Sanssouci, em Postdam, é puro charme na Alemanha

Sanssouci é puro charme para quem está de passagem por Postdam, cidade do leste da Alemanha, que faz fronteira Berlim e forma a região de Brandemburgo.

Sanssouci

O parque, e o palácio de Sanssouci, que significa “sem preocupação”, é produto de um projeto de Frederico o Grande, rei da Prússia nos anos 1700. O rei queria cultivar ameixas, figos e uvas na cidade, e criou um jardim separado em terraços em 1744. O jardim ficou tão bonito, que um ano depois, Frederico decidiu construir por lá uma grande residência de verão.


A partir de lá foram criados vários complexos, e a residência, devido à sua excepcional beleza, chega a ser comparada ao Chateau de Versailles. Sanssouci é menor que a construção de Versailles. Mas sua beleza atrai milhões de turistas a cada ano, e desde 1990 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade.


Hoje, caminhando pelo parque, você consegue ver o projeto de plantações acontecendo, com árvores e flores belíssimas, além de frutas e verduras misturadas dando um tom bem diferenciado ao lugar.


O palácio também recebeu os restos mortais de Frederico, e seus 11 cachorros. A tumba do rei é bem modesta, se pensarmos que era um rei, mas no final das contas, a beleza do palácio e seus jardins vale muito mais do que qualquer mausoléu fúnebre mais cheio de firulas.


Como chegar

O acesso ao Palácio pode ser feito de carro, trem ou bicicleta. A partir de Berlim, são cerca de 40 km. Tudo depende do seu pique. De bicicleta, aproveitando a passagem por Berlim, e conhecendo mais detalhadamente Postdam, que é uma cidade deliciosa, é uma sugestão super válida. Você pode alugar uma bike e aproveitar o passeio, parando pelo caminho quando encontrar um café bacana, ou algo mais chamativo.


Quando estive por lá chovia. E chovia bem… rsrs… então optei por ir de carro. Fácil, rápido e tranquilo.

Parque, Palácio e mais

É o tipo de lugar que eu sugeriria passar um dia inteiro. Você vai caminhar bastante, tirar muitas fotos, e ver uma parte da história.

Por lá você tem fontes espetaculares, flores, árvores, frutas, verduras, estátuas, vários pequenos complexos possíveis de se visitar. Como a réplica de moinho que fica em sua entrada.

Para quem gosta de arquitetura, o estilo Rococó está por toda parte. Em algumas das construções, como a Casa Chinesa ou a Casa do Dragão, o estilo se mistura com elementos da arquitetura oriental.


O Palácio em si tem muitas pinturas de artistas alemães e salas lindas. Vale reservar um tempo para conhecer tudo.

Vale ou não vale

O passeio por Sanssouci é pedida certa se você tem um dia extra no seu pacote pela Alemanha. Dá até para encaixar em um passeio de meio dia, mas vai ter que eliminar algumas coisas. Se o problema é tempo, vale uma manhã por Postdam, retornando de tarde para Berlim para um city tour ou, se você assim como eu, curte uma boa caminhada, bater pernas por Berlim durante a tarde, e o show de luzes pela cidade durante a noite.


O que não pode é deixar de fora. Ah, o ingresso custa 19 euros lá na porta do palácio ou 21 euros para quem comprar no site, e tem validade para o dia inteiro, dando acesso a todos os prédios. Existe um pacote especial para dois adultos e crianças com menos de 18 anos que custa 49 euros. Vale bem a pena, pelo conjunto de coisas que se pode ver por lá.

Mas e você, já esteve em Sanssouci? Visitou Postdam? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários