Passeio imperdível pelo Lago Negro em Gramado

Já escrevi um pouco a respeito de Gramado, com um roteiro de 8 dias, que pode ser lido aqui. E também uma dica de hospedagem bem legal aqui. Mas hoje vou falar um pouco mais de uma das mais belas atrações da cidade, o Lago Negro. Um parque maravilhoso, para curtir a natureza, tirar belas fotos, gastar energia em uma caminhada, ou até arriscar uma volta de pedalinho.


O parque não cobra a entrada, então é mais um motivo para você não deixar de curtir o passeio. É o típico passeio já incluso em qualquer pacote comprado em agências, mas se você foi por conta, deve conseguir uma carona na van do hotel ou via táxi. E como o parque fica dentro da cidade, nem fica tão caro. Quando estive por lá, o hotel oferecia o transporte, mas tinha limite de hora para ir e voltar.


Falando em hora, o passeio pelo Lago Negro é um tour mais contemplativo, para você curtir as plantas, admirar os pássaros, sentar e “lagartixar” curtindo um pouco do sol, quando isso for possível. Quando estive na cidade o frio tinha dado um tempo, e a cidade enfrentou uma semana de calor como há muito tempo não acontecia (os locais diziam). Típico disso acontecer comigo… vou curtir o frio, que eu amo, em um lugar propício para isso, e encontro uma semana de calor… rsrsrsrs…


Mas e o parque? Bom… lá existe um lago artificial, em uma floresta igualmente artificial… quer dizer, você já ouviu falar na Floresta Negra, lá na Alemanha? Então, o fundador do parque, Leopoldo Rosenfeld, foi responsável pelo reflorestamento do parque após um incêndio em 1942, e ele fez questão de buscar referências lá na Floresta Negra, trazendo árvores e plantas de lá. O resultado é fantástico, e transformou o Lago no principal cartão postal de Gramado, na minha modestíssima opinião.


E o que você encontra por lá? Bom, além da natureza, que já vale a visita, o parque ainda tem um restaurante com lanchonete, e algumas lojinhas de souvenir. Quando estive por lá, o restaurante estava fechado, por isso eu  sugiro que vá mais preparado para um piquenique no parque, o que deve ser igualmente delicioso, e muito mais barato.


Ahhh… existe por lá um pedalinho bem bacana. Difícil é imaginar, quando estiver muito frio, de querer pedalar dentro daquela água. Consegue se ver nessa condição??? rsrsrs… Pelo que lembro, e pelo que estive pesquisando, os valores do pedalinho não variam ou variaram muito nos últimos tempos, então é provável que você não tenha surpresas, ou se encontrar um valor diferente, não deve ser nada muito assustador. Os preços variavam entre R$15,00 e R$25,00, dependendo da sua escolha pelo “pacote casal” ou pelo “pacote família”.


Confesso que sou o tipo de pessoa que não pode ver um pedalinho. Acho muito legal. Mas muitas vezes deixo a atividade de lado ao saber do preço. Vai do seu bolso… e do seu pique para pedalar no meio da água, sem se sentir claustrofóbico… rsrs…

Acredito que seja o tipo de passeio para curtir logo pela manhã, e tirar umas 3 horas para isso. Dependendo se você pretende comer ou não no local. No geral você vai caminhar… sentar em algum toco para admirar a vista… tirar fotos… voltar a caminhar… dar uma volta no pedalinho… voltar a caminhar… comer algo e escolher uma lembrancinha na área comercial do parque… voltar a andar e tirar mais algumas fotos… talvez tirar uma manhã para isso seja o ideal. Garanto que você não vai se arrepender!!!


Se vale a dica, sugiro que leve umas garrafinhas com água. Uma porque acho importante sempre ter uma água para beber em mãos, e outra que você pode não ter acesso fácil a bebedouros.

No mais, é curtir o visual… e deixar se apaixonar pelas plantas, pelas árvores, pelos pássaros, e um pouquinho mais por Gramado!!!


Mas e você? Já esteve no Lago Negro? Tem alguma dica ou informação legal pra curtir melhor Gramado? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Grande abraço.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários