Vila de Óbidos

Hoje vou dar a última dica – dessa “temporada”- sobre os lugares para conhecer nos arredores de Lisboa. Dessa vez vou falar de Óbidos. Uma das cidades próxima a capital portuguesa que o turista pode visitar enquanto estiver na terrinha.

Óbidos é uma vila (assim como Sintra, muitas pessoas preferem chamar Óbidos de vila) que fica a cerca de 80 km de Lisboa, localizada no distrito de Leiria. Para chegar à cidadezinha medieval é fácil. O turista pode ir de carro ou de autocarro (ônibus). Se optar pela segunda opção, o ônibus sai de uma rua próxima à estação de Metro Campo Grande (não sei o nome da rua, mas os funcionários do Metro orientam. Lembro que no dia que fui visitar Óbidos também não sabia direito onde era o ponto e fui bem orientada por um funcionário).


 Bom… chegando em Óbidos o turista já fica encantado pelas antigas muralhas em volta da cidade. E a entrada da vila é outra “atração”. Os visitantes são recepcionados por uma parede de típicos azulejos portugueses, azuis e brancos, que contam a história da paixão de Cristo. Para dar as boas vindas aos turistas, muitas vezes também tem músicos tocando algum instrumento na “porta” da cidade.

Já dentro da vila, a primeira parada é o Castelo de Óbidos. Pra quem sonha em ter um dia de rei ou de rainha, hoje em dia o Castelo é uma pousada e recebe turistas do mundo todo. O Castelo de Óbidos foi construído no século XIII e é uma das Sete Maravilhas de Portugal.


  O caminho até o Castelo, assim como toda a cidade, é outra atração à parte. As ruas são de pedras e todas as casinhas são brancas com detalhes azul e amarelo.  A vila é realmente encantadora.

Na cidade também tem várias igrejas. Entre elas estão, por exemplo, a Igreja de São João Baptista, a Capela de São Martinho e a Matriz Santa Maria. Todas elas são construções muito antigas. Na Matriz, em 1444, se casaram Afonso V e sua prima, Isabel.

No lado da Matriz tem o Museu Municipal, que contra com uma exposição permanente de produções artísticas e histórias sobre a devoção religiosa da vila.  A cidade ainda tem outros pequenos museus.


Mas, o que eu mais gostei de Óbidos, foi passear pelas muralhas que rodeiam da cidade. De lá de cima é possível ter uma visão incrível da vila e de toda a região. O caminho, muita vezes estreitos, tem cerca de 2 km. Vale muito a pena fazer esse percurso.


Outra coisa que gostei muito na cidadezinha medieval é poder se “perder” por ela. Ir andando, virando esquerda, direita, e, assim, descobrir uma igrejinha nova, um ponto com uma visão diferente da região, um restaurante, uma lojinha de souvenir.

O turista que visitar Óbidos não pode deixar de provar a ginginha. A bebida típica da cidade que é servida em um copinho de chocolate. Muito gostoso.

A cidade é conhecida pelo Festival Internacional do Chocolate que, geralmente, acontece entre março e abril. Eu não tive a oportunidade e conhecer o Festival, mas ele foi muito bem recomendado e quem vai, adora.

Outro evento que também acontece na cidade e que morro de vontade de ir é o Mercado Medieval. Nessa festa, que ocorre entre julho e agosto, é feita uma recriação histórica, transformando a cidade em um burgo da idade média.

Para visitar Óbidos um dia é suficiente. Eu amei a cidade e super recomendo. Vale a pena passar um dia na vila se perdendo no meio de tanta história e beleza.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários