Noite em Paris é perfeita para tour a pé ou de ônibus

A noite em Paris, na França, é o tipo de programa que todos deveriam experimentar antes de morrer. Bom… a noite em Paris, a manhã, em Paris, a tarde em Paris… qualquer hora em Paris vale o quanto pesa.

A noite em Paris

Pode soar como exagero meu, mas tive a impressão que tudo era mais colorido na França. O céu era mais azul, os gramados eram mais verdes, as flores muito mais coloridas. Talvez tenha sido uma ilusão de ótica, menos poluição, ou o meu próprio encantamento com tudo, mas o mesmo serve para a noite na cidade.

Embora seja conhecida como Cidade Luz, achei que tudo estava na condição de “meia luz” (talvez tenha sido também uma sensação minha), mas mesmo assim, a noite em Paris é pra lá de especial.

Programação

Nosso tour noturno em Paris não foi muito programado, foi um daqueles passeios que apareceu aos 45 minutos do segundo tempo, como indicação da agência onde fechamos a viagem.

Seria um passeio de ônibus pelos principais pontos turísticos da cidade durante a noite. 45 euros por pessoa, por um passeio de aproximadamente duas horas e meia. Legal… pero no mucho… explico melhor mais à frente.

Ficaríamos 3 noites n França, contando a nossa noite de chegada. Esquecemos disso… ou não imaginamos que nosso passeio poderia ser agendado para a nossa primeira noite. Nossa conexão via Porto (Portugal) não tinha atrasado, mas depois de quase 15 horas dentro de dois aviões, só queríamos chegar ao hotel e dormir.

Nosso transfer entre o aeroporto e o hotel fez com que chegássemos por lá pelas 20 e 45 horas. E quando chegamos ouvíamos a guia gritando nossos nomes. Imaginem só??? Nosso passeio seria ali, agora, sem tempo para correr ao banheiro… só para o check-in para largarmos a bagagem no quarto.

Esgotados pela viagem encaramos o passeio. Seria mentira dizer que foi tudo fantástico, mas talvez pudéssemos apreciar melhor após uma noite de sono.

Nosso tempo era bem curto, mas com um pouco mais de planejamento, talvez tivéssemos tido a oportunidade de escolher a data do passeio. Vale ficar atento a isso.

Opções

Vale considerar também que existem outras inúmeras opções para passeio por Paris. Ônibus de turismo (a partir de 49 euros), um tipo de “tuk-tuk” (preços variando de 10 euros por destino, a 50 euros a hora – se você escolher dois destinos, por exemplo, como a Torre Eiffel e o Louvre, pagaria 25 euros), e a melhor de todas, explorar tudo a pé.


As opções “motorizadas” ou guiadas dependem de uma programação extra por causa de alguns horários. Fechamento dos museus, o show de luzes que acontece na Torre Eiffel às 23 horas, todos os dias. Portanto, escolher o caminho guiado nem sempre pode ser a melhor pedida.

E por que andar?

Andar, por Paris, é uma baita experiência. Sem contar que você pode parar onde der vontade, ir de um lado para o outro, sem muito desgaste. As distâncias não são exageradas, você pode parar para um café, para se deliciar com um doce, para comprar algum souvenir. E na questão do preço, vale muito mais a pena.


Você pode, de repente, programar uma manhã para subir a Torre Eiffel, e uma tarde no Museu do Louvre (a distância entre o Museu e o Arco do Triunfo, por exemplo, é de apenas 4km, uma caminhada super leve e sem ladeiras), até umas 16 horas, e iniciar uma caminhada passando pela Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, e cruzar a deliciosa Avenida Champs Elysées. Sem esquecer de finalizar para o show de luzes na Torre.

O que ver por lá?

Obviamente, independente da forma escolhida para se deslocar, pelo menos nos meios pagos, o foco será nos principais pontos turísticos. Ruim? Claro que não. Acontece que isso pode impedir que você veja algum detalhe extra da cidade.


De qualquer forma, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Ópera, e a Avenida Champs Elysées deverão estar na sua lista de lugares a ver. Mas o que tem de diferente nesse “meio de caminho”?


Algumas opções legais são as lojas e galerias da Champs Elysées você pode testar seu francês em um filminho no cine Lido de Paris, se tiver 89 euros sobrando pode dar uma volta num super carro, dar uma volta pelo Restaurante e Bar Renault com seus novos e exóticos modelos, ou encarar alguma deliciosa iguaria em algum dos restaurantes da Avenida ou arredores, como o Fouquet’s, o Pizza Pino, ou o Café Di Roma.


Nossa escolha foi por uma pizza no Café Di Roma. Comida gostosa, preço bem razoável, e ainda demos a sorte de encontrar um garçom brasileiro… garantia de boa conversa e atendimento de qualidade.


Dica gastronômica

Eu não costumo enveredar por caminhos gastronômicos desconhecidos, até para não ter problemas durante o restante do percurso de minhas viagens.

No entanto, isso não quer dizer que eu esteja livre de surpresas. A escolha de alguns queijos diferentões acabaram tirando um dia do meu passeio (mas eu conheci alguns banheiros locais bem legais… rsrsrs). Por isso, fique atento… experimente sem exagerar… e fique de olho caso algo pareça estranho. Viajar sem comer é uma opção que não existe, e eu nem recomendo, mas vale a atenção.

O melhor

Fazendo o tour de ônibus no primeiro dia permitiu que eu optasse por algo mais pessoal em outro dia da minha viagem. É uma saída bem legal.

Ah, mas repetir??? Sim… de maneira diferente, com algumas adições e alterações aqui e acolá. Difícil não deixar especial.

Segurança

Eu amo caminhar por novos lugares. Não dá para se sentir inseguro em um lugar como Paris, mas como tudo, vale ficar atento. Não fique de bobeira. Fuja de conversas estranhas pelas ruas… ciganos… crianças… bando de pessoas de qualquer tipo… eles te rodeiam, levam seus pertences, e quando você percebe, nem sabe o que aconteceu.

Considerações finais

Não gosta de andar? Então fique nas opções guiadas. Sai um pouco mais caro, mas garante que você não vai se estressar com o cansaço.

O metrô pode ser uma saída legal caso opte pela caminhada. É rápido, barato, limpo, e te leva a muitos lugares.


Vale investir em um mapa para facilitar seu passeio.

A indicação da caminhada vai pela questão da grana, e pelos detalhes que são vistos em um passeio mais lento, apreciado no seu ritmo, parando onde e quando achar necessário.

No fim, o que não pode é deixar de conhecer a noite em Paris.

Lembrando que existem outras opções para quem tem mais tempo pela cidade. Um bar dançante, o nascer do sol em algum ponto turístico, ou passar a noite de bobeira em algum restaurante mais extravagante, fica ao seu critério (dependendo do seu tempo, gosto e bolso).

Sua opinião

Mas e você, já se visitou a Cidade Luz? Gostou da experiência? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários