Cerro Santa Lucia te mostra Santiago de um ângulo especial

O Mirante (Mirador) Cerro Santa Lucia, em Santiago, no Chile, pode parecer um passeio comum, mas tem elementos suficientes para fazerem você se apaixonar ainda mais pela cidade.


De passagem

Muito provavelmente você passará em frente ao Cerro uma tonelada de vezes, já que está em uma das principais avenidas de Santiago (Avenida Libertador Bernardo O’Higgins), muito perto de outros pontos turísticos bem legais, como o próprio Palácio de La Moneda, mas os tours pela cidade não dão muita atenção a ele.


Pode até ser que tenha sido azar da minha parte, mas depois de tantos city tours (eu adoro esses passeios, e toda vez que estive pelo país encarei um desses… ah, e nenhum deles foi igual ao outro), eu só fui conhecer o mirante por conta própria. Eu sei, eu sei, todo city tour tem o costume de ser bastante superficial e todos os passeios foram apenas contemplativos, na medida que só passavam em frente, faziam alguns comentários, contavam um pouco da história, e partíamos para o próximo point.

O Cerro

Santiago valoriza bastante suas montanhas, ou morros, e não poderia ser diferente com o Santa Lucia. O mirante permite que seus visitantes vejam a cidade de um ponto de vista encantador. Só a visão da maravilhosa Cordilheira dos Andes já vale a visita.


Mas não é só isso. O Santa Lucia é muito mais do que um simples mirante, ele mistura arquitetura, história, parque, paisagem, e uma dose de exercício.


Outros destaques são a construção e a fonte dedicadas a Netuno.  A fonte é um tipo de “poço dos desejos” sendo possível jogar uma moeda em troca por um desejo. A subida até o mirante exige um certo fôlego extra. A subida é puxada, não aconselho nos dias chuvosos por causa das pedras mais escorregadias, mas a vista é impagável.


Existe um passeio guiado, que sai do centro de informações turísticas que está localizado no segundo andar, e ocorre aos sábados, domingos e segundas, sempre às 10 horas da manhã.

Um pouco de história

A história conta que o conquistador Pedro de Valdívia utilizou o morro como ponto estratégico na segurança da cidade contra os índios, serviu de fortaleza na guerra entre a família real espanhola e os locais durante sua luta pela independência, e o molde atual representa o estilo de vida da alta sociedade do século XIX, sendo que sua reconstrução data o ano de 1872, quando foi iniciado o processo de remodelagem no governo de Benjamín Vicuña Mackena. A tumba do administrador é uma das construções que pode ser visitada no Santa Lucia.


Como chegar e quanto custa

O acesso ao Cerro Santa Lucia pode ser feito a pé, por metrô, ônibus ou táxi. Pessoalmente, eu super indico a caminhada até lá (claro que exigirá um planejamento, caso seu hotel esteja muito distante), já que andar por Santiago é uma delícia, e você poderá ver muitas outras atrações existentes na cidade.


Eu recomendo o passeio não só pela variedade de plantas, flores, e a visão fantástica do mirante, mas também pelo preço: tudo grátis!! Até o tour guiado é na faixa. Não poderia ser melhor mas, mesmo que fosse pago, a visita precisa estar no seu roteiro.

O parque fica aberto das 9 da manhã até as 19 horas da noite, e embora a subida nos dias chuvosos seja um pouco mais difícil, vale ser visitado em qualquer época do ano.


Quanto ao tempo de visitação, isso vai depender do seu pique na subida e do tanto de fotos que vai tirar. Sério, tem bastante detalhe pra apreciar. Eu recomendo chegar cedinho, aproveitar a manhã por lá, e sair pela hora do almoço e curtir uma das opções de restaurantes no arredores. Mas o por do sol refletido nas Cordilheiras também vale uma visita durante a tarde. Enfim, é um passeio que dá pra encaixar numa manhã ou tarde livres.

Sua opinião

Mas e você, já Cerro Santa Lucia? Visitou Santiago? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários