Um roteiro para se apaixonar por Veneza

Vou falar um pouco mais sobre a Itália. Dessa vez, sobre um dos principais pontos turísticos do país, Veneza. Já fui à cidade duas vezes e ela é, de verdade, apaixonante. Com seus canais, suas pontes e suas ruas super estreitas, faz você se sentir dentro de um guia turístico ou em um filme. É linda!!!


A primeira vez que fui à Veneza era janeiro, ou seja, inverno europeu. A cidade estava com bastante turista, mas nada comparado com a minha segunda vez por lá, que foi no mês de maio, final de primavera e começo de verão. Veneza estava repleta de turistas, algumas vezes era quase difícil andar por suas ruas apertadas e pela Piazza San Marco (a principal praça da cidade). Sem falar que, o valor para andar de gôndola estava muito mais alto.

Nunca fui para Veneza no alto verão, mas consigo imaginar como a cidade fica, rsrs. . completamente lotada. Masss… mesmo assim!! Veneza é uma cidade que, independente da época que você vai à Itália, não pode faltar no roteiro. Ainda mais, se for uma viagem romântica… Veneza exala amor por todos os lados, rsrs.

Veneza por si só é um “ponto turístico” a céu aberto. Afinal, a cidade, onde as ruas são parte do mar, os carros e táxis são pequenos barcos e os ônibus são embarcações maiores… sem falar que a cidade toda é cortada por pontes… ou seja, querendo ou não, a cidade é puro charme sozinha.

Enfim, as duas vezes que fui a cidade fiquei por lá dois dias e acredito que é um tempo bom para conhecer seus principais pontos turísticos, se encantar e se perder muitoooo pela suas ruas e pontes.

Como falei, a principal praça da cidade é a Piazza de San Marco. Se perdendo e se achando pelos becos de Veneza, você, certamente, vai encontrar a piazza. Ela, como uma boa praça italiana, é cheia de turistas… e de pombos, rsrs (muitos turistas, aliás, tirando fotos rodeados de pombos… hahaha… o que, particularmente, nunca tive coragem de fazer, rsrsr).

A piazza é rodeada de prédios históricos, museus, lojas de suvenir e boas gelaterias. É uma graça. E, é lá que fica a Basílica de San Marco e a Torre dell’ Orologio.

A Basílica tem o estilo bizantino e sua fachada e interior são repletos de mosaicos. Ela foi construída no século 9 e é realmente muito bonita. Não se paga nada para visita-la. Porém, lá dentro fica o Tesoro dela Basílica, como o nome já fala, tesouros da Basílica; e o Pala d ‘Oro, um grande altar de ouro e pedras. Ambos são pagos para entrar… mas nada muito caro, cerca de 2 ou 3 euros.

E, a Torre dell’ Orologio é uma torre construída entre 1496 e 1499. Ela conta com um sino que é badalado por duas estátuas de bronze, uma de um homem mais velho e a outra de um mais novo. As estátuas ficaram conhecida como “os mouros” e os estudiosos acreditam que elas querem mostrar que existiam escravos mouros na cidade. Além disso, esse sino tem todo um “ritual” para ser tocado. A estátua do mouro mais velho bate o sino com o seu martelo um pouco antes da hora, representando o passado e o mouro mais novo, bate o sino um pouco depois, fazendo referência ao futuro.

Abaixo do sino está o leão alado, que é o símbolo de Veneza e também é encontrado por toda a cidade. Em seguida, fica o Anjo Gabriel, os Reis Magos, Maria e o menino Jesus e, logo depois, está o relógio que, além de marcar as horas, mostra os dias e as fases da lua.

Na piazza fica ainda o Campanile… como os venezianos o chamam, o El paron de casa… traduzindo, o chefe da casa, rsrs. O Campanile é uma torre de 99 metros de altura, que oferece a melhor vista do alto da cidade. Ele também é pago para entrar, mas acho que vale a pena.

Também na Piazza, ao lado da Basílica, fica o Palazzo Ducale. Muito bonito. O palácio já foi residência de duques, prisão e sede do governo. Ele pegou fogo e foi reconstruído no século 14. Lá dentro, se destaca a sala dela Milizia da mar, repleta de mapa mundi; e salas com obras de importantes artistas, como a del Maggior Consigilo, com quadros de Tintoretto e Veronese, por exemplo. Além disso, uma das mais famosas pontes da cidade, a Ponte dei Sospiri, conecta o palácio à antiga prisão. É preciso pagar para visitar o palácio, mas, para quem gosta, é bem interessante.

Por falar em ponte… um dos maiores charmes da cidade são as pontes que cortam seus canais. E, algumas delas são bem conhecidas e oferecem uma visão maravilhosa de Veneza. Entre as pontes mais famosas está, a já citada acima, Ponte dei Sospiri (Ponte dos Suspiros). Essa ponte nem é uma das 4 que cruzam o Grande Canal, mas é a mais popular. Como eu já falei, essa ponte liga o Palazzo Ducale à antiga prisão. A Ponte dei Sospiri ficou famosa pois, segundo falam, era por ela que os prisioneiros condenados a morte passavam antes de morrer e viam pela última vez a luz do sol, e isso os fazia suspirar. Por isso o nome, rsrs. Ela é bem bonita e tem uma bela visão para um dos canais da cidade, onde o turista pode ficar contemplando a paisagem e admirando os gondoleiros que passam por lá.


Outras pontes conhecidas são as quatro que cortam o Grande Canal, a Ponte dei Rialto, que é a mais antiga de Veneza (1588); a Ponte dell’ Accademia, toda feita de metal e fica perto do museu que leva o mesmo nome; a Ponte degli Scaizi, também conhecida como Ponte dos Descalços; e a Ponte di Calatrava, a mais recente delas, inaugurada em 2008.

Para quem gosta de museu, a cidade tem ainda duas galerias muito recomendadas, a Galleria dell’ Accademica de Venezia e a Fondazione Peggy Guggenheim. As duas trazem obras de artistas muito conhecidos.

A primeira tem coleções de Tintoretto, Tiziano e Veronese…sem falar da sessão de arte veneziana. E, a segunda, tem obras de Pollock, Dali, Miró, Picasso e ainda uma parte para exposições temporárias. Ahh…para quem não sabe (como eu não a conhecia, rsrs), vale falar que, Peggy Guggenheim, que era norte americana e morreu em 1979, foi uma importante colecionadora de arte moderna. Ela comprou o palácio, onde é o museu agora, e viveu lá por 30 anos. É legal lembrar também que o lugar onde o museu está é muito bonito, em frente ao Canale Grande. Eu não entrei nesses museus…na época não me interessei. Mas, acredito que seja bem legal.


As igrejas da cidade também têm afrescos assinados por grandes nomes da arte. As igrejas mais famosas são, a Basílica de Santa Maria Gloriosa, que é uma das maiores igrejas de Veneza e traz pinturas de Tiziano e Tintoretto. Essa Basílica fica na ilha de Giudecca. Tem ainda a Chiesa del Redendore, com pinturas de Veronese; a Santa Maria del Giglio, que conta com obras de Rubens; e Santa Maria de la Salute, que tem afrescos de Tiziano e Luca Giordano.

É importante falar que todas as igrejas da cidade, exceto a Basílica de San Marco, pagam para entrar. Mas, é possível comprar o ingresso Chorus, que dá direito a visitar todas as principais igrejas de Veneza.


Tenho que falar ainda sobre o passeio que todo mundo que vai a Veneza quer fazer: andar nas famosas gondolas. Eu fui e realmente é bem legal. Fiz esse passeio na primeira vez que visitei a cidade e, como era janeiro, ou seja, inverno, o passeio foi bem barato. Estávamos em quatro meninas e pagamos 40 euros (10 euros por pessoa). Mas, para quem vai à cidade no verão, que é alta temporada, é melhor se preparar. Andar de gondola fica bem caro nessa época… cerca de 30 ou, até mesmo, 50 euros por pessoa, dependendo em quantas pessoas estiver.

Mas, vale lembrar que, mesmo para quem vai à Veneza sem muita grana ou não quer andar de gondola ou entrar nas igrejas e museus pagos, isso, realmente, não fará muita diferença. Como já falei, a cidade, por si só, encanta qualquer pessoa que a visite e uma simples caminhada por lá já vale muito a pena.


Ahhhh….uma coisa legal de se fazer em Veneza também é entrar nas lojas de máscaras de Carnaval, ou, até mesmo, nas lojas de souvenir (todas elas vendem mascaras), e ficar admirando a beleza das máscaras. Cada uma com uma expressão diferente, brilhos e cores. São muito bonitas. Algumas das lojas permitem experimentar as máscaras e tirar fotos com elas.

Só lembrando… para quem não sabe, Veneza é muitoooo famosa pelo seu carnaval de máscaras. Eu nunca fui, mas falam que é muito legal… mas nada parecido com o carnaval brasileiro, rsrs.

Vale falar ainda que eu já ouvi muitas pessoas falando que Veneza tem um cheiro ruim, principalmente no verão. Eu visitei a cidade no inverno e no final da primavera e não senti nada. Não tive problema com isso.


E, para quem pode ficar uns dias a mais em Veneza, vale apena conhecer suas ilhas, como Murano, que é famosa pelos seus cristais; a vila de pescadores BuranoTorcello que é a cidade dos mosaicos e tem uma linda Catedral Bizantina; e, se for no verão, um bom passeio é por Lido, que tem uma praia, onde é possível tomar banho de mar. Eu não conheci nenhuma dessas ilhas, mas, com certeza, está na lista de passeio para minha próxima vez em Veneza.

Veneza é linda. Eu amo e acho que é uma parada mais que necessária para quem vai para Itália.

Texto by Flávia Pigozzi.

Fotos by Flávia Pigozzi e Italo Bustamante (veja mais fotos do Italo no link)

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários