Um tour por Wicklow Mountains

Hoje eu vou falar de mais uma passeio legal para fazer aqui na Irlanda…. Wicklow Mountains!!

O passeio é de um dia. Uma bate e volta de Dublin. Wicklow Mountains fica cerca de 50 minutos da capital irlandesa. É um lugar muito legal e bonito. Vale muito a pena.

É possível fazer o passeio por conta… alugar um carro e ir, ou ainda pegar um tour de viagem que sai do centro de Dublin. Eu peguei o tour. Paguei 28 euros. Sai de Dublin certa de 9 horas da manhã e cheguei por volta das 17 horas. Muito legal o tour. O tempo que para em cada lugar é bom… Não é um passei muito corrido, que não dá tempo para aproveitar as paradas. O guia explica tudo sobre a região e leva para almoçar em um restaurante típico de uma cidade local.

No tour que fiz eu conheci primeiro o Glencree Cemetery. O cemitério, que é militar, e um memorial dos soldados da Segunda Guerra Mundial. Junto com o cemitério fica o Centro da Paz e Reconciliação e uma igreja. Eles estão localizados em um local bem bonito! Andando por ali, você encontra um rio e um trilha que fica em uma floresta que cerca o lugar.


Saindo do cemitério, fomos para a ponte que ficou famosa pelo filme P.S. I love you!, pois uma de suas cenas foi gravada lá.

Ela é uma ponte bem pequena! Não vá pensando que é muita coisa! Hahaha… mas fica em um lugar muito bonito.


Um dos lugares mais bonitos das montanhas de Wicklow, para mim, é o Guinness Lake. O nome oficial do lago é Lough Tay, mas ele é conhecido por Guinness porquê tem a água escura, como a famosa cerveja irlandesa, tem formato de uma Pint (copo que bebemos cerveja por aqui), e, além disso, por causa do movimento da água, na margem do lago forma-se um tipo de “onda” bege, com aparência espumosa, fazendo lembrar o colarinho da cerveja. O lago fica a baixo de umas montanhas, formando uma paisagem muito bonita.


Aqui nessa região do lago também é gravada o seriado Vikings.

Depois do Guinness Lake fomos para Glendalough. Esse parque fica no coração das montanhas de Wicklow.

No parque, lá no começo da idade média, no século 6, foi fundado um monastério, que, em 1398, foi destruído por tropas irlandesas. O monastério foi construído por São Kevin, um sacerdote ermitão e era descendente de uma rica família da Irlanda.

Hoje, no parque, tem somente ruínas do monastério…como uma torre de mais de 30 metros de altura, que servia para proteger o lugar que ataques Vikings; as igrejas de St Mary e St Kevin; um grande cemitério medieval; e partes da sala das escrituras e dos quartos dos monges e dos moradores locais.

Em Glendalough fica também os Lower e Upper lakes – lagos baixo e alto – que formam outra fotografia linda do lugar.

Você pode fazer duas trilhas para chegar nos lagos. Uma de 1,4 km e outra de 1,6 km. Nas duas, você passará pelo Lower Lake e chegará no Upper Lake. Eu recomendo fazer a maior, por que ela não é tão mais longa assim, e você pode aproveitar mais a paisagem e o local até chegar no lago alto.

O parque é grande. É necessário, ao menos, duas horas para passear por ele.

Sobre Glendalough é legal dizer ainda que, – além desse tour que passa por vários pontos de Wicklow – ,se você tiver mais tempo pela Irlanda, é uma boa ideia voltar ao parque com mais calma e aproveitar um pouco mais o dia por lá…parando para comer, relaxar e apreciar a paisagem.

Vale falar também que lá no parque foram gravadas cenas de filmes como Rei Arthur e Coração Valente.

Mas, continuando a contar sobre o meu passeio…


Para acabar o dia, fomos a Avoca Village, para um almoço/jantar em um restaurante/pub típico irlandês.

Essa pequena vila era famosa no século 17 por causa de seus moinhos de tecelagem. A cidade é uma graça e o passeio é legal pois mostra aos turistas como “funciona” uma pequena e calma vila nas montanhas de Wicklow.

É interessante falar ainda que nas montanhas de Wicklow – acredito que por ser um lugar incrivelmente bonito -, muito ricos e famoso têm ou alugam para temporada casas por lá. Bono Vox, do U2, por exemplo, possui uma residência nas montanhas e Michael Jackson também alugou uma casa e passou um tempo na região.

Esses foram os lugares que visitei no meu tour por Wicklow. Mas, por lá tem dois outros lugares que não fui – porque não estava incluso no pacote – e tenho muita vontade de conhecer. Um é o Powerscourt Estate, que é considero o terceiro jardim mais bonito do mundo. E o segundo é o Pub Johnnie Fox’s, conhecido por ser tradicional e o mais alto Pub da Irlanda.  Na próxima vez que for para Wicklow quero muito parar nesses lugares também.

Essas são minhas dicas sobre mais um tour para se fazer aqui no país. Wicklow é lindo e o passeio é cheio de belezas da natureza e ar fresco. Para quem vem a Irlanda… principalmente a Dublin, não pode deixar de ir para lá.

E você, já conhece as Wicklow Mountains? Tem alguma dica, sugestão, informação legal? Então compartilha com a gente. Escreva e mande sua manifestação para um dos nossos canais.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários