Gaeta tem belas paisagens em praias paradisíacas

Como falei aqui, tanto no texto da última publicação, quanto no de hoje, trago para vocês duas cidades da Itália, que não são grandes paradas turísticas do país, mas são muito bonitinhas e valem a visita.
No post passado contei como foi meu passeio por Padova, a famosa cidade de Santo Antônio e de uma das universidades mais antiga do mundo. Você pode ler outra vez aqui.
Hoje vou contar como foi meu dia em Gaeta, no litoral do centro-sul da Itália.  A cidade, que fica aproximadamente 120 km de Roma e a 80 km de Nápoles, é um lugar ótimo para aproveitar o verão ou dias de sol.
A belíssima cidade de Gaeta
Padova é uma cidade até que bastante conhecida, por toda sua história e importância religiosa e cultural. E é um famoso ponto de parada para quem está visitando a região e viajando entre Veneza e Florença, por exemplo. 
Já Gaeta é bem menor, e acredito que mais conhecida pelos italianos ou pelos amantes do país. Eu fui a Gaeta quando estava passando um tempo na Itália, em uma cidade vizinha. E achei ela bem bonita.
Gaeta é muito conhecida na região por causa das praias, e é mais movimentada no verão. Como eu fui no inverno, não consegui aproveita-la tanto, com o melhor que ela oferece – as praias… haha. Fui mais para passear e relaxar em um dia que não estava tão frio.
Curtindo o dia na cidade
As praias da cidade não são aquelas famosas praias maravilhosas da Itália que atraem muitos turistas…mas são bem bonitas. Acho que posso falar que são praias mais para o pessoal que mora na cidade ou região passear e curtir um dia quente. 
Dizem que no verão o trânsito para chegar a Gaeta é gigante e as praias são lotadas. 
Bom, vamos falar agora sobre o que eu fiz na cidade… hahaha.
Cidade tem bela paisagem beira-mar
Gaeta é uma cidade típica da Itália, com ruas estreitas, pizzaria em toda esquina e vespas passando pelas ruas…e ainda está à beira mar, ou seja, é um lugar que se você tiver oportunidade, vale a visita.
Belas praias encantam visitantes
Gaeta tem sete praias, mas a Praia do Serapo é a que fica no centro da cidade, as outras são mais afastadas.
Assim como no Brasil, você pode ficar em um dos quiosques espalhados pela praia. Na Itália eles têm o nome de lidos.
Esses lidos, além de comidas, bebidas, banheiros também oferecem estacionamentos para quem for de carro.
Praia do Serapo na alta temporada (*1)
Praia da Serenauta
A praia do Serapo é muito movimentada por que está na região do centro, mas, Gaeta tem também as praias Fontania, Quaranta Remi, Ariana, Arenauta (também chamada de 300 Gradini), San Vito e, para quem gosta de surf, a praia que recomendam é a Santo Agostinho
Legal contar que as praias de Gaeta são movimentas há muito tempo, pois segundo a história, os imperadores sempre iam a cidade para aproveitar os dias de sol.
Mas, se assim como eu, você não for a Gaeta no verão ou para curtir uma praia, a cidade também tem outros lugares turísticos para ser visitados.
Entre eles estão o Castelo Aragonês-Angiovine, que foi construído entre os séculos IX e XVI no bairro Sant Erasmus, que fica em um lugar mais alto e rochoso da cidade…e é por isso que o castelo foi erguido nesse local, para proteger contra ataques de invasores. 
O castelo, hoje em dia, é de uso militar e recebe eventos aberto ao público durante o ano. Mas, na maioria dos dias, as visitas turísticas estão fechadas ou são fiscalizadas. 
Um evento muito legal que geralmente ocorre por lá é o Festival de Jazz, no verão. 
Split Mountain, no parque Monte Orlando
Outro lugar muito bonito de Gaeta e o parque Monte Orlando. Lá fica a Split Mountain (Montogna Spaccata), que são duas montanhas separadas pelo mar. Um lugar com uma vista linda.
Diz a lenda que uma mulher que segurava um bebê estava no topo da montanha admirando a paisagem, e por ser tão bonita, a mulher acabou se distraindo e deixou cair a criança nas rochas. Ela pediu para Nossa Senhora a ajudar, e com isso a montanha se abriu em duas e o bebê caiu no colo dee um pescador que estava lá em baixo no mar.
O lugar é realmente muito bonito. Se você for à cidade, no verão ou no inverno, vale ir até o parque.
No parque também fica o Mausoléu do senador romano Lúcio Monatius Planco e do alto do parque você tem vista para a Base Náutica Flávio Gioia.
Acesso à Base Náutica Flávio Gioia
O belo centro de Gaeta
Em Gaeta você também pode visitar o Santuário da Santíssima Trindade, a Catedral Saint Erasmus e a Duomo da cidade, Basílica Catedral.
Eu fiquei um dia na cidade, cheguei mais ou menos na hora do almoço e voltei à noite. Andei pelas suas ruas, visitei pontos turísticos e aproveitei o sol na beira da praia também. 
Tenho que falar que, se você não estiver de carro, mas quer ir a Gaeta, partindo de Roma, Nápoles, ou qualquer outra cidade da região, você tem que ir de trem ou ônibus até a cidade vizinha, Formia, e de lá pegar os ônibus regionais que vão até Gaeta.
Dizem que se você quiser ir à Gaeta na época de alta temporada, e você estiver hospedado em alguma cidade vizinha, é interessante sair logo cedo para escapar do trânsito e pegar um bom lugar na praia. 
Eu achei a cidade uma graça e foi muito gostoso passar um dia lá. Não é um lugar para você colocar no seu roteiro, caso ele esteja apertado, mas se você estiver com tempo livre e na região é legal visitá-la. 
Texto by Flávia Pigozzi.
(1*) Foto da Praia do Serapo em alta temporada retirada do site: http://www.visitsitaly.com/lroma/gaeta/index.htm
(2*) Foto da Praia Arenautaou 300 Gradini retirada da página do Facebook da praia: https://www.facebook.com/trecentogradinigaeta/
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários