Do romance à aventura, São Bento do Sapucaí é demais

Hoje daremos uma pausa nas maravilhas da boa terra baiana para desembarcar num ambiente de muita paz, tranquilidade e beleza… e, claro que esse paraíso tem nome… estamos falando da São Bento do Sapucaí do romance e da aventura… uma cidade encantadora encravada na Serra da Mantiqueira, ao lado da badalada Campos do Jordão.

Um final de semana é o suficiente para você aproveitar, se apaixonar e, com certeza, já deixar agendada uma próxima visita. O que me garante afirmar isso, além de toda beleza do lugar e seu clima super agradável, é a tranquilidade da viagem por estradas em ótimas condições e a proximidade com São Paulo.



“O Município da Estância Climática de São Bento do Sapucaí situa-se ao leste do Estado de São Paulo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, Região Vale do Paraíba, mais especificamente no Alto Sapucaí. Compreende uma área de 279 km², dividindo em perímetro urbano: 91.405 km2 e rural 187,595 km2, com uma população de 10.355 (censo 2000) habitantes, sendo 44,68% na zona urbana e 55,2% na zona rural. Seu clima é ameno e saudável e o solo fértil permite uma agricultura diversificada que, ao lado da pecuária, forma a base econômica do Município que também produz hortifrutigranjeiros.

A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa.

Sua topografia montanhosa e farta vegetação proporcionam um clima ameno e saudável. A famosa Pedra do Baú (1950 m de altitude) representa um de seus acidentes geográficos de maior relevância. Outros locais procurados pelos visitantes são a Cachoeira do Toldi, Cachoeira dos Amores, Cachoeira dos Serranos, Pedra da Divisa, Rampa de Vôo Livre, etc. Foi conhecida como a Estância da Aventura, por abrigar a prática de uma série de Esportes de Aventura.”

Quando estivemos em São Bento do Sapucaí (eu e a patroa, como sempre…) ficamos hospedados no chalé Pedra do Rinoceronte, uma cabana no alto da serra, bem ao estilo suíço… simplesmente fantástica!!!

O chalé, que está localizado a poucos quilômetros da Pedra do Baú, possui estrutura completa, ou seja, quarto, sala e cozinha equipada… e melhor, um jardim maravilhoso, com fonte e um afloramento rochoso fantástico, que se assemelha a cabeça de um rinoceronte… por isso o nome “Chalé Pedra do Rinoceronte”.

Se você quer paz, sossego, beleza e um clima extremamente romântico (é o local ideal para casais… de namorados, em lua de mel, ou simplesmente para curtir sua esposa fora do ambiente familiar…), esse chalé, aliado à natureza exuberante da serra, lhe trará momentos mágicos e que ficarão marcados para sempre em sua memória… é algo que beira a magia… vale muito a pena!!!

Uma dica: a época ideal para se hospedar é no inverno… durante o dia, com clima seco, o sol reina no imenso céu azulado com poucas nuvens… lindo… e a noite no alto da serra faz aquele frio gostoso… lá fora uma escuridão total (algo inimaginável nas grandes cidades) e dentro do chalé aquele calorzinho gostoso que vem da lareira ardendo no quarto… às vezes me perdia em meus pensamentos e me transportava para os Alpes… um cenário que realmente nada tem a ver com o Brasil dos trópicos… é uma sensação maravilhosa… vocês precisam experimentar…

Porém, São Bento do Sapucaí não é só romantismo… a cidade e região reserva muitos atrativos para todos os gostos.

Um simples passeio pelo centro da cidade nos proporciona ótimas surpresas… são inúmeras as construções históricas que valem uma visita e muitos cliques, tais como a Igreja Matriz (Construção datada nos meados de 1850 feita por escravos em adobe e barro cujo padroeiro escolhido pelos freis foi São Bento), Igreja do Rosário (primeira capela da cidade que pertenceu aos fundadores do município), Igreja de São Benedito (igreja em louvor a São Benedito… no local acontece uma das maiores festas religiosas da cidade, o santo é considerado o padroeiro dos escravos e dos cozinheiros), Igreja Imaculada Conceição (igreja centenária construída por escravos que abriga a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, popularmente conhecida de Nossa Senhora da Chuva) e a Capelinha de Mosaico (capela de Santa Cruz revestida de mosaicos).


Um pouco mais distante do centro (algo em torno de 10 minutos de carro) fica o Bairro do Quilombo, onde você encontra o famoso Ateliê Ditinho Joana, escultor renomado que em suas peças de madeira retrata a vida na roça.

O Arte no Quilombo é um galpão onde estão expostos e a venda diversas peças de artesanato em palha de bananeira… leve dinheiro ou cartão pois não há como resistir a tanta coisa bonita… prepare-se porque você vai gastar, mas não se preocupe pois os preços são bem atraentes e as peças maravilhosas.


Eleita por muitos como um dos melhores pontos de voo livre do país, a rampa da Pedra do Baú é uma das atrações mais visitadas e conhecidas da região… mesmo que você não seja um praticante, vale a pena uma caminhada até a Pedra, pois o visual é de tirar o fôlego.


E olhe que nem falei sobre gastronomia… para quem gosta, essa é a região das trutas, um peixe saboroso e que é a vedete da cozinha de São Bento do Sapucaí. Recheado com pinhão, coberto com molhos exóticos como o de framboesa, ou servido em forma de casquinha e sashimi, o peixe chega à mesa sempre fresquinho.

A cidade oferece muitas opções para todos os bolsos… se você quiser uma comida simples e mais em conta o ideal é comer no Centro, porém os melhores (e mais caros) restaurantes ficam mais afastados, normalmente na beira das estradas para Campos do Jordão ou Santo Antonio do Pinhal… uma boa pedida é o Pedra do Baú (Estrada para Pedra do Baú, km 11) que, além dos ótimos pratos, oferece uma visão maravilhosa da Pedra e de toda a Serra.


Um grande abraço a todos e os aguardo para a nossa próxima aventura……..TCHAU!!!!

Links interessantes:

http://www.saobentodosapucai.net.br/

http://www.saobentodosapucai.com.br/

http://www.feriasbrasil.com.br/sp/sbentodosapucai

http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-sp-sao-bento-do-sapucai

Informações Úteis

Distâncias:

São Paulo – 185 km

Campos do Jordão (Pedra do Baú) 35 km

Campos do Jordão (Estrada Velha) – 44 km

Campos do Jordão (Zé da Rosa) – 40 km

Campos do Jordão (S. Antonio do Pinhal) – 50 km

Santo Antonio do Pinhal – 36 km

Informações Turísticas:

Secretaria de Turismo

Portal de entrada

Tel: 3971-2453

Rodoviária:

R. Nove de Julho, s/n

Tel: 3971-1370

Bancos:

Banespa, Banco do Brasil e Bradesco

Texto e fotos by Julio Araujo.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários