O que não perder em uma escapada para Marrocos – Parte3

Neste último post – da “temporada” – sobre o Marrocos vou deixar algumas dicas que recebi quando embarquei nessa viagem incrível.

O Marrocos é muito rico em cultura, paisagens, curiosidades, culinária e pontos turísticos, mas, é importante respeitar os costumes e tradições do país. Então… fiz essa lista com alguns pontos importantes que podem ajudar quem quer conhecer o país, mas tem algum receio por conta da cultura ser tão diferente.

– Religião: O Marrocos é um país com uma forte fé islâmica e uma grande lealdade à Coroa. É importante respeitar as tradições do país.

– Dinheiro: A moeda do país é o Dirhams. A taxa de cambio é de aproximadamente 1 EUR-10/11 Dirhams. A troca de euros, por exemplo, para a moeda local pode ser feita no Marrocos.

 Bebidas: A água da torneira, na maioria das cidades marroquinas, é potável e é altamente clorada, mas, não é aconselhável toma-la. Evite também gelo nas bebidas e sucos de fruta, pois, podem ter sido diluídos com água contaminada.


– Culinária: A comida marroquina é diferente do que o paladar brasileiro está acostumado. Um pouco forte, com ervas e especiarias, principalmente curry, porém, vale a pena provar tudo que eles te oferecem (olha que eu sou muito enjoada e, mesmo assim, achei importante provar de tudo um pouco). Mas, é importante também ter cuidado em comer frutas, saladas e vegetais crus. Não é recomendado comprar comida vendida na rua.

– Idioma: O idioma oficial do país é Árabe, uma grande parte da população fala Francês e alguns dialetos mudam de região para região. Mas, a população mais jovem e as pessoas ligadas ao turismo também falam inglês.


 Como se vestir no Marrocos: Nas grandes cidades e áreas turísticas, é possível perceber que muitos marroquinos têm adotado um estilo ocidental de se vestir. No entanto, as mulheres são aconselhadas a não usar roupas que expõe grandes partes do corpo. Roupas decotadas ou que mostrem a barriga, saias curtas e shorts são considerados ofensivas. Vestidos longos e que cobrem os ombros e os joelhos são ideais.

  


– Deserto: No Sahara é recomendado o uso de turbam. Eles são facilmente encontrados na Medina, por exemplo. Por causa da areia, quem tem problemas respiratórios deve se prevenir. Além disso, no deserto há pequenas poeiras que podem danificar os aparelhos eletrônicos. É importante lembrar também que a noite no deserto é fria, por isso, é indispensável levar roupas quentes e casaco. No deserto há algumas plantas venenosas, então, antes de tocar em qualquer planta e aconselhável perguntar ao guia local se é seguro. É importante também comprar água antes da partida para a o deserto.


– Fotografia: O Marrocos oferece maravilhosas paisagens naturais e urbanas para a fotografia, mas, existem algumas restrições importantes. É permitido e aceitável fotografar as fachadas dos edifícios. Muitos museus e outras atrações turísticas permitem fotografar seu interior também, mas, alguns lugares cobram uma pequena taxa para isso. Os marroquinos não gostam que tirem fotos deles, alguns são desconfiados e supersticiosos em relação a ser fotografados. Porém, nas áreas turísticas, muitos marroquinos aceitam facilmente que tirem fotos deles ou com eles, mas, a maioria deles, cobram para isso.

 

– Beber e fumar: Os muçulmanos, por conta da religião, não consomem álcool. No Marrocos as leis para a venda de bebida alcoólica são rígidas, mas, a maioria dos hotéis e restaurantes frequentados por turistas são autorizados a vende-las. No entanto, é possível encontrar bares ou restaurantes que sirvam bebida alcoólica somente aos que estão dentro do estabelecimento e não para aqueles que se sentam em mesas ao ar livre e a vista dos moradores. Durante o Ramadã a venda de álcool podem ser ainda mais difícil. Já em relação ao tabagismo, no Marrocos é permitido fumar em quase todos os lugares públicos.


– Animais e insetos: A raiva é um problema no Marrocos e, por isso, é importante tomar cuidado com os animais que estão nas ruas. É fácil encontrar também cobras, aranhas e escorpiões. Se o turista for picado ou mordido por qualquer um desses bichos é importante procurar o hospital.

– Seguro Saúde: O Marrocos tem um serviço de saúde relativamente menos desenvolvido e algumas desagradáveis doenças. É aconselhável que as pessoas façam um seguro saúde antes de embarcar na viagem.

– Trânsito: O trânsito das cidades é intenso e muitas pessoas não respeitam as regras de condução. É importante ser extremamente cuidadoso.

Acho que essas são as principais dicas para quem quer conhecer o Marrocos. Muitas delas eu recebi do guia que conduziu minha viagem e achei valido lembra-las.

Como já falei mil vezes, rsrsr, amei essa viagem e recomendo para todo mundo. O Marrocos é um país lindo, colorido e alegre. O importante é o turista respeitar a cultura da onde esta, valorizar e saber ser grato a quem o receber, e assim, em qualquer lugar do mundo, a pessoa vai se sentir bem recebida e conseguir aproveitar a viagem.

Ahh… Como alguns perceberam, dividi com vocês minha viagem em outras duas publicações. Para quem não acompanhou, no primeiro post contei um pouco sobre HabatCasablanca e Marrakesh, os pontos turísticos que conheci em cada uma dessas cidades e como embarquei nessa viagem maravilhosa.  Na segunda publicação, eu falei sobre minha noite no Deserto do Saara e a visita às Montanhas do Atlas.

Até logo!!

Texto e fotos by Flávia Pigozzi

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários