Roteiros para curtir Portugal, partindo de Sintra

Acabei de chegar de umas férias maravilhosas em Portugal, que tanto amo. Meus pais vieram me visitar e demos um pulinho em Porto e arredores, Coimbra, Fátima, Lisboa e redondezas e na região do Algarve.


Foi tudo tão bom! Ficamos 11 dias em terras portuguesas e deu para aproveitar muito, curtir o calor e relaxar um pouco.

E, hoje vou falar – um pouco mais – de Sintra. Digo um pouco mais, pois foi minha terceira vez na cidade, e já escrevi sobre lá aqui .

Eu amoooo voltar a Sintra. A cidade, que fica há mais ou menos 30 Km de Lisboa, sempre me encanta.

Com seus palácios da época do império e seus doces regionais, Sintra é uma cidade para ficar um dia inteiro. Então, como já falei na primeira publicação, é interessante guardar um dia todo da programação de viagem para a cidade.

Dessa fez ficamos 4 dias na região de Lisboa. Reservamos dois dias e meio para passear pela capital portuguesa, meio dia para curtir uma praia em Cascais e um dia para Sintra.

E dessa vez, sobre Sintra, quero falar do Palácio Nacional de Sintra, que era a casa de veraneio dos reis portugueses durante o século 8.

No Palácio é possível visitar seus cômodos – a maioria revestido de azulejos e com animais pintados nos tetos das salas – e o jardim… com tudo original da época do império.


Entre as salas mais famosas do local estão a Sala dos Árabes; a Sala dos Brasões, onde tem 72 brasões de famílias que eram nobres na época do império de Dom Manuel I (quando que foi construída essa sala); o Quarto-Prisão, onde ficou preso por 9 anos Dom Afonso VI, depois que seu irmão, Dom Pedro, falou que o então imperador era louco… Dom Pedro tomou o poder e Dom Afonso morreu prisioneiro em 1683.

Outro lugar muito importante do palácio é a cozinha…. lá é possível ver como são as chaminés gêmeas, que por fora forma um dos cartões postais mais conhecidos de Sintra.

O Palácio Nacional de Sintra é uma graça, o jardim é bonito também, mas tenho que falar que não se compara em nada com o lindo Palácio da Pena e seu jardim! Se tiver que escolher somente um para visitar, vá ao Palácio da Pena. Mas, se tiver com tempo folgado, sem dúvida, vale a pena entrar no Palácio Nacional de Sintra também.

Nessa vez, ali na região de Sintra, também visitei o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental de Portugal continental. O Cabo da Roca é uma grande falácia que fica a mais de 140 metros de altura, com uma bela vista ao mar.

Para ir ao Cabo da Roca, eu peguei um ônibus que sai ali da estação de trem de Sintra e vai até lá…e para voltar, peguei o mesmo ônibus e desci na vila de Sintra.

O Cabo da Roca fica a 18 km de Sintra e o não é preciso pagar nada para visitar o lugar.

Vale falar ainda que você também tem a opção de ir ao local por Cascais, pois o Cabo fica entre Sintra e Cascais, na freguesia de Colares. Essa freguesia pertence ao conselho de Sintra, mas, mesmo assim, o Cabo fica bem perto de Cascais, cerca de 16 Km.

Ahh, de Cascais sai esse mesmo ônibus que peguei na estação de Sintra.


O lugar é lindo… suas falácias, com visão para o mar, fazem com que a visita seja ainda mais especial. Além disso, lá também há uma placa que traz informações sobre as coordenadas geográficas, a altitude do local e o famoso verso de Luís Vaz de Camões, em Os lusíadas, em que o poeta português se refere ao local… “aqui, onde a terra se acaba e o mar começa”.

No Cabo da Roca tem ainda um antigo Farol, mas ele só pode ser visitado nas tardes de quinta-feira.

Se você tiver visitando Sintra ou Cascais, e tiver um tempinho, vá ao Cabo da Roca, que o passeio vale a pena.

E, dessa última vez em Sintra fomos também ao Palácio da Pena e para a Quinta da Regaleira…e os dois sempre vale a pena a visita!! Foi minha segunda vez em ambos e eu ameiiii.

Só para relembrar um pouco… o Palácio da Pena, que está localizado no Parque da Pena, até 1839 era as ruínas do Mosteiro do Jerónimo de Nossa Senhora da Pena, e depois disso, no reinado de Dom Fernando II, se tornou a casa de verão da realeza portuguesa.

Lá, além do jardim do palácio, você visita ainda o interior dele, que tem moveis e utensílios da época do império, que pertenceram aos reis e rainhas que viveram por lá…. muitos deles conhecidos por nós brasileiros (Dom Pedro, por exemplo, frequentava o palácio antes de fugir para o Brasil).

Mas, para mim, o mais legal do Palácio da Pena é que ele fica no lugar mais alto de Sintra, então é possível ver tudo de cima… outros pontos turísticos da cidade, como o Castelo dos Mouros, a vila lá em baixo, a mata que cerca a região… tudo!! É lindo.

E para relembrar um pouco sobre a Quinta da Regaleira…O primeiro proprietário da Quinta foi Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, jovem rico dos anos de 1900. Hoje em dia a Quinta é considerada Patrimônio Humanitários pela UNESCO.

Além do palácio, que também contém móveis e utensílios originais, lá você pode visitar todo o jardim que fica em sua volta. Se perder e se encontrar pela Quinta que é muito grande e bonita… pelos seus poços, tuneis subterrâneas, cavernas, lagos. Tudo muito lindo.


E, para quem vai a Sintra, pela primeira, segunda ou centésima vez, não pode deixar de comer os famosos Travesseiros e Queijadinhas de Sintra. Toda vez que eu vou eu como na conhecida Fábrica Periquita. E, dessa vez, eu fui mais uma vez e, como sempre, saio de lá mais apaixonada pelos os dois doces tradicionais da cidade.


Bom, essas são minhas novas dicas sobre Sintra… mas, como falei, a cidade tem muito mais lugares para visitar, como o Palácio de Monserrante e o Palácio Nacional de Queluz.

Se você estiver pensando em ir para a região de Lisboa, não deixe de passar um dia em Sintra. O lugar é demais e muito lindo.

Ahhh…vou deixar aqui também os outros textos que já escrevi sobre Portugal…quem sabe você se anima e programa uma viagem para lá. Hahaha….

Lisboa

Óbidos

Porto

Coimbra

Algarve – Parte I

Algarve – Parte II

Até a próxima…

Texto by Flávia Pigozzi.

Fotos by Paulo Henrique Pigozzi e Flávia Pigozzi.

– Foto do Palácio Nacional de Sintra em que aparecem as chaminés gêmeas: Imagem internet – No link http://struxtravel.com/2011/02/16/snapshot-sintra-portugal/palacio-nacional-de-sintra/.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários