A Chapa é o lugar certo para acabar com a sua fome

Sabe aqueles lugares que existem faz um tempão, e você nem sabe, mas quando passa a conhecer não sabe como viveu sem, a sua vida inteira? Pois é mais ou menos essa a sensação que tenho quanto ao A Chapa (ou Achapa), hamburgueria localizada ali no Itaim Bibi.

A casa tem mais de 50 anos de tradição, mas eu só tive a sorte de conhece-la agora, e preciso confessar, já entrou no meu TOP 5 de hamburguerias que merecem o meu retorno. E olha que eu nem sou uma figura assim, tão facilmente influenciável, quando o assunto é comida.

Mas é sério, os caras têm de tudo, e fazem você entender de pronto porque é que estão no mercado há tanto tempo.


Atendimento de primeira. Sem frescura. Sem te deixar na espera. Educados, preocupados com a sua fome, e em esclarecer suas dúvidas quanto ao pedido, ingredientes, e até com ótimas dicas (sempre fomos daqueles de pedir uma sobremesa para cada um, mas na mesma hora o atendente explicou que o prato serviria dois… e era a mais pura verdade… nos mostrou que não se interessava em vender por vender, e ganhou mais alguns pontos na nossa confiança).

A hamburgueria tem um cardápio bem interessante, com ótimas opções para todos os gostos. Até pratos vegetarianos eles têm por lá. E as porções são pra acabar com a fome de qualquer um. Carne super bem preparada, molhos super caprichados, e em tamanhos que valem os seus preços. Nada de miséria… é o tipo de lugar que você quer estar quando beira a condição de “faminto”, sabe como é??

Acabamos optando por um dos sanduíches preparados com frango e não nos arrependemos. Além do molho extra, o pedido acompanhava uma porção de frias muito sequinha e torradinha. Diferente das fritas convencionais e fora da “modinha” do rústico. Batata séria pra quem leva a sério a própria fome, manja??


E a casa? Ambiente tranquilo, com algumas TVs com programação variada (nada de novelas ou os insuperáveis comentaristas esportivos), muita luz, o que permite que você aprecie o que está comendo (odeio comer em lugares escuros), e limpeza. Essa combinação não tem como dar errado.

Os preços… bom… é uma hamburgueria que não tem nada de fast food. Isso faz com que seu preço saia daquele status que algumas vezes usamos para comparar com as tradicionais redes que encontramos em todos os cantos, mas ainda assim não é nada fora da realidade. É boa comida, servida num lugar bacana, por gente legal… vale cada centavo investido, vai por mim. E se você não faz o tipo glutão, como eu, pode economizar ao fugir das sobremesas… se for capaz.

Já que tocamos no assunto, nosso pedido foi um bolo de chocolate gigante, com sorvete e cobertura. Sorvete é sorvete em qualquer lugar… mas o bolo… cara, o que era aquilo???

Sou um fã incondicional desse estilo de comida, e o Achapa me deu tudo o que mais aprecio, e entrou na disputa dos meu cantos favoritos, brigando ali na liderança. Um lugar delicioso, que merece mais 50 anos de história (50 vezes)… com alguma sorte (minha, é claro), talvez comigo como cliente até lá…

Ahhh… em tempo, o Achapa fica ali na Rua Dr. Renato Paes de Barros, número 198, no Itaim Bibi. É vizinho de alguns outros restaurantes, e a região pode ser um pouco chatinha para estacionar. Dei sorte, e achei um lugar na frente da casa. Se você não liga em deixar o carro na rua, vale seguir algumas quadras para encontrar um cantinho pra largar o possante, ou ver algum estacionamento bacanudo ali pela vizinhança.

E você, já conhece o Achapa? Tem alguma dica de lugar super bacana para comer quando estiver em São Paulo? Tem alguma dica ou informação legal pra curtir melhor a capital Paulista? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários