Boas razões para viajar

Movido pelas reflexões da época de festas (Natal e virada de Ano Novo), me peguei em alguns momentos desta virada de 2015 para 2016 pensando naquilo que me trouxe até aqui… Por que criar um blog de turismo? Por que escrever sobre viagens? O que isso tem a ver com a minha vida, com a minha rotina, com o que penso? Por isso trago nesse primeiro texto de 2016, uma reflexão sobre essas escolhas, e as razões pelas quais viajar transformou minha vida em tantos sentidos…

Minha formação como jornalista não foi algo por acaso… sempre adorei escrever, ler, e me informar e saber um pouco de tudo… quando fui buscar minha especialização em cinema, lembro da reação de algumas pessoas: CINEMA??? Mas você é ator??? Mas… você não tem muito a ver com cinema, não é??? Essa sempre foi a minha preferida… e confesso que não tinha, e ainda não tenho muito do que talvez seja necessário para me envolver devidamente com cinema, mas até então, a sétima arte era a única que me fazia pensar na verdadeira viagem que é viver… você já parou para pensar como algo que é apresentado em pouco mais ou pouco menos de 90 minutos a você pode provocar tantos sentimentos? Tantas reflexões… tantas emoções… Como, nesse tempo ínfimo, você pode aprender tanto? Amar… odiar… e ter uma descarga de sentimentos que, até então, eu pensava, nenhuma outra prática poderia provocar?

Nessa verve maluca criei e administrei um blog de cinema por 7 anos (o Meia Entrada)… era uma maluquice… principalmente porque eu nunca conseguia me encontrar naquilo que eu escrevia… isso pode soar muito bizarro, eu sei, mas naquelas de estar sempre na procura da “pegada” do meu texto, me via influenciado pelos grandes portais de entretenimento, que massacravam com tantas informações, sem dar o devido valor a este detalhe, a informação em si… quando eu achei que finalmente tinha encontrado o jeito do meu texto, no dia seguinte mudava de novo, e no dia seguinte de novo, e de novo…

Paralelo a isso, mas nunca como foco principal, pelo menos para mim, o turismo, ou as viagens, sempre me acompanharam… joguei basquete durante mais de 10 anos, por isso sempre participava de competições pelos cantos do Brasil (isso daria tantos outros textos… rsrs)… além disso, meu pai era fotógrafo, e trabalhou para algumas das grandes cias aéreas brasileiras (Real, Varig e Vasp), então virava e mexia, a gente tava perdido em algum passeio nada a ver… mas eu nunca encarei isso como algo que faria parte da minha carreira…

Mas nos últimos anos, me envolvi em viagens bem animadas… daquelas que você planeja com fervor… junta grana… fica extremamente endividado… escolhe quem vai com você… escolhe passeios, lugares que quer muito ver… ou não faz nada disso, só prepara a mala e encara o que vier… só nessas, já se foi uma década de viagens… e o que eu aprendi em uma década de viagens? Que assim como em um filme, uma viagem é capaz de ensinar tanto, de provocar tantos sentimentos, tantas emoções, de te mostrar tanto… e acima de tudo, de provocar um auto conhecimento fora de série… só isso, para mim, já vale o investimento…

Contemplar o silêncio estando em uma montanha de 5 mil metros… estar em um dos destinos mais visitados do mundo… se ver perdido em uma cidade desconhecida… estar sozinho… estar sozinho em uma grande cidade… contemplar as transformações da natureza… observar, e se assustar, com a sua força, em algumas situações… se emocionar ao visitar um lugar que você queria conhecer desde a infância… se emocionar ao sentir a energia de qualquer lugar, que passa a ser mágico após a sua visita… poder dividir isso com quem você ama… encarar o desconhecido… ser respeitado… ser educado… ser você…

Uma viagem pode ser tão fantástica, a ponto de transformar sua vida… de te colocar em situações em que, talvez, nunca estivesse… te dá a oportunidade de ver o mundo, os lugares e as pessoas, de uma maneira que ninguém poderia te mostrar… te deixa pilhado (você precisa pensar em horários, precisa pensar em lugares, pensar em traduções, transportes, comida, em conversões, de não esquecer nada antes de chegar lá, ou de registrar tudo enquanto estiver lá)… mas te deixa tão relaxado, quando você se percebe em um lugar especial, num momento especial…

E o blog, onde entra a ideia de escrever a respeito de viajar? Bom, a ideia de criar um blog foi digerida com muita conversa durante quase um ano… muitas muitas muitas conversas… muitos planos… muitos detalhes… e desde o início o plano geral era o de ajudar as pessoas a realizarem esse sonho de viajar… de encarar essa transformação em suas vidas… mesmo para aqueles que já estejam mais acostumados a viajar… mas que ainda enxergam o encanto que está por trás de cada passeio, de cada mudança provocada em nossos caminhos após cada viagem ou passeio…

Claro que existem os gigantes do turismo… portais, sites, e blogs que fazem parte do cotidiano mais usual das pessoas, mas poder “roubar” um pouquinho dessa audiência faz querer continuar… temos muito a aprender (sim, escrever é um aprendizado contínuo), mas todas as conquistas, até agora, em quase 20 meses desde o nosso início, nos dá tanto o que comemorar… claro que não tenho essa responsabilidade toda para mim… a divido com dois outros malucos que também foram infectados por essa estranha mania de viajar… e acho que nossa fórmula tem tudo para dar certo… tanto que eu até consigo me encontrar naquilo que escrevo… rsrsrs…

E essa vontade de continuar por aí, viajando, conhecendo, ou sendo mais um desconhecido pelo mundão, se mantém como prioridade para 2016… nem o dólar ou o euro nas alturas podem nos impedir porque, afinal de contas, viajar não é só um hobby, é um estilo de vida…

E para você, quais as forças que te motivam viajar? O que te faz sair de um passeio já pensando no próximo? Como você encara essa vontade de estar por aí? Conte pra gente…

Texto by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários