Com a Decolar é possível viajar e economizar

Viajar e economizar é uma preocupação constante, não é mesmo? Mas será que essas ferramentas online tão divulgadas (tanto que algumas vezes chegam a encher o saco) são boas mesmo para ajudar a economizar?
Antes de mais nada quero deixar bem claro que esse texto não tem nenhuma influência externa, sendo baseado exclusivamente em experiências que quero dividir com vocês. Apesar de usar o nome Decolar, não se trata de um texto patrocinado ou coisa do tipo.
Você pode ver como foi o nosso aéreo dessa viagem clicando aqui.

Agências e afins

Quando iniciamos nossos planos para viajar, e celebrar nossos 10 anos de idas ao Chile, imaginamos como fazer isso de uma maneira mais independente e, acima de tudo, salvando alguns tostões.
É costume sempre fecharmos pacotes com tudo. Hospedagem, transfers, aéreo, e o que mais escolhermos. Primeiramente, porque é mais fácil dividir e diluir tudo no pagamento. Se você parcelar, pode parcelar tudo junto. Também evita que você se preocupe com passeios posteriormente.

Viajar por conta é ótima pedida

Na maior parte das vezes os passeios já estão fechados, então nossa agenda de viagem também está fechada.
E contar com o suporte de uma agência sempre dá um respaldo contra erros. Uma falsa ilusão, já que se tiver que ocorrer alguma burrada, vai rolar, acredite. Mas ter essa sensação de que sempre teremos com quem reclamar, dá um certo ar de segurança.

Economia

Fato é que iniciamos nossos planos de viagem pensando em economia no primeiro lugar. Não só pela questão da economia, mas por causa do aperto da grana que quase todo mundo tem passado, não é mesmo??

Economizar para poder sempre viajar

De cara tivemos que eliminar uma agência formal. A ideia de fecharmos algo via serviços online parecia cada vez mais latente e, durante todo o processo, aprendemos muito.
Começamos nossos planos em janeiro, e só fechamos a viagem em agosto.
Mas com tantas opções, qual serviço escolher?

Decolar

Bom, existem muitos serviços. Alguns operam apenas a parte aérea. Alguns operam apenas a hospedagem. O seguro. Os passeios.

Decolar é boa opção para quem quer viajar e economizar

A Decolar surgiu como um oásis desses serviços. Além de ser a opção mais econômica, era o único que tinha aéreo, hospedagem, transporte e passeios… tudo junto!!!
Mais do que a chance de fecharmos toda a viagem em um único lugar, havia a possibilidade de parcelar o pagamento com tudo incluso.
E a economia… bom, entre uma agência formal e a Decolar existia uma diferença de R$1.500,00 por pessoa…. HUM MIL E QUINHENTOS PAUS POR CABEÇA!!!! Com 3 mil reais você consegue quase fechar uma outra viagem… para até duas pessoas, dependendo do destino. Uma loucura!!!
Para outros serviços online, a diferença variava de 500 a 800 reais… mas com a chatice de termos que fechar cada serviço em um site diferente.

Lições

A escolha de uma operadora tipo a Decolar só fez com que tivéssemos mais cuidado com o nosso planejamento.
A agenda, por exemplo, estaria toda por nossa conta. Os passeios aconteceriam conforme nossas escolhas, e nessas, você precisa ficar de olho em horários, datas em que a atração abre ou não, e se preocupar em como chegar lá ou sair de lá.
A princípio pode parecer assustador. Acredite, principalmente no que diz respeito ao transporte até os passeios, e sua volta, costumamos ser muito dependentes e ficar por conta pareceu assustador.

Planejamento permite melhor mobilidade

Como conhecíamos bem nosso destino, decidimos enfrentar esse medo e, confesso, valeu super a pena.
Pra começar, apesar de fecharmos a viagem em um lugar único (o Decolar, no caso), cada parte tinha um responsável. Tipo, o aéreo era responsabilidade de uma empresa… a hospedagem, de outra… os passeios, cada um deles, tinha um responsável…
A Decolar não é responsável pelos serviços, embora centralize a compra, mas ela não te deixa na mão, e cada etapa tem uma empresa que te atenderá e fará com que o serviço contratado aconteça.
Não se trata somente de comprar tickets e se virar para chegar ás atrações. Quando você contrata um passeio, por exemplo, existe uma empresa que cuida do seu transporte ou, quando isso não acontece, que entregará suas entradas em mãos e dará as devidas instruções.
No mais, você estará por conta e, por mais assustador que possa parecer, para alguns, estar por conta em um canto desconhecido, pode ser uma grande pedida.

Caminhar e viajar… sempre boas pedidas para conhecer o destino escolhido

Sempre temos o costume de andar muito. todo o tempo livre serve para explorarmos. Escolhemos uma região, e vamos andar por lá até as pernas não aguentarem… e quando acontecer, a gente para, come e bebe alguma coisa, e segue de novo.
Quando o transporte até um passeio fica por sua conta, você presta mais atenção. Pesquisa mais. Aprende mais. E nesse tempo, aprende muito mais da cidade que está visitando e, se precisar se virar em outro momento, já sabe como chegar ou sair de lá.
Qualquer mudança ou confirmação acontecia por Whatsapp ou e-mail, então não dá para ficar totalmente offline, mas te dá uma segurança extra para evitar transtornos de última hora.

Economia, de novo

Tudo isso, sem perder a qualidade do serviço, sem comprometer a sua viagem ou os seus passeios e, reforçando, com economia… vale super a pena.
Se pensarmos em uma economia que pode chegar a 1.500 reais por pessoa, é muita grana….. muita grana, mesmo!!!

Viajar e poder economizar… por que não??

Mas a grana nem sempre representa um bom serviço… verdade seja dita… tanto para quem paga muito como para quem paga pouco… mas aqui, além de ser um serviço de qualidade, também representou um detalhe importante, e ajudou em outros aspectos, como na hora de comer em um lugar mais caro, ou permitir que recorrêssemos a um táxi vez ou outra.

Mas e aí?

Vale ficar de olho…. viajar não é algo para se fechar em um final de semana. Entre escolher o destino e bater o martelo, muitas vezes, pode levar semanas, às vezes meses. Então leia muito… se informe bastante… serve para escolher o melhor aéreo… o melhor hotel… e programar os melhores passeios… sem contar que facilita no seu trânsito por um lugar, por vezes, desconhecido.
Eu sempre desconfiei desses serviços online. Achava que as agências me garantiriam, sempre, a melhor viagem. Nada disso!! viajar por conta é delicioso. Permite que você pare quando quiser, ou siga para o lado que preferir.
Vai exigir um planejamento mais cuidadoso, mas planejar também faz parte da viagem, não é mesmo??
Enfim, se existe a chance de viajar, e economizar uma grana, por que não?? Mas, mais do que isso, viajar, economizar, e não diminuir a qualidade de nenhum serviço, de verdade, não tem preço.

Sua opinião

Mas e você, já usou serviços de compra de viagem online? Gostou da experiência? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.
Texto by Ricardo Seripierro.
Imagens by Google.
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários