Um Paraíso na Terra Chamado Arraial

Não vês que somos viajantes?
E tu me perguntas:
Que é viajar?
Eu respondo com uma palavra: é avançar!
Experimentais isto em ti
Que nunca te satisfaças com aquilo que és
Para que sejas um dia aquilo que ainda não és.
Avança sempre! Não fiques parado no caminho.

Santo Agostinho

Olá amigos Viveajantes… fiéis companheiros dessa grande aventura que é viajar… cá estamos para prosseguir rumo ao paraíso… nosso destino final… Vila de Mangue Seco, no extremo norte da Bahia, divisa com o Estado de Sergipe.

Foi uma viagem longa, mais de 5.000 km rodados, atravessamos quatro estados até chegarmos ao nosso destino… diferentes paisagens… diferentes culturas… diferentes pessoas… e em cada parada uma surpresa… e é justamente isso que queremos compartilhar com todos vocês… essa diversidade espetacular chamada Brasil.

Bom… chegou a hora de deixar essa linda cidade que é Paraty e desse pessoal maravilhoso do hostel… não é um adeus e sim um até logo… afinal, Paraty é uma cidade para várias visitas… e foi assim que nos despedimos, com uma promessa de um breve retorno.


Partirmos cedo, pois a viagem até Arraial do Cabo é longa (em torno de 430 km) e com várias paradas, além das convencionais para abastecimento e descanso/refeição, temos aquelas de contemplação e fotos, até mesmo porque vislumbraremos paisagens muito bonitas.

Além da estrada, que é excelente, e do belo visual do litoral sul carioca, o que primeiro chama atenção é quando nos aproximamos de Angra dos Reis e vislumbramos a imponente usina nuclear, que apesar da idade, ainda é uma construção chamativa e um dos pontos turísticos de Angra. Embora seja a primeira coisa a vir à mente, trata-se de uma cidade muito bonita e de uma história riquíssima.

A cidade foi colonizada pelos brancos em 1556 (458 anos de idade) e ao longo dos anos teve forte influência da Igreja Católica, e por isso a grande quantidade de conventos, igrejas e monumentos religiosos espalhados pela cidade.

Com a inauguração da Estrada Rio-Santos, a cidade foi descoberta pelos turistas. Ao percorrer as ruas do centro da cidade percebe-se lendas e fatos que permanecem até hoje arraigados na arquitetura de Angra. As igrejas foram preservadas, porém, sobraram poucas construções daquela época. Algumas das curiosidades são as ruas projetadas em curvas, seguindo o sentido dos ventos que sopravam por lá. Informações importantes: o município de Angra dos reis tem área total: 819 km² sendo, 626 km² no continente e 193 km² nas Ilhas.

Esse pequeno histórico da cidade foi só para alertar o viajante que Angra dos Reis merece uma visita mais longa, porque, sem dúvida, é uma das cidades mais bonitas do Rio de Janeiro.

Novamente na estrada, agora em direção à próxima parada para abastecimento e descanso, cidade de Mangaratiba.

Cidade tranquila e com muitos atrativos naturais, costuma receber muitos visitantes de cidades próximas, principalmente durante o verão. Com diversas opções de turismo, se destacam praias como a do Saco e da Junqueira, que são muito visitadas. Mangaratiba oferece diferentes praias, para os que gostam de mais movimento, e praias praticamente desertas. Dentre outros atrativos, destacam-se ilhas e cachoeiras, além de pontos históricos como as Ruínas do Antigo Teatro, Solar do Barão de Sahy e as Estradas do Príncipe e Imperial. Devido a grande quantidade de mata nativa preservada, o ecoturismo costuma ser forte no município, que oferece aos visitantes opções de trilhas e passeios. Com boa infraestrutura, a cidade conta com diversas opções de pousadas, hotéis e restaurantes, além de centro comercial.

Após breve passagem por Mangaratiba, voltamos à estrada rumo à capital carioca.

“cidade maravilhosa…cheia de encantos mil…”

“o Rio de Janeiro continua lindo…”

Quem não conhece esses trechos das famosas músicas que enaltecem as belezas naturais do Rio de Janeiro???

Contudo, quando adentramos sua região metropolitana, já na cidade de Itaguaí, a realidade é bem diferente… já quase no final da estrada Rio-Santos, na periferia do Rio de Janeiro, o que se vê são imensas favelas, trânsito intenso, poluição e nada das belezas relatadas nos versos acima, aliás, essa paisagem degradada só aumenta o desejo de atravessá-la o mais rápido possível… e quando se avista a ponte Rio-Niterói, se tem uma sensação de alívio muito grande porque o que ficou para trás não deixa a menor saudade.

Não estou fazendo uma propaganda negativa do Rio de Janeiro, mesmo porque sei que a cidade tem muitas belezas naturais, contudo, na sua maior parte, estão localizadas na sua faixa litorânea ou mais precisamente na zona sul. A zona norte, o chamado subúrbio carioca, e os municípios que compõem sua região metropolitana, carecem, em minha opinião, de qualquer atrativo turístico, ao menos no que se refere a belezas naturais.

Bem, mas esse só foi um parêntesis, afinal estamos só de passagem… após cruzarmos a Ponte Rio-Niterói é necessário ficar atento para não pegar a estrada errada… nossa intenção é prosseguir pela RJ-104 até o acesso com a RJ-106 a qual seguiremos até o município de Araruama na região dos lagos, nossa próxima parada.

A primeira vista o que chama a atenção em Araruama é a sua lagoa, a segunda maior do país com 220 quilômetros quadrados de superfície, e o imenso calçadão que a margeia.

Nas praias lacustres de Araruama, os adeptos de atividades como iatismo, windsurf e kitesurf colorem o belo cenário pontilhado por dezenas de salinas, areias brancas e vegetação rasteira. O point é a praia de Iguabinha, usada como base para os clubes de vela e as escolinhas de esportes.


Infelizmente, devido ao adiantado da hora, não pudemos apreciar muito de Araruama (certamente vale uma visita mais demorada), então, sem mais paradas, rumamos para o destino final dessa etapa de nossa viagem, a cidade de Arraial do Cabo.

Na estrada continuamos pela RJ-106 até próximo ao município de São Pedro da Aldeia, onde acessamos a RJ-140 até o seu final, após circundar o município de Cabo Frio.

Por volta das 17 horas chegamos ao nosso destino… agora, pensem numa cidade agradável, bonita, limpa, organizada e quando você chega logo dá vontade de se fixar… criar raízes… essa é Arraial do Cabo!!!

Conhecida como Paraíso do Atlântico, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, fazem desta cidade um convite ao turista.

Arraial do Cabo é famosa também pela prática de esportes náuticos, mais precisamente o mergulho, haja vista que um dos seus maiores tesouros é o fundo do seu mar… por isso também detém o título de “Capital do Mergulho”.


Como já disse, Arraial do Cabo me impressionou não só pelas suas belezas naturais, mas também pela estrutura. É uma cidade limpa, organizada, com uma população simpática e educada, francamente, nem parece uma cidade brasileira.

Chegamos para passar dois dias, mas logo me arrependi… deveria ter feito uma reserva para, pelo menos, uma semana… mas, planejamento é planejamento, então, devemos segui-lo à risca.

Falando em reserva, cabem aqui algumas palavras a respeito da nossa pousada, a Bicho do Mar. Uma delícia! Pequena mas com um ambiente muito agradável e com proprietários muito simpáticos e prestativos. As instalações também merecem destaque, pois além da limpeza, o espaço foi muito bem aproveitado, com acomodações na casa principal e nas edículas junto à piscina e um belo e bem cuidado jardim… enfim, só tenho elogios à Pousada Bicho do Mar em Arraial do Cabo (www.pousadabichodomar.com.br/).


Além das belezas de suas praias (onze ao todo), sua mata Atlântica preservada propicia caminhadas ecológicas. A beleza da flora e da fauna silvestres e a qualidade do ar que se respira, convidarão você para passear neste ambiente de paz e com várias trilhas e caminhos à sua disposição.

Um desses passeios era bem próximo à pousada e nos foi recomendado pelos proprietários, subir até o Pontal do Atalaia, e foi exatamente o que fizemos na manhã seguinte. A caminhada é puxada pois o morro é bem íngreme, porém a vista compensa o cansaço… é simplesmente deslumbrante!!! Não dá para definir, só vendo…


O pôr-do-sol mais bonito de Arraial pode ser contemplado do mirante do Pontal do Atalaia (que tem a vista para a da Ilha dos Franceses) e da Praia Grande. No final do dia, dezenas de pessoas sobem o morro do Pontal para assistir a esse espetáculo mágico.


Além das visitas a suas praias e as caminhadas ecológicas, os passeios de barco são atrações imperdíveis, principalmente para os adeptos de mergulho pois as águas de Arraial são cristalinas e cheias de vida o que as tornam propícias para essa prática.

Como já disse, essa cidade me encantou… e se me perguntarem onde eu gostaria de morar, sem dúvida, Arraial do Cabo ocuparia um lugar de destaque na minha lista.


Se esqueci de algum adjetivo para essa bela cidade, ficará para a próxima oportunidade, porque, companheiros Viveajantes, creio que já é hora de me despedir e, claro, desejar que tenham passado bons momentos acompanhando nossa jornada e convidá-los a prosseguir conosco no nosso próximo encontro.

Um grande abraço a todos e, caso queiram saber mais sobre Arraial indico aqui dois sites bem legais:

http://www.feriasbrasil.com.br

http://www.arraialdocabo-rj.com.br

Tchau galera………..valeu!!!

Texto e fotos by Julio Cesar

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários