O lado imperdível de Londres

Londres foi a primeira cidade fora de Portugal que visitei “sozinha” durante o meu intercâmbio. Mesmo morando na capital portuguesa por quase três meses, ter visitado algumas cidades nas redondezas de Lisboa e játe ter conhecido o Marrocos, foi em Londres que encarei minha primeira temporada de hostels – e amei – e também comecei a viajar só com amigos, sem guias turísticos, horários ou “compromissos” com um grupo de pessoas.


Eu adoro Londres. Tem o céu cinza mais lindo que já vi… rsrsrs… Pode não ser um fator legal para aqueles que gostam de sol e moram no país, mas eu fiquei encantada com a cidade, suas cores, as pessoas, o estilo de vida.


Fiquei quatro dias em Londres. O primeiro lugar que conheci na cidade foi o Museu de Cera Madame Tussauds. O Museu de Londres é o primeiro Madame Tussauds dessa famosa franquia que está espalhada em diferentes países.

Eu e meus amigos escolhemos começar o nosso tour pelo museu, pois existe uns combos de ingressos – Madame Tussauds + London Eye ou Madame Tussauds + Aquário de Londres, por exemplo. Escolhemos a primeira opção. Dá para economizar um dinheirinho. Veja as opções no link .


Eu adorei o museu. É impressionante como os bonecos são parecidos com as personalidades. E, além das milhares de celebridades de cera, o museu também tem um “passeio” do terror, com bonecos de cera e atores para assustar os visitantes, além de um cinema 4D da Marvel. Todas as atrações estão inclusas no valor do pacote.

O Madame Tussauds é muito grande, é preciso separar, pelo menos, umas quatro horas para conhecer o museu com calma. O valor do ingresso é um pouco alto. Mas, acho que vale a pena. Ainda mais com o combo de ingressos.


Saindo do Museu fui para a estação de trem King’s Cross, atrás da famosa plataforma 9 ¾ do filme Harry Potter. Eu não sou super fã dos filmes, mas achei legal conhecer. Tem a plaquinha que indica a plataforma e um carrinho de bagagem atravessando a parede.

Neste mesmo dia, no final da tarde, fui conhecer outro tradicional ponto turístico de Londres, a Rua Abbey Road. A esquina ficou famosa pela famosa foto que deu origem a capa e ao nome do 12º álbum dos Beatles. Para quem gosta da banda, vale a pena passar pela rua e imitar a famosa foto. Na rua também fica o Abbey Road Studios.

Na noite desse primeiro dia, passamos ainda no estádio do clube de futebol Arsenal. Não entramos porque já tinha acabado o horário de visita mas, acredito que para quem curte muito futebol, deva valer a pena.


No segundo dia da viagem, aproveitamos para conhecer os parques Kensington Gardens e o Hyde Park. Os dois são muito próximos. O primeiro deles é mais “calmo”. É gostoso passar um tempo em qualquer um deles, relaxando e olhando os londrinos fazerem exercícios.

Outro passeio que fizemos foi ver a troca da Guarda Real do Buckingham Palace. Para quem quer fazer essa visita, é preciso ter muita paciência. Só se consegue ter uma boa visão do “evento” quem chega com bastante antecedência. Depois de encontrar um bom lugar, você deve ficar em pé (por algumas horas) esperando a troca da guarda começar. É bonito, mas acho que tudo que é muito demorado enjoa. Pelo que sei, a troca da Guarda do Palácio acontece diariamente de maio a julho, às 11h30. Nos outros meses do ano ocorre em dias alternados. (site oficial para tirar as dúvidas sobre dias e horários)

Conseguimos conhecer os dois parques e ver a troca da Guarda Real na manhã de um dia. Deu tempo de fazer esses passeios em só uma manhã, pois acordamos bem cedo e também por que não conseguimos aproveitar muito o Kensington Gardens e o Hyde Park. Era outono e o tempo não estava tão bom para ficarmos mais tempo em cada parque.  Para quem vai em outras épocas do ano, os passeios nos parques podem – e devem – ser mais aproveitados.

Depois da Troca da Guarda, almoçamos na Oxford Street, famosa rua para fazer compras em Londres. Aproveitamos para fazer umas comprinhas na Primark também (conhecida loja de departamento). Quem quer fazer compras de artigos de marcas mundialmente conhecidas e mais caras pode também passar na Harrods, uma luxuosa loja de departamento que fica na Brompton Road.


Na parte da tarde, fomos visitar um dos mais famosos pontos turísticos da cidade. O Big Ben e seus arredores e a London Eye. Caminhamos pelas pontes Waterloo Westminster aproveitando a bonita vista do Rio Tâmisa, que casa perfeitamente com a arquitetura da região. Essa parte da cidade é linda. O Big Ben faz parte do Parlamento Britânico, que fica no Palácio de Westminster e, um pouco mais para frente, fica a conhecida roda gigante (London Eye). Conseguimos entrar na gigantesca roda gigante quando o dia estava a acabando e o sol se pondo, então vimos, de lá de cima, a cidade durante o dia, durante a noite e o por do sol. Foi sensacional!!!

Ahh… na região também fica a Westminster Abbey, igreja que o príncipe William se casou com Kate Middleton. Não lembro a razão, mas não conseguimos entrar na igreja.


No outro dia, aproveitamos que era sábado e fomos para Notting Hill, o famoso bairro de Londres onde foi gravado muitos filmes, entre eles “Um Lugar chamado Notting Hill”. O bairro é uma graça, muito parecido com o que aparece nos filmes, com suas casinhas com as portas que dão direto na calçada, suas lojas de livros, de discos, de roupas e a feira de Portobello.

A feira de Portobello, que fica na Portobello Road, acontece todos os dias da semana, mas é aos sábados que ela é ainda melhor. Lá você encontra objetos antigos, alimentos, flores, roupas, discos…. é bem legal.

Nesse dia fomos também para a Picadilly Circus e suas redondezas. A Picadilly Circus é a conhecida “praça” de Londres onde cruzam as ruas Ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street. O lugar é famoso por que de lá se tem uma interessante visão das ruas que a cruzam, das inúmeras pessoas (muitos turistas) que passam pela região e dos gigantes painéis publicitário. Nas redondezas da Picadilly Circus tem lojinhas de souvenirs e lojas bem conhecidas como a dos chocolates M&Ms.

E, andando pela região, você vai parar no Leicester Square. É nessa área que ficam os teatros, cinemas e baladas da cidade. É um ponto noturno que vale a pena conhecer. Próximo dali também fica a Trafalgar Square, a principal praça da cidade, onde está a National Gallery, com uma das maiores coleções de pinturas do mundo (entrada gratuita).

O tradicional bairro Soho também fica nos arredores da Picadilly Circus. Durante o dia o local oferece diferentes restaurantes, com comida de todas as partes do mundo. E, durante a noite os pubs e danceterias da rua ficam super concorridos, com filas para entrar e pessoas dos mais variados estilos.


Para se despedir de Londres, fomos passear pela região da Tower Bridge. A ponte é linda!!! A região é super gostosa. Vale a pena passar um tempo lá observando o Rio Tâmisa e a arquitetura do local, onde as construções antigas se misturam com os prédios modernos. Como era outono, as pistas de patinação no gelo já estavam por toda a cidade. Aproveitamos para patinar também, com a bonita visão da ponte.

Andando um pouco pela região da Tower Bridge chegamos na Catedral Anglicana, St Paul’s Cathedral, onde o príncipe Charles se casou com a Lady Diana. Mas, é preciso pagar para entrar na igreja, então só a conhecemos pelo lado de fora… rsrsrs…

Na tarde desse dia, fomos conhecer o Museu da História Natural. Ele é muito grande. Para quem quer conhecê-lo bem, é necessário pelo menos um dia todo para conhecer tudo. Achei muito legal. Não consegui visitar todas as áreas e quero muito voltar um dia.

Uma dica importante. Eu conheci Londres no outono. Quem for para cidade na mesma época ou no inverno, vale lembrar que escurece muito cedo nesses períodos do ano. Tipo 17 horas está escuro como a noite. Então, é legal se programar bem e acordar cedo para visitar os pontos turísticos que são a céu aberto enquanto ainda está claro, com uma melhor visão de tudo.

Ah, ainda em tempo… O prato tradicional de Londres é o fish and chips. É gostoso, mas nada mais do que peixe e batatas. Já experimentei combinações mais atraentes.

Até a próxima viagem. Beijos.

Texto e fotos by Renata Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários