A Península Encantada de Maraú

Olá amigos Viveajantes!!! Desejo que tenham passado um ótimo final de ano… recarregado as baterias e prontos para novas e grandes aventuras… 2015 promete um vendaval de emoções e não vamos perder nada, claro!!! então, vamos nessa porque viajar é o que interessa…

Para começarmos bem o ano vamos continuar falando da boa terra.., estive recentemente com minha filha na Bahia passando férias e descobri novos e maravilhosos lugares que agora compartilho com vocês…

Voamos para Salvador em setembro, que é uma boa época para viajar, pois é fora de temporada e os preços estão bem convidativos, além disso, o clima seco de inverno é propicio para aproveitar o que a natureza exuberante dessa terra tem de melhor para nos oferecer.


Após um pernoite em Salvador (escolhemos um hotel no bairro de Amaralina, a poucos quilômetros do porto), arrumamos as mochilas e partimos em direção ao Terminal São Joaquim, de onde embarcaremos no ferryboat em direção a Bom Despacho na Ilha de Itaparica, pois lá é que saem os ônibus para a cidade de Valença, nosso próximo destino.

Atravessar a Baia de Todos os Santos nessas barcas (ferryboat) é bem interessante… é uma mistura de gente bem bacana… pessoas a caminho do trabalho, voltando para casa (muitos moradores da ilha vão até Salvador para fazer compras, para consultas médicas, a passeio… etc…) e muitos turistas nacionais e estrangeiros… para esses então vale um parêntesis… encontramos um casal, não tenho certeza, mas me pareciam de origem escandinava (suecos, talvez…) com grandes mochilas e duas crianças, sendo uma de colo… de poucos meses de idade… eu menciono isso pelo fato de que os europeus, diferentemente dos brasileiros (na minha opinião, claro…), não têm receio de embarcar com seus filhos, independentemente da idade, em aventuras pelo mundo… particularmente acho isso muito legal, pois apesar de todo o cuidado que se deva ter com crianças, principalmente bebês, isso não é empecilho para viajar e conhecer lugares.

Bem, fechando esse parêntesis, curtimos bastante essa travessia, ainda mais que pudemos vislumbrar um belo espetáculo dado por golfinhos acompanhando alegremente a embarcação.


Depois de aproximadamente 45 minutos de travessia, atracamos no Terminal de Bom Despacho em Itaparica, e imediatamente já embarcamos no ônibus que nos levará até a cidade de Valença. O trajeto é rápido (cerca de 2 horas) e numa estrada cujas condições são razoáveis, muito por conta de várias obras no percurso, mas nada que atrapalhe a viagem.

Recapitulando… se você pretende visitar essa região (Morro de São Paulo, Boipeba, Península de Maraú), o ideal é fazer esse trajeto… de Salvador via ferryboat (Terminal São Joaquim) para Itaparica (Bom Despacho) e no próprio terminal de desembarque já compre uma passagem de ônibus para Valença… isso, é claro, para aqueles sem pressa e econômicos como eu… e afinal, correr para quê… estamos de férias oras…

Depois de duas horas de viagem chegamos à rodoviária da cidade de Valença… uma dica: se você pretende ir até Morro de São Paulo ou Boipeba, peça para o motorista deixá-lo próximo ao porto, onde embarcarão em uma das diversas lanchas rápidas que fazem o trajeto em menos de uma hora.

Após o desembarque já comprei as passagens para a cidade de Camamú, de onde partem as embarcações para a Vila de Barra Grande, já na península de Maraú.

Esse trajeto, que também dura em torno de duas horas, foi feito sem problemas… chegando em Camamú, não precisem se preocupar pois o ponto final do ônibus é bem em frente ao cais… é só deixar suas malas com um dos vários carregadores locais, que por uns trocados lhes acompanham e dão todas as informações de como comprar as passagens das lanchas para Barra Grande.

Já acomodados na lancha, foi só aproveitar a viagem pela baia de Camamú e apreciar as belas paisagens proporcionada por aproximadamente uma hora de travessia.


“Este santuário ecológico revela uma variedade de ecossistemas costeiros, compreendendo águas interiores, piscinas naturais, estuários e o vasto Oceano Atlântico com belíssimas praias, restingas, recifes coralinos, manguezais, campos naturais e tipos florestais da Mata Atlântica com uma variada fauna e flora. E ainda ecossistemas flúvio-marinhos e terrestres com imensas cachoeiras, trilhas ecológicas. Local ideal para a prática do turismo ecológico, descanso, trilhas, mergulho, pesquisa ecológica.”

Enfim chegamos ao nosso destino, cais da Vila de Barra Grande… já passavam das 15 horas quando desembarcamos… cansados e famintos contratamos os serviços de um “piloto de carrinho de mão” local para levar as bagagens e nos indicar a localização da pousada, claro…

Mesmo cansados, ficamos boquiabertos com a beleza do lugar… e isso foi só uma primeira impressão… é uma verdadeira “pintura”… o canal, o mar, a pequena vila já adaptada ao turismo… nos faltam adjetivos para expressar toda essa beleza…


A Península de Maraú está localizada na Costa do Dendê, no Estado da Bahia, a 269 km ao sul de Salvador e a 120 km ao norte de Ilhéus.

“Eleita pelo Guia Quatro Rodas como o lugar eco-turístico mais bonito do Brasil, a Península de Maraú é um imenso paraíso no Sul da Bahia, entre a baía de Camamú e Itacaré… é um dos poucos lugares que preserva um ecossistema quase intocável… possui ainda um riquíssimo sistema marinho e uma imensa biodiversidade em sua fauna e flora. Ali é possível conhecer locais maravilhosos como a Ponta do Mutá, Lagoa Azul, Lagoa do Cassange, Ilha da Pedra Furada, e outros lugares igualmente ricos em informações ecológicas.”

Ficamos na pousada Terra e Mar, bem próxima do centrinho da Vila de Barra Grande… confortável, com ótimas instalações e a um preço bem camarada (na época a diária casal ficou em R$ 120,00), vale a indicação para quem pretende conhecer e tirar o máximo proveito desse paraíso.


Depois de acomodados, fomos almoçar porque ninguém é de ferro, não é??? A vila tem uma infraestrutura turística muito boa… vários restaurantes para todos os gostos (especializados em peixes, massas, carnes, etc…), bares, lojas de artesanato, moda, mercadinhos, entre outros vários estabelecimentos.

Como ainda restava um tempinho até o anoitecer, fomos andar pela praia do canal até a Ponta do Mutá, um dos pontos turísticos mais famosos do local.

E valeu cada segundo e cada gota de suor para chegar até lá… a Ponta do Muta é realmente um lugar maravilhoso e, dependendo do tempo que permanecer na península e do local em que estiver hospedado (de preferência escolha uma pousada próxima ao centrinho da Vila de Barra Grande), com certeza esse será um dos pontos em que o turista mais visitará, principalmente ao pôr do sol… mas sobre isso falaremos mais adiante…


À noite a brisa que sopra do mar deixa a temperatura bem agradável e é um convite para passear pela vila. Até escolher um dos diversos restaurantes para o jantar, aproveite e caminhe sem pressa pelas ruas cobertas de areia branca e fofa e entre sem cerimônia nas diversas lojas de artesanato que são marca registrada do lugar.


Poucos lugares do litoral brasileiro souberam manter seu charme e sua natureza preservada, e a Vila de Barra Grande é um deles. O acesso complicado fez com que o local conservasse a atmosfera típica de uma antiga vila de pescadores…as casas são simples mas bem conservadas e charmosas… as ruas com chão de areia cruzam jardins com flores e árvores frutíferas… poucos carros circulam pelo lugar, o que faz com que a vila se torne ainda mais tranquila.

Outra peculiaridade do lugar é o meio de transporte mais utilizado por quem vive ou passeia pela península, aliás, por esse motivo podemos até batizar Barra Grande como a “vila dos quadriciclos”… Esse veículo domina e combina com o local… é uma delicia passear montado num desses pelas ruas de areia da região… homens, mulheres, idosos, crianças… todos, independente do sexo ou idade, rodam tranquilamente com suas motos de quatro rodas… é algo um tanto inusitado mas bem legal!!!

Apesar do quadriciclo ser um “brinquedo” bem bacana, para apreciar e usufruir de toda beleza que a península proporciona o ideal é curtir tudo na caminhada, e convenhamos, andar faz bem, e admirando coisas lindas, melhor ainda…

Então aproveite e caminhe sem pressa pelas areias grossas e claras das praias de Três Coqueiros e da Bombaça… delicie-se com o mar de águas esverdeadas e transparentes… curta os recifes que formam piscinas naturais de águas mornas e rasas… e sem contar a imensidão de coqueirais que irão lhe acompanhar pela orla durante todo o percurso…


E então… depois de admirar tanta beleza percebeu que as pernas já estão doloridas e o cansaço bateu… não se preocupe… dê uma pausa no “Muquecas Bar”, uma lanchonete simples, à beira mar na Praia dos Três Coqueiros, porém bastante simpática… sente-se, e enquanto dá uma olhada no cardápio, saboreia uma cerveja estupidamente gelada e ainda contemple a vida e toda exuberância do lugar…

E depois da cerveja…que tal uma porção de agulha??? não se assuste, é só um peixe muito saboroso parecido com a sardinha só que mais fino e comprido… à milanesa é uma delícia!!!


Só não exagere nos comes e bebes (o que não é difícil pois o cardápio é variado e os preços não doem nada no bolso…) para não desistir da caminhada… e perder o pôr do sol na Ponta do Mutá é uma heresia…


Cervejinha… peixinho… caipirinha… tá tudo muito bom mas a hora tá passando e não podemos perder o magnífico pôr do sol na Ponta do Mutá… só vendo para crer…. é impar!!!


Depois de um espetáculo desses o mundo pode até acabar… mas, antes que isso aconteça, não esqueça de dar uma passada em Taipu de Fora, reconhecida como uma das mais belas praias do Brasil… e fica só a sete quilômetros da Vila de Barra Grande… se você estiver disposto é uma caminhada que vale a pena… senão pode ir de lotação (caminhonetes com carrocerias adaptadas para o transporte de pessoas) que parte do centrinho da Vila.

“Com coqueiros, recifes e ondas fortes, Taipu de Fora é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A grande atração do lugar é uma grande piscina natural, de 1km de extensão por 500m de largura, cercada de corais, com águas cheias de peixes, ótimas para mergulho e observação da fauna submarina. Tem pousadas, casas de veraneio e cabanas de praia servindo bebidas e pratos regionais.”

É isso aí amigos Viveajantes… a península de Maraú é um lugar tão fantástico que você começa a relatar suas belezas e não consegue parar de escrever… e como seria impossível descrever todas as maravilhas desse lugar nesse nosso pequeno espaço, sugiro que, se deu “água na boca”, não perca tempo… arrumem suas coisas e partam para lá… vocês não vão se arrepender… ahh, outra coisa… no mínimo quatro dias de permanência para tentar aproveitar ao máximo todas as atrações… se puder, fiquem uma semana ao menos… garanto que não vão se arrepender, ok?!?!?!

Por enquanto é só… espero que tenham curtido nosso primeiro post de 2015… continuem a nos acompanhar, que novidades não faltarão… um grande abraço e até a próxima…Tchau!!!!!!!!!!!

Informações Úteis:

Como chegar

De carro

Há um acesso pela BR-030 a partir de Itacaré (65 km de Ilhéus). Após a travessia de balsa do rio de Contas é preciso seguir em veículo 4×4, pois a estrada tem 42 km de buracos, poças d’água enormes no inverno e nenhuma sinalização.

A viagem dura cerca de três horas e passa pela maioria das praias até chegar em Barra Grande, na ponta da península.

As pousadas da península costumam ter seus próprios carros, mas várias empresas de Itacaré oferecem transporte até Taipu de Fora. Para ir até Barra Grande é preciso negociar à parte.

Avião

Há voos regulares de todo o país para Salvador e Ilhéus. De Salvador, há voos regulares e fretados para Barra Grande.

Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães

Praça Gago Coutinho, s/nº, São Cristóvão

Tel: (71) 3204-1010

Aeroporto de Ilhéus

Rua Eduardo brigadeiro Gomes, pontal s/nº

Aeroporto Jorge Amado.

Tel: (73) 3234-4000

Ônibus

Há linhas regulares de todo o país para Salvador, Ilhéus e Itabuna, de onde partem ônibus para Camamu, onde há um porto que serve toda a península.

Terminal Rodoviário de Salvador

Av. Antônio Carlos Magalhães, 4.362, Pituba

Tel: (71) 3460-0000

Terminal Rodoviário de Ilhéus

Av. Roberto Santos, 15, Cidade Nova Ilhéus

Tel: (73) 3634-5797

Terminal Rodoviário de Itabuna

Av José Soares Pinheiro, s/nº

Tel: (73) 3212-3281

Fluvial

No porto de Camamu é possível pegar um barco ou uma lancha rápida que levam à Barra Grande. Os barcos saem de hora em hora e a viagem dura cerca de uma hora e meia. O último barco sai às 17h30, inclusive no verão quando há aumento da frota.

Links:

http://www.barragrande.net/

http://www.peninsulademarau.com/

http://viagem.uol.com.br/

Texto e fotos by Julio Araujo.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários