Porto para se apaixonar

Vou falar mais um pouco de um país que tanto amo, Portugal. Dessa vez vou lembrar o roteiro que fiz em Porto, no norte do país. A cidade é linda e seu sou apaixonada por lá. Quem vai a Portugal precisa se programar para ir até Porto, beber um bom vinho, andar pela Ribeira e comer a tradicional Francesinha.

Eu fiquei dois dias na cidade e foi um tempo bom para conhecer tudo que tinha vontade, mas todo mundo fala que é bem interessante ficar uns dias a mais e visitar as cidades vizinhas de Porto também, na região do Minho, como Guimarães e Braga.

Em Porto fiz aqueles famosos Walking Tour, que a maioria dos hostels oferecem. Geralmente quem faz esses passeios com os turistas é algum morador da cidade que oferece esse serviço para os hostels e pedem somente “o que você puder colaborar” para quem o acompanha. Eu nunca tinha feito esse tipo de passeio, mas achei bem legal para conhecer as histórias sobre pontos importantes da cidade. Mas, é aquele negócio né…. é praticamente um “grupo de excursão” e, como vocês sabem, eu não curto muito ficar “presa” a um monte de gente e não fazer os passeios no meu tempo. Mesmo assim, eu achei valido e se você curte, acho que vale a pena fazer.


Começamos o passeio pela Avenida do Alinhados. Que é linda, com sua Praça central, os belos prédios que a rodeia e a Câmara Municipal.


 De lá fomos para a estação São Bento, a estação de trem – os comboios, rsrs – da cidade. Ela é muito bonita por fora e por dentro também. Seu salão principal é todo de azulejos azul e branco. Bem tradicional.


Continuamos caminhando pela cidade… que tem muitas ladeiras e escadarias (então, é bom ir preparado, rsrs) e, entre uma praça diferente e uma nova igreja – uma mais linda e cheia de ouro que a outra -, fomos parar na Igreja da Sé de Porto, que também é muito bonita.

Como falei, Porto é cheia de ladeiras e escadarias – o que, para mim, faz parte do charme da cidade – então, em muitos pontos do passeio, podíamos parar para admirar um pouco a linda vista para o Rio Douro e a região da Ribeira.


Continuamos andando pela cidade, entre as ladeiras e as casas típicas portuguesas, com roupas penduradas para fora da janela, até chegar à margem do Rio Douro, na Ribeira, um dos pontos mais famosos de Porto, o cartão postal da cidade. E lá é mesmo lindo. Com suas casas colorias, o rio, a Ponte Dom Luís I ao fundo, vários restaurantes e lojinhas, essa região fica ainda mais maravilhosa. É uma delícia ficar um tempo por lá, apreciando a vista e a movimentação. Sem falar que, para completar a delicinha que é o lugar, sempre tem alguém tocando alguma música ao vivo. Quando eu fui, tinha um cantor brasileiro, tocando Bossa Nova. Eu amei.


E, aqui fica uma curiosidade sobre a Ponte Dom Luís I. Ela foi construída por um discípulo do criador da Torre Eiffel, de Paris, em 1886. Com dois andares, um para carro e outro para a passagem do metrô, e também as passarelas para pedestre, ela liga a cidade de Porto à Vila Nova de Gaia, na outra margem do Rio Douro. Sem falar, que vale muito a pena ficar um tempo na ponte, admirando, do alto, o rio e as duas cidades que o margeiam. É muito bonito.

E, nesse dia, ainda fomos na Livraria Lello. Uma livraria super famosa na cidade. Construída em 1906, ela possui uma belíssima escadaria que foi a inspiração para as escadas que Hogwarts nos livros de Harry Potter, de J.K. Rowling. A escritora morou em Porto. (não é permitido tirar foto dentro da livraria).

Nesse primeiro dia também provamos a Francesinha, tradicional comida de porto. O prato é um sanduíche de pão de forma, recheado com linguiça, salsicha, presunto e carne, coberto com ovo meio mole e queijo derretido. Ele vem com molho que leva tomate, vinho, pimenta, entre outros ingredientes. E você pode pedir para vir acompanhado de batata frita ainda. Olha, não foi a comida mais gostosa que provei na minha vida mas, não deixa de ser bom. Vale a pena experimentar. Fomos em um restaurante que o guia do Walking Tour indicou para a gente, mas, o prato é servido em muitooos restaurantes da cidade.


 No segundo dia, começamos os passeios atravessando a Ponte Dom Luís I para ir para Vila Nova Gaia, pois é na cidade que ficam as famosas caves do vinho do Porto. Tem muitas opções para você escolher. Como eu amo o vinho do Porto Ferreira, a gente acabou visitando o armazém dessa marca. E foi muito legal. Ficamos sabendo um pouco sobre a história do vinho do Porto, como ele é feito e quais são os tipos. Ouvimos também a história da família Ferreira, que dá nome ao vinho; visitamos os grandes barris onde eles ficam armazenamos e acabamos a visita fazendo a degustação de dois tipos do famoso vinho. Muito gostoso. Ahhh… vale falar que a visita é paga, mas não é muito caro, e tem horários estabelecidos.


Nesse dia, fomos ainda na Igreja dos Clérigos, onde fica a Torre dos Clérigos, que é um mirante famoso na cidade. A torre tem 76 metros de altura e 225 degraus, mas vale a pena subi-los, pois, a visão lá de cima recompensa tudo.


 De lá fomos para o Jardim do Palácio de Cristal. O parque tem esse nome porque em 1951 existia um palácio de cristal por lá, inspirado no palácio que havia no Kensingtons Garden, em Londres. Atualmente existe o Pavilhão Rosa Mota, um grande ginásio esportivo. Mas, o parque é bem bonito e gostosinho. Vale a visita para quem gosta.

Em Porto também tem a famosa Rua Santa Catarina, onde ficam as principais lojas da cidade, como a Zara e todas as outras que todo mundo que vem para a Europa ama gastar seus euros. É nessa rua que também fica o famoso Café Majestic. O prédio tem uma arquitetura linda e vale a pena parar e entrar, nem se for só para conhecer.

Para quem gosta de sair à noite uma opção é ir para a Baixa do Porto, onde tem bares e baladas.

Essas são minhas dicas de Porto. Eu amo a cidade e não fiquei outros dias para aproveita-la ainda mais e conhecer Guimarães e Braga (como falei lá em cima) por falta de tempo. Mas, morro de vontade de voltar para essa região de Portugal. Assim como para todo o país, rsrs. Sempre que possível, quero retornar a esse lugar incrível que sempre me recebeu tão bem.

Beijos e aqui ficam os links para os outros textos com dicas das demais cidades que visitei em Portugal… LisboaSintra e Óbidos.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários