De malas prontas rumo a Paraty

Olá amigos Viveajantes!!!

Como já disse anteriormente, viajar é a melhor coisa do mundo…porém uma viagem começa com planejamento, e planejá-la é tão bom quanto viajar.

Claro que uma viagem de final de semana, aquela que você decide de ultima hora e põe toda a família dentro do carro e cai na estrada não requer um planejamento antecipado, isso porque, na maioria dos casos, trata-se de uma viagem curta onde a surpresa é o maior dos prazeres.

Contudo, numa viagem de maior duração (férias, lua de mel, aventura sem compromisso, etc…), um bom planejamento é indispensável para evitar surpresas desagradáveis. Já imaginou chegar naquele destino tão esperado e não conseguir estadia?!?!?! ou então escolher conhecer uma atração local e se desapontar porque simplesmente não era aquilo que você esperava?!?!?! com um bom planejamento de viagem esses inconvenientes não acontecerão porque, simplesmente, você já se programou.

E francamente, para mim, viajar começa no planejar, o que pode ser tão espetacular quanto a própria viagem em si!!!

No meu caso – aquela viagem há muito desejada – foram mais de 5.000 km de carro até Mangue Seco, na divisa entre os estados da Bahia e Sergipe. Foi delicioso planejar essa viagem, cada parada, cada atração para conhecer, escolher onde ficar, reservar pousadas, calcular o quanto rodar por dia e os custos com combustível e alimentação, entre outras coisas.

A minha viagem começou uns 3 meses antes quando tracei o roteiro e as paradas, e a internet foi fundamental para que tudo saísse perfeito. A ferramenta/site Google Maps foi extremamente útil nessa fase, como auxílio na verificação das condições das estradas e para me dar uma noção geral do que as cidades ofereciam (infraestrutura e pontos turísticos, por exemplo).

Outro site bem interessante e que me ajudou muito a compor esse roteiro foi o hotelinsite, um guia que relaciona hotéis e pousadas em todo o país por preço médio das diárias. Esse site foi de grande ajuda para reduzir os custos com hospedagem, e como também traz os links para acessar as páginas dos hotéis, você evita transtornos com escolhas às cegas.

Nesse espaço pretendo contar cada detalhe das minhas paradas, falar sobre as cidades que visitei, o que vi, o que gostei (e o que não gostei), falar sobre a acolhida, dar dicas sobre o que fazer, o que ver, o que e onde comer, o que visitar…enfim, pretendo expor minhas impressões pessoais sobre os locais que visitei e assim ajudar nosso leitores Viveajantes, aqueles que talvez se interessem em seguir alguns desses meus passos, e incentivá-los a cair na estrada. Mas não se esqueçam, planejem, pois assim evitarão surpresas não muito agradáveis e com certeza fará com que a viagem seja muito mais prazerosa.

Como foi uma viagem muito longa, tanto em tempo quanto em distância percorrida (foram quase 20 dias e mais de 5.000 km percorridos), no planejamento também levei em consideração a época para realizá-la. Achei mais prudente viajar em agosto, isso porque no inverno o tempo é mais seco, o que reduz os problemas resultantes das chuvas, como inundações, queda de barreiras e pontes, ou seja, coisas bem comuns em países de clima tropical como o nosso e que podem atrapalhar em muito o sonho da viagem perfeita.

Mas, vamos lá… malas prontas, carro revisado, domingão de sol, ou seja, tudo perfeito para iniciar nossa aventura…beijos na mãe e nos filhos…a esposa (fiel companheira) já acomodada no banco ao lado do motorista… é só dar a partida e cair na estrada.

Para tentar aproveitar ao máximo das belezas proporcionadas por nossas paisagens, já que teremos muito o quê ver em tão pouco tempo, decidi pegar a estrada Rio-Santos desde seu início e assim usufruir do nosso magnífico litoral norte paulista. Claro que, como já disse, o tempo é curto e há muito o que ver, mas até Paraty (nossa primeira parada com hospedagem) deu para observar e aproveitar muita coisa legal, e isso é o que pretendo contar a partir de agora.

Pois bem, seguimos pela Rodovia dos Imigrantes até a baixada santista e alcançamos o primeiro objetivo, a BR 101 ou como é mais conhecida, Rodovia Rio-Santos.

Passamos por Cubatão e Bertioga até cruzarmos o limite com São Sebastião, onde começa o trecho onde, a meu ver, estão localizadas as mais belas praias paulistas… ou se preferirem, onde começa o nosso litoral norte.

Das 36 praias de São Sebastião, de um litoral de mais de 100 km de extensão, a nossa primeira parada foi na belíssima Barra do Una (acesso pelo km 80 da Rv. Rio-Santos).

A primeira coisa que você admira ao entrar na vila é o seu centrinho com suas construções do século 17, como a Igreja Matriz … só aí já valem muitos cliques!!!

A praia é uma delícia com suas areias claras, soltas e mar pouco agitado… e as águas cor-de-chá do rio Una desaguando no mar apresentam um belíssimo espetáculo da natureza.

De Barra do Una saem passeios de lancha para as ilhas do Montão de Trigo, das Couves, dos Gatos e Alcatrazes, locais praticamente intactos e de uma beleza singular.


Depois de momentos bem agradáveis na bela Barra do Una, voltamos à estrada… aliás, que bela estrada… é muito gostoso dirigir por ela… asfalto bom, visual melhor ainda… é só aumentar o som e curtir à sua esquerda a paisagem da Serra do Mar e sua mata exuberante enquanto à direita vislumbramos praias e costões que valem muitas paradas (são vários os mirantes) para fotos e mais fotos…

Escolhemos o centro de São Sebastião para o almoço, mais antes uma paradinha na minha praia predileta, Camburi e Camburizinho, esta, em minha opinião, a mais bela praia do litoral paulista.


Depois de apreciar um belo peixe no almoço, seguimos viagem (sem mais paradas, apesar da paisagem convidativa) até Paraty… mas isso já é uma outra história…. e vamos contá-la numa outra oportunidade.

Não deixem de acompanhar essa aventura… Até a próxima companheiros Viveajantes!!!

Texto e fotos by: Julio Araujo.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários