Uma viagem no tempo pelos trilhos de Passa Quatro

Olá companheiros Viveajantes… e continuamos por aqui no sul de Minas… agora eu os convido para conhecer a pequena e histórica cidade de Passa Quatro, que fica bem pertinho de São Lourenço… venha desfrutar das belas paisagens, apreciar sua história, beber uma boa cachaça mineira e, o principal, curtir o fantástico passeio pelos trilhos do trem da Serra da Mantiqueira… vamos lá,  pois já estou ouvindo o apito da 332… a velha, mas em ótima forma, “Maria Fumaça”, nossa anfitriã nessa viagem…

Para aproveitar bem o dia saí logo cedo do hotel em São Lourenço rumo à vizinha cidade de Passa Quatro. Reservei ingresso no Trem para as 14:30hs, assim consegui um tempo legal para conhecer alguns pontos turísticos nas imediações do centro da cidade.

O trecho entre São Lourenço e Passa Quatro é bem tranquilo… você leva em torno de uma hora para percorrer os 53 km que ligam as duas cidades… a estrada é de pista simples e o asfalto é muito bom… a viagem é gostosa e bem segura.


Avenida principal

Centro da cidade – prédio da Prefeitura ao fundo 

Prédio do início do século – tombado

“Passa Quatro está localizada no sul de minas na região turística das terras altas da Mantiqueira. Está em uma posição privilegiada, no meio do caminho entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com fácil acesso pela via Dutra.”

Com diversas construções do século XIX e início do século XX tombadas, Passa Quatro preserva muito bem o seu patrimônio histórico… o seu conjunto arquitetônico é bem aproveitado pois muitos comércios estão instalados nesses casarões, o que dá um charme todo especial à cidade.

Marco de localização – Estrada Real

Praça no Centro da cidade

Passa Quatro faz parte do caminho religioso da estrada real, o qual é baseado no famoso Caminho de Santiago de Compostela. Ele se estende por 1032 km entre Outro Preto e a Serra da Piedade. De padroeira a padroeira, o Caminho Religioso da Estrada Real liga Nossa Senhora da Piedade (Padroeira de Minas Gerais), em Caeté (MG), à Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), em Aparecida do Norte (SP).

Praça com chafariz – ao lado da Prefeitura

Casarão e vista da serra (ao fundo)

Igreja Matriz – vista lateral

Igreja Matriz – vista frontal

Claro que a atração maior de Passa Quatro é o passeio de “Maria Fumaça’, mas volto a enfatizar: chegue cedo ao menos para conhecer os monumentos do Centro Histórico… é um passeio muito agradável e que vale muitos cliques. Como o trem só parte por volta das 14:30 hs, isso, claro, para quem escolheu o passeio à tarde, reserve um tempinho antes do almoço para umas comprinhas…

Empório Chão de Minas – fachada

Empório Chão de Minas – interior

Uma dica bem legal é visitar o Empório Chão de Minas, que fica bem próximo à estação ferroviária (cerca de uns 100 metros na mesma avenida),… é impossível entrar e sair de mãos vazias… mas não se preocupe, os preços são tão atraentes que vale a pena até comprar para revender em São Paulo, por exemplo… são bebidas, defumados, doces, peças de artesanato e, claro, o produto principal, a excelente cachaça mineira… originária de diversas cidades, mas, prefira a produzida na própria região… tanto a branquinha quanto a amarela são excelentes… as garrafas são requintadas e estão acondicionadas em belas caixas decoradas com motivos regionais… perfeitas para oferecer como presente.

Estação Ferroviária de Passa Quatro

Preservada bilheteria da Estação

Chegou o momento mais esperado, mas não chegue em cima da hora… reserve ao menos meia horinha para conhecer a estação… existe uma pequena exposição com fotos e objetos históricos que vale a pena conferir, além de uma lojinha tipo empório com vários artigos regionais… tem sempre algo que vai lhe interessar…

Locomotiva a vapor 332

Locomotiva e plataforma de embarque

Locomotiva 332

Mas, aí está ela… a grande vedete da cidade e maior atração de Passa Quatro… a “Maria Fumaça” responsável por transportar os turistas nesse lindo passeio que é o “Trem da Serra da Mantiqueira”…

“O trem é formado pela locomotiva 332, uma genuína locomotiva a vapor, construída em novembro de 1925 pela Baldwin Locomotive Works, USA. Do modelo Pacific (rodagem 4-6-2) e traciona dois carros de passageiros de madeira construídos nas oficinas de Belo Horizonte da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1956.”

Vagão restaurado – com assentos de madeira

Vista da linha férrea – do último vagão

Todos a bordo, é hora de partir… pontualmente às 14:30hs… trem praticamente lotado, por isso é importante a reserva com uma certa antecipação, tudo por e-mail, bem fácil e rápido (abaixo traremos todas as informações para efetuar a reserva junto à ABPF).

Estação Manacá

Preparo para a subida da serra – Estação Manacá

“O trem parte da estação de Passa Quatro, que fica no km 34 da antiga The Minas and Rio Railway Company, com destino a estação Manacá, no km 30 da ferrovia, nesta estação é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra.”

Vista da serra

Belo cenário – visto do trem

Além de você se sentir num “túnel do tempo” por estar viajando numa locomotiva de 1925 e por trilhos centenários, a paisagem que nos acompanha é deslumbrante… até quem não gosta de trem se emociona…

Curva na subida da serra

A 332 apitando e vencendo a serra

E lá vamos nós “serpenteando” a serra… enquanto apreciamos essa magnífica paisagem somos brindados por músicas regionais na voz de um artista local… é um item a mais que desfrutamos no passeio.

Estação Coronel Fulgêncio

Exposição de fotos na estação

“Chegando a estação Coronel Fulgêncio, km 25, cota 1085m, o trem realiza uma nova parada, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932.”

Entrada do túnel

Interior do túnel

Vista do interior e saída do túnel (ponto de luz ao fundo)

Entrada do túnel – visto do interior

Depois de visitar a exposição de fotos na Estação Coronel Fulgêncio… vale uma olhada, é bem interessante… o guia nos levou para conhecer a entrada do Túnel Ferroviário da Serra da Mantiqueira, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Atualmente desativado, o túnel é uma obra de engenharia bem interessante principalmente por datar do final do século XIX… é um ponto bem legal de conhecer… pena que não é permitido percorrê-lo até a outra ponta, já no estado de São Paulo… entre várias poses e cliques, a guia nos dá detalhes históricos da atração (foi inaugurado por D. Pedro II em 1881 e palco de batalhas na Revolução de 1930 e 1932).

Marco histórico-informativo

Equipamento de manobra

Composição pronta para o retorno

É isso aí gente… manobras realizadas, o trem está pronto para retornar à estação de Passa Quatro… e tanto como na ida, a viagem de volta é igualmente prazerosa, pois você apreciará a paisagem que estava do outro lado do corredor… portanto, é uma nova vista e um novo deslumbre.

Essa foi uma pequena pitada do que é Passa Quatro e o Trem da Serra da Mantiqueira, portanto amigos Viveajantes, quando estiverem viajando pelo sul de Minas minha dica é essa… não deixem de conhecê-los, pois vale muito a pena… um grande abraço a todos e até a próxima viagem… tchau!!!

Informações Gerais:

Trem da Serra da Mantiqueira:

Av. Benedito Valares 159 (Praça Dr. Paulo de Frontin – Estação Ferroviária)

Tel: 3371-2167

Saídas: sábado, às 10h e 14h30h (horário da tarde sujeito a confirmação); e domingo, às 10h

Reservas: http://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/

Valores: R$50,00 por pessoa, valor promocional para todas as idades (válido até 31/12/2016)

Como chegar a Passa Quatro:

DE CARRO:

Vindo de São Paulo:

Rodovias Airton Sena , Carvalho Pinto e Via Dutra, saídas p/ Minas: KM 46 – Canas

KM 39 – Cachoeira Paulista / Cruzeiro

Vindo do Rio de Janeiro:

Via Dutra até Km 22, Lavrinhas, Cruzeiro.

Vindo de Belo Horizonte:

Fernão Dias até Três Corações, Caxambu, Pouso Alto, Itanhandu.

DE ÔNIBUS:

Ônibus São Paulo:

Pela Viação Cometa

Tel: (11) 6221-2955

Pela Viação Pássaro Marrom à Cruzeiro

Tel: (11) 6221-0244

Ônibus do Rio de Janeiro:

Pela Viação Cidade do Aço

Tel: (21) 2136-4750

Ônibus de Belo Horizonte:

Pela Viação Gardênia à

São Lourenço

Tel: 0800-302000

Links interessantes:

http://www.passaquatro.com.br/

http://www.passaquatro.mg.gov.br/

http://www.feriasbrasil.com.br/

https://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/

Texto e fotos by Julio Araujo

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários