Conheça Praga, uma cidade capaz de deixar um gostinho de quero mais

Praga, na República Tcheca, sem dúvida, é um dos lugares preferidos por onde estive. A cidade é linda e mágica. Parece que faz voltar para o tempo da idade média, com sua arquitetura e suas ruas estreitas. Acredito que três dias sejam um bom tempo para conhecer os pontos principais sem correria. Eu fiquei dois, com gostinho de quero mais.


A cidade é dividida em partes. Começamos pela Cidade Nova, que foi fundada por Carlos IV em 1348. Lá fica o Museu Nacional, que está no fim da Praça Venceslau (Václavské Námestí), que, na verdade, mais parece uma grande avenida, com lojas de marcas famosas na Europa toda e restaurantes.  A Ópera da cidade e a estação de trem Praha Hlavni também ficam nessa região.

Descemos na estação do metrô próxima ao Museu Nacional, que é lindo. Fomos andando pela avenida e “descobrindo” a cidade até chegar na Cidade Velha, onde encontramos logo o famoso Relógio Astronômico, rodeado por muitos turistas, rsrs.

O relógio fica na Praça da Prefeitura Antiga, a Old Town Square. E é lindo. Tem várias marcações de tempo.  A cada hora tem um “desfile” com os 12 apóstolos e santos (funciona tipo um cuco. Os apóstolos “saem da casinha”, fazem sua “apresentação” e depois voltam). Eu vi em alguns sites que essa “apresentação” acontece somente entre as 9 horas e as 21 horas (eu não lembrava disso).

Na região da Old Town Square também ficam outras igrejas e construções muito antigas (mas, lindas). Ali próximo fica a Týn Church, a conhecida igreja que tem as torres negras que dizem ser por conta da poluição, e mais prédios históricos. Vale a pena passar um tempo nessa região, descobrindo cada lugar.

Eu fui para Praga no final do ano e, nessa época, em toda a Europa existem feiras de natal. Lá também tinha. Além de artigos natalinos, na feira também tinha as tradicionais barraquinhas que vendem os famosos presuntos – Old Prague Ham -, os “cachorros quentes” com aquelas linguiças grandonas e o tradicional doce, Trdelnik, que, em minha opinião, são os melhores doces na “categoria tradicional” que comi. São como uma rosquinha com açúcar e canela. E tinha a opção de colocar Nutella dentro. Muito bom.

Da praça fomos caminhando para a mais famosa ponte da cidade, a Ponte Carlos (Karluv Most). Além de ser linda pela sua arquitetura, cheia de estátuas e luminárias, a ponte é famosa também por que é lá que fica a estátua de São João Nepomuceno e seu cachorro. Segundo contam, ele foi jogado no rio naquela altura da ponte depois de se negar a revelar segredos da rainha. E, de acordo com a lenda, quem passar a mão no cachorro que está com ele, volta à Praga.  E lá tinha um monte de turista passando a mão no cachorro… rsrsrs

Da Praça também é possível ir caminhando até no Josefov, conhecido bairro judeu, com quatro sinagogas, um museu e um cemitério. O ruim é que não dá para comprar ingresso só para um desses pontos. Os ingressos somente são vendidos em “combo” e se não for possível visitar todas as atrações, é necessário escolher entre elas e acabar “perdendo” os outros passeios.  Esse é um dos meus “gostinhos de quero mais”. Não consegui fazer esse passeio, mas dizem que vale muito a pena.


No outro dia de passeio, fomos ao Castelo (Hradcany), que já foi a residência de príncipes e reais e hoje é onde fica o presidente. Na região do castelo ficam a Catedral St. Vitus, o Old Royal Palace, o Golden Lane, a Basílica St. George, a Torre de Pólvora, e os jardins que, por serem fechados no inverno, eu não conheci, pois fui em dezembro.

Ali também fica a Vila Golden Lane, com casas do século 16. Na casa número 22 morou Franz Kafka Museum, famoso escritor tcheco.  Atualmente, por lá, você encontra lojinhas de souvenir.

Outro ponto turístico famoso de Praga é o Prédio que Dança (Tančící dům). O prédio é moderno e não se parece em nada com a arquitetura antiga da cidade, mas eu gostei. O local não está aberto para visita. A arquitetura do lado de fora é o que chama a atenção dos turistas.

Em Praga também fica a famosa igreja onde está a milagrosa imagem do Menino Jesus de Praga, a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa. Para os devotos e religiosos é um ponto que tem que ser visitado. A igreja é uma graça, a imagem é linda e passa uma paz muito boa.

Esses são os principais pontos de Praga… os que fizeram eu me apaixonar e querer voltar. Eu não consegui visitar tudo que queria, como os pontos do bairro judeu, pois minha amiga foi roubada e perdemos um tempo na delegacia. Foi chato, nem vimos como aconteceu… mas, não nos traumatizou. Isso pode ocorrer em todas as cidades e com qualquer pessoa. Por isso, em qualquer lugar que esteja, é importante prestar atenção no local que coloca o dinheiro e os documentos….

Ahhh, a moeda de Praga é a Coroa Tcheca. É importante lembrar de trocar o dinheiro, mas também é super possível e – dizem – vantajoso trocar lá mesmo. Tem casas de câmbio espalhadas por toda a cidade.

Eu amo Praga… espero que gostem.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários