Paradas obrigatórias em Amsterdã

Na minha última publicação comecei a falar de Amsterdã. Comentei sobre o lado mais cultural, histórico e, também, divertido da cidade…mas, tudo relacionado aos principais museus da capital holandesa. Em um roteiro, eu trouxe dicas das melhores opções de Amsterdã, desde a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh, até os museus do sexo e da maconha. Relembre aqui.

Agora vou falar sobre outros pontos para se visitar. Começando por uma das paradas mais obrigatórias da cidade, o I AMSTERDAM.

Quem vai a Amsterdã tem que tirar uma foto no monumento. Ele fica em Museumplein, na frente do museu Rijksmuseum. O letreiro tem mais de 2 metros de altura e 23 metros de comprimento. Se você for para Amsterdã, tem que dar uma passada por lá.

Outro passeio que todo mundo que vai à cidade tem curiosidade de fazer é pelo Red Light District, a região de Amsterdã em que as prostitutas ficam expostas nas vitrines. Por lá há também casa de strippers, danças, boates, sex shops e qualquer outro tipo de comércio que está relacionado a sexo.

Para quem não sabe, na Holanda a prostituição é profissão, legalizada e que paga imposto.
E, como muitos sabem, nos Coffee-Shops da Holanda é permitido a venda de maconha ou haxixe. Por isso que, outro local que todo mundo – amante de maconha ou não – acaba fazendo uma parada, são nesses famosos Coffee-Shops da cidade.

Nos Coffee-Shops são vendidas ervas de todos os “estilos”, bolos, doces, seda, filtro e tudo que está ligado a planta. E, claro, é permitido fumar lá dentro.

Ahhh… vale falar que, pelo menos, no que eu fui, a venda de bebida alcoólica não era permitida… para não misturar as substâncias.

Alguns dos Coffee-Shops mais conhecidos são o Bulldog (importante falar que esse é muito turístico), The Rookies e Terlulia. Mas, a cidade tem muito outros. Para quem gosta do assunto, vale a pena investir um tempo nisso, rsrs.

Outra diversão garantida da capital holandesa é passear pelos canais… seja andando de bicicleta (veículo muito usado em Amsterdã) ou de barco.

Falando em barco, em Amsterdã tem os famosos passeios de barco pelos canais. O barco passa pelos principais pontos turísticos da cidade e as pessoas podem descer para conhecer o que desejar e pegar o barco seguinte.

Acredito que esse tour de barco seja legal, mas, eu sugiro alugar uma bike e, além de passear em volta dos canais, você pode ir para todos os outros lugares de Amsterdã pedalando… acho um passeio muito gostoso e você pode entrar no clima da cidade.

E, em Amsterdã você também tem que visitar a Dam Square. A Dam é a praça central da cidade, onde ficava o mercado antigo e a Catedral, Nieuwe Kerk. Essa catedral, que é do século 15, atualmente é um centro de exposições e eventos (a coroação dos reis holandeses são realizadas ali). O valor para conhece-la por dentro varia de acordo com a exposição que estiver acontecendo.

Na praça fica ainda o Palácio Real (koninklik Paleis), que é de 1.655 e onde, hoje em dia, são realizadas algumas exposições, e o Nationaal Monument, obelisco de 22 metros que homenageia os mortos na segunda guerra.

Vale falar que ali perto da praça fica também a Centraal Station, estação de trem da cidade, construída no século 19.

Ahhhh… e não posso deixar de lembrar que ali na praça fica o museu de cera, Madame Tussaud.

Duas outras praças conhecidas da cidade são a Leidseplein e a Rembrandplein. Ambas são cheias de bares e restaurantes.

Ahhhh… E da praça Rembrandplein é possível ver 15 pontes ao mesmo tempo, a Bridge of 15. Mas, preciso falar que não consegui ver todas. rsrs

E, como vocês sabem, eu amo visitar parques nas minhas viagens. E em Amsterdã eu não deixei de passear pelo Vondelpark. Achei o parque bemmmm grande. Bem legal fazer uma caminhada por lá e sentar um pouco para relaxar.

Para quem gosta de futebol, a tour pelo Amsterdã Arena, também conhecido como estádio do Ajax – principal time holandês -, pode ser uma boa ideia. Lá o turista pode visitar o estádio e o museu do time.

Passear pelo bairro Jordaan também é outra dica muito legal para se fazer na capital holandesa. Com a cara de Amsterdã, o bairro tem tudo aquilo que você imagina ser típico da cidade. É charmoso, fica entre os canais, é cheio daquelas casinhas características de Amsterdã, tem lojas de coisas antigas, galerias, mercados de rua e bares. Enfim…vale a pena se perder e se encontrar por suas ruas estreitas.

Agora preciso falar de uma coisa que não fiz (não sei por que?!?!?) e me arrependo muito…. os passeios pela região de Amsterdã. Entre os mais famosos estão os tours pelos moinhos de ventos, os campos de flores e os mercados de queijos. Particularmente, eu tenho vontade de fazer todos!!! Principalmente, a visita aos campos de Tulipas.

Na cidade há empresas que oferecem esses passeios. Eu super sugiro reservar, pelo menos, um dia para um desses tours.

Ahh vale falar que os passeios para os campos de tulipas são realizados somente entre março e maio…época que os campos estão floridos. Primavera. Vale a pena se programar. Um dos jardins mais famosos é o Keukenhof (o da foto). Ele fica em Lisse, cidade a 40 minutos de Amsterdã.

É legar lembrar também que se você (assim como eu) não tiver se programado bem, ou não tiver tempo de ir em um desses passeios, mas quer matar a vontade de fazer, pelo menos, algo parecido… você pode parar em uma das muitas lojas de queijos que tem na cidade. Pelo menos, dá para ter uma ideia de como é, rsrs. O duro é resistir e não comprar nada. Essas lojas costumam fazer degustações dos seus produtos… deixando ainda mais difícil sair de lá sem alguns diferentes queijos na sacola.

Não posso deixar de lembrar também que de Amsterdã eu fui para Bruxelas de ônibus. É bem rápida e barata a viagem. Vale muito a pena. O trecho entre as capitais belga e holandesa custou 20 euros e a viagem durou cerca de 4 horas.

Bom. Essas são minhas sugestões. Tenho muitaaa vontade de voltar para Amsterdã. Pretendo ir na primavera para ver os campos de tulipas, e ficar uns dias a mais para aproveitar tudo que for possível na cidade.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Foto Campo de Tulipa: http://traveldigg.com/

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários