além disso, quando está em um supermercado você se encanta com um monte de porcarias que provavelmente não encontra na sua cidade (numa viagem acabei encontrando, e comprando, um Cheetos com sabor amendoim… o pacote parecia um travesseiro, e era tão peculiar, que acabei trazendo para toda a família…), são tipos diferentes de salgados, sobremesas, bolinhos, pães, e mais um monte imenso de opções. Nem preciso dizer que a gente fica com vontade de experimentar quase tudo. O problema: tempo e dinheiro. Mesmo assim, dá para comprar algumas tranqueiras para comer no quarto, ou até mesmo comprar uns pães diferentes, torradas, para curtir com um requeijão (pode até ser uma margarinona, mesmo) e alguns frios já cortados.
Enfim, isso tudo para convencê-los que a escolha de um apart hotel tem tudo para transformar seu passeio em uma experiência muito mais especial.
E o Apart Hotel Principado vai muitíssimo bem naquilo que se propõe, ser um lugar para descanso, por preço modesto, bem localizado, para um banho confortável e para quem quer economizar nas refeições em restaurantes e afins.
O hotel é bastante simples, com um café da manhã sem muitas opções, mas que não te deixa na mão. A combinação de quarto com cozinha, como já destaquei, serve na economia com as refeições. A cozinha é simples, mas com todos os utensílios. Vai bem para quem prefere fazer alguma das refeições em “casa”.
Localização
Sua localização é top. Perto de duas grandes avenidas (Vicuña Mackena – onde está localizado – e Providencia) e da estação de metrô Baquedano, você pode caminhar facilmente até o Palácio La Moneda, o mirante Cerro Santa Lucia, alguns museus, um centro comercial, e inúmeras opções em restaurantes e lanchonetes (fica colado a uma churrascaria).
A pé você vai para qualquer lugar, e o acesso aos shoppings via metrô é super fácil.
Os quartos
Dentro do quarto, a TV tem opções de canais brasileiros, e o wi-fi dos quartos exige alguma paciência para conseguir acesso.
Ficamos com dois quartos, um de casal, e um de solteiros, e eram muito parecidos, exceto por alguns detalhes. A limpeza dos quartos funciona bem, e o serviço de recepção é o ponto forte. O recepcionista mais velho (Senhor Carlos) conhece muito bem a região e tem dicas preciosas para passeios e refeições. Ele foi super atencioso em vários momentos, resolveu um problema que tivemos com um dos quartos (que era de casal e precisaria ser de solteiros), e sempre deu conselhos valiosíssimos.
Os aparelhos de ar condicionado, um no quarto e outro na cozinha (pelo menos nos dois quartos que conheci), seguram bem o frio, e o banheiro é bem aconchegante. Não é gigante, mas tem um bom tamanho, com a velha amiga banheira, tão comum em hotéis fora do Brasil, e a cortininha que só serve para grudar em você durante todo o banho.

Vale ou não vale

Enfim, não se trata de um hotel 5 estrelas, mas se você procura uma opção, principalmente, pela oferta, e pela localização, o Apart Hotel Principado não deixa de ser uma excelente pedida.

Sua opinião

E você, tem alguma dica de hospedagem diferente? Alguma sugestão ou roteiro diferente por Santiago? Quer que a gente escreva sobre algum roteiro específico aqui na blog? Então não deixe de nos mandar sua mensagem (veja os canais para contato aqui embaixo), e não perca as postagens das próximas semanas.
Texto e fotos by Ricardo Seripierro.
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários