Morro de São Paulo: uma pausa para a diversão

“Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover.”

Robert Louis Stevenson


Olá companheiros Viveajantes… no meu último post me despedi de Boipeba dizendo que a nossa próxima parada seria a encantadora Vila de Mangue Seco… lembram-se???

Muitos de vocês devem ter se perguntado como alguém viaja para conhecer Boipeba e sequer menciona Morro de São Paulo, que simplesmente fica na ilha ao lado?!?!

Para corrigir essa “heresia” vou falar nesse post sobre Morro de São Paulo, aproveitando uma viagem que fiz até lá há cerca de uma semana… tenho certeza que não se importarão se der uma pausa em Mangue Seco… mesmo porque Morro é simplesmente fantástico!!!

Vou usar o roteiro partindo de São Paulo (cerca de 2:30 hs de vôo), porém também serve para quem parte de outras cidades do Brasil, e desembarque no Aeroporto de Salvador.

No meu caso, como desembarquei por volta das 12:30 hs, achei mais prudente pernoitar em Salvador e sair pela manhã para pegar o ferry boat no Terminal Marítimo de São Joaquim até Itaparica. Além de ser o roteiro mais econômico, ao meu ver, também é o mais interessante e o mais utilizado pelos viajantes/turistas do Brasil e do mundo para chegar até Morro de São Paulo… existe a opção mais rápida que é o catamarã direto de Salvador até Morro via mar aberto, contudo, são mais de 3 horas sacolejando e o estômago, por mais forte que seja, costuma reclamar… portanto, náuseas são sintomas normais para quem opta por esse tipo de  transporte…

A travessia da Baia de Todos os Santos durou aproximadamente 45 minutos e foi bem tranquila e interessante, pois você tem uma ampla visão do porto e da parte de Salvador banhada por ela.


O ferry atraca no terminal de Bom Despacho e de lá é pegar um ônibus até a cidade de Valença (em torno de 2 horas de viagem a R$ 20,00 a passagem). Chegando lá é só se dirigir até o cais e tomar o barco até Morro… eles saem a todo momento… eu optei pela lancha rápida que faz o percurso em aproximadamente 30 minutos a um preço de R$ 18,00.

Em Morro de São Paulo há uma infinidade de pousadas e uma infraestrutura invejável… lojas, caixas eletrônicos, restaurantes, etc… em resumo, o turista não terá do que reclamar!!!

Aliás, aliado a toda essa infraestrutura tem também o sol, mar, belas paisagens… é tudo de bom!!!

Além de toda a sua beleza e facilidades, Morro também apresenta figuras pitorescas… como na vila tudo só é feito a pé (é proibido todo tipo de transporte motorizado, e até mesmo bicicletas), ao desembarcar no cais você já topa com a figura do “carregador de malas”, ou seja, o nativo que presta esse tipo de serviço “pilotando” um carrinho de mão… aquele mesmo… de construção… e olhe, dependendo da sua bagagem é uma mão na roda porque serão longas subidas e descidas até seu destino… simplesmente exaustivo!!!


Morro de São Paulo é dividida em quatro praias… a primeira (mais próxima do centro) é caracterizada pela sua pequena dimensão e sua localização ao lado das lojas e comércio em geral. A segunda praia é a mais movimentada e badalada, é onde começa o deck e estão concentrados os bares e restaurantes da vila. A terceira praia é mais calma e menos badalada, porém tem ótimos restaurantes a preços bem mais convidativos que os da segunda praia. A quarta praia já é mais isolada (o deck termina na terceira praia), só que isso não é uma desvantagem haja vista sua natureza deslumbrante… com certeza é a mais bela de todas!!!

Eu fiquei hospedado na terceira praia, na pousada Chez Max, a qual considerei bem agradável… um chalé bem confortável e no meio de um jardim fantástico… ahh, o preço é bem justo…

Como cheguei tarde e, após me acomodar, a fome apertou… encontrei um restaurante bem simpático no início da segunda praia… o Pedra sobre Pedra, instalado na rocha e sobre uma espécie de palafita onde a maré adentra sob seu piso… muito legal!!!

Agora, minha indicação não fica por conta da sua localização mas sim pelo prato que tive o prazer de degustar… um escondidinho de camarão simplesmente fantástico… não deixem de prová-lo!!!


Morro de São Paulo é um dos destinos turísticos preferidos do Brasil por aliar programas e diversão para todos os gostos e idades… crianças, jovens, adultos e idosos… todos encontram o que fazer e aproveitar tudo o que essa vila/ilha oferece.

A noite em Morro é uma delícia… seja para jantar, beber, ouvir boa música, comprar ou simplesmente passear pelas ruas e vielas ou sentar na praça central e curtir a vida passar em diversos tons e idiomas… ou olhar para o alto e simplesmente admirar o céu estrelado.


À noite a Praça Aureliano Lima, transforma-se em um dos pontos turísticos mais procurados de Morro de São Paulo. Lá, entre luzes e o colorido das barracas, o turista encontra muitas opções, originais e de bom preço para levar de recordação de Morro de São Paulo ou de presente para alguém querido.

A feira conta com vinte expositores e no verão geralmente esse número aumenta consideravelmente. Os trabalhos expostos são variados: objetos de decoração, bijuterias feitas em prata e também confecção para crianças e adultos. Os artesãos são moradores do Morro de São Paulo, e a feira tem início todos os dias às 18 horas e estende-se até o final da noite.

Morro não é só agito, e num dia de sol e céu azul aí se revela mesmo um paraíso. Suas belezas naturais, como praias de águas calmas e cristalinas, areias brancas e vastos coqueirais além da sua densa Mata Atlântica compõem um cenário de tirar o fôlego.

“Morro de São Paulo é o terceiro maior polo turístico da Bahia. Está situado ao sul da capital baiana Salvador e faz parte do único município arquipélago do Brasil dentro do conjunto de ilhas da Cidade de Cairu. Localizado na Ilha de Tinharé, que leva o mesmo nome do arquipélago, é o destino ideal para todos os turistas e já vem agradando visitantes do mundo todo e já incluíram este paraíso em seus roteiros de viagem.”

Em Morro você vai encontrar diversas opções de divertimentos, passeios e lazer (tirolesa, lancha, caiaque, stand up, etc…), mas nada supera uma boa caminhada, e olhe, é o que você mais fará na ilha… é puro prazer!!!


E dentre a infinidade de opções que Morro oferece, além, é claro de conhecer suas lindas praias, você não pode deixar de visitar as ruínas do forte (construído para conter as invasões holandesas do século XVII) e subir a trilha até o farol, uma caminhada difícil porém recompensadora pois a visão do mirante é espetacular.

 



É isso aí amigos Viveajantes… esse post foi apenas uma pincelada do que é Morro de São Paulo… para realmente vivenciar toda a beleza que esse lugar oferece só indo até lá e sentindo na pele e nos olhos essa emoção…

Outra coisa boa é que Morro é bem democrática… lá você encontra hospedagem e refeições para todos os bolsos.

Como disse, eu não podia deixar passar essa oportunidade de mostrar um pouco desse lugar belíssimo… uma pequena pausa em nossa aventura, mas com certeza valeu muito a pena… não concordam???

Agora sim estamos prontos para Mangue Seco… e com uma preliminar dessas só enriqueceu nossa aventura… então, até lá companheiros e continuem conosco nesse grande barato que é “viveajar”……. bye…

Dicas:

· Não deixem de conhecer o restaurante “Pedra sobre Pedra” e, de preferência, experimentarem o escondidinho de camarão… fantástico!!!

· Para passar o dia na praia… sob o guarda-sol saboreando uma caipiroska ou estirado naquela espreguiçadeira e com direito a uma refrescada nos pés com água do mar… cortesia do Jhô, do bar e restaurante Marilyn (2ª Praia)… figura simpaticíssima…

· Jantar a luz de velas, acomodado num confortável sofá sobre as areias da 2ª Praia, degustando um maravilhoso “penne ao mare monti” no restaurante Sambass… e ainda com música ao vivo… delícia!!!

· Caminhar pela 4ª Praia… se refrescar em uma de suas piscinas naturais… e depois tomar um solzinho com direito a coco gelado ou caipiroska de maracujá numa barraquinha de praia… muito bom…

· Na volta desse passeio pela 4ª Praia (retorne, no máximo, por volta das 15 horas para evitar a maré cheia), com certeza já com aquela fome, pare na 3ª Praia e se acomode no restaurante e pousada Bizu* Aradhia (argentino com jeito baiano) e “ataque” a deliciosa moqueca de camarão… a melhor que provei na Bahia… e por um precinho bem camarada…

· Pela manhã, visitar as muralhas e ruínas do antigo forte do Morro… muito legal!!! e na volta aproveitar a maré baixa, descer pelo cais e caminhar pela praia da baia em direção a Vila de Gamboa para se “lambuzar” na argila amarela que brota das encostas… dizem que é muito bom para a pele…

Sites interessante:

http://www.morrodesaopaulo.net

http://www.feriasbrasil.com.br

Texto e fotos by: Julio Cesar.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários