Espírito Santo… uma aventura em terras capixabas

A verdadeira arte de viajar…
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali…
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!”

Mario Quintana

Olá amigos Viveajantes.!!! E então… prontos para mais uma etapa dessa nossa aventura rumo a Mangue Seco??? Pois bem, vamos levantar dessa poltrona e seguir viagem… afinal, a vida é curta e viver é preciso….

Saímos de Arraial do Cabo por volta das 9:00 hs… olha, essa cidade vai deixar muitas saudades, por isso não digo adeus e sim um “até logo”!!!

Pois bem, novamente na estrada… até a próxima parada serão 350 km praticamente ininterruptos, apenas as paradas programadas para abastecimento e descanso… destino: cidade de Marataízes no Espirito Santo, tempo previsto de viagem em torno de 5 horas…

Continuamos seguindo pela BR-101, que de uma maneira geral continua com boas condições, porém a quantidade de caminhões e a pista simples deixam o percurso mais perigoso, por isso prudência e atenção são dois quesitos indispensáveis para uma viagem tranquila.

Pouco antes de chegar à cidade de Cachoeiro de Itapemirim, acessamos à direita e entramos na rodovia ES-490 (pista simples, pouco movimento e asfalto bom) rumo a Marataízes.

Eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade, contudo no nosso planejamento de viagem, de rodar em torno dos 400km por dia, Marataízes foi a que melhor se encaixou dentro desse cronograma.

Assim que você chega a primeira impressão não é boa… não é uma cidade que encanta, aliás muito pelo contrário, a região central é bem feia. Por isso mesmo decidimos ir direto para a pousada e nos instalarmos para depois, com mais calma, conhecermos melhor a cidade e, quem sabe, parar para comer alguma coisa.

Ficamos hospedados na Pousada Miramar, a qual me agradou bastante, pois além da boa infraestrutura (piscina, restaurante, quartos amplos e confortáveis, etc…), contamos com bom atendimento e preço justo.

Fachada da Pousada Miramar

Já devidamente instalados, fomos dar uma volta para conhecer melhor a cidade… começamos pela orla, a qual é bem carente de infraestrutura (poucos bares, restaurantes e comércio em geral)… não sei se porque o dia estava cinza e o mar agitado, mas realmente, num primeiro momento, nada me encantou.

Saímos da orla e fomos para o centro, o qual também não é nada agradável… é basicamente uma avenida principal e nada que impressione o turista.

Depois desse rápido tour, achamos melhor voltar para a pousada, jantar e descansar da viagem…

O dia seguinte amanheceu bem diferente, com sol e céu azul… por si só isso já levanta o astral. Na pousada sugeriram que fossemos conhecer o ponto turístico principal da cidade, a Lagoa do Siri… seguimos em direção sul pela av. Atlântica (beira-mar) até a rodovia ES-060 e, após um trajeto curto, chegamos à famosa Lagoa do Siri.

Até esse momento eu nunca tinha ouvido falar da cidade de Marataízes e muito menos dessa lagoa, mas fiquei (muito bem) impressionado… o lugar é lindo e com ótima infraestrutura (diversos bares ao redor da lagoa, banheiros, chuveiros, etc…) para atender bem o turista, o qual passa facilmente o dia no local.

Depois de horas agradáveis desfrutando das águas quentes da lagoa, e com direito a porções, caipirinha e muita preguiça, decidimos pegar a estrada e seguir mais ao sul. A rodovia ES-060 segue praticamente beirando a orla e com asfalto em ótimas condições, o passeio se torna muito agradável. Entre subidas e descidas, paramos numa praia deserta e rodeada por falésias… agora sim, me encantei com o litoral de Marataízes… o segredo é esse, afaste-se do centro para apreciar as verdadeiras belezas do local…. muito lindo!!!

Passamos dois dias muito prazerosos em Marataízes, apesar da má impressão inicial.

Dica: é uma cidade que tem encantos e vale a pena conhecer, mas fuja do centro e aproveite sua estadia na Lagoa do Siri e litoral sul… você não vai se arrepender!!!

De volta à estrada rumo à cidade de Conceição da Barra no extremo norte do estado do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia… serão mais 400 km rodando e aproximadamente 5 horas de viagem…

As condições da BR-101 continuam boas, contudo, devido ao grande movimento de caminhões a viagem se torna cansativa e perigosa. A duração aumenta à medida que nos aproximamos das grandes cidades, como Guarapari, Vitória e Linhares, principalmente nas duas últimas uma vez que a estrada adentra em suas zonas urbanas e com isso temos o inconveniente do trânsito e obras… mas faz parte não é?!?!?! então vamos em frente!!!

Passando esses “obstáculos” e após cruzarmos a cidade de São Mateus, acessamos a ES-421 em direção a Conceição da Barra. Como reservamos uma pousada na Vila de Itaúnas, precisávamos ficar atentos às placas (essa é uma falha nessa região, a carência de placas indicativas)… como nada substitui a comunicação oral, perguntamos aqui e acolá, e encontramos a estradinha que dá acesso à vila… e para nossa surpresa, teremos que enfrentar mais 20 km de estrada de terra… vejam só o que tivemos que enfrentar:

A primeira impressão é terrível… logo você pensa: “o carro vai encalhar”… “vamos ficar presos nesse fim de mundo”… “chama o guincho…”

Mas, é só respirar fundo e ir em frente… o piso é uma mistura de areia e argila (estrada típica de litoral) o que não deixa o carro atolar e não forma grandes buracos… então, é só reduzir a velocidade que você chega tranquilamente ao seu destino.

A dificuldade de acesso é até positiva na medida em que diminui a proporção de visitantes, o que é muito bom para a preservação do local, já que trata-se de um Parque Estadual de preservação ambiental.

Passados todos os obstáculos, chegamos à Vila de Itaúnas (pequena vila ao norte do Espirito Santo que pertence ao município de Conceição da Barra)… e foi uma grata surpresa, pois trata-se de um local com uma área histórica bem preservada e com boa infraestrutura turística, pois conta com vários bares, restaurantes e pousadas… para quem não conhecia, fiquei bastante impressionado.

Em Itaúnas nos hospedamos na pousada Mangue Seco, simples, porém confortável e com bom preço… um diferencial é que os fundos (bem na janela do nosso quarto) dá uma boa visão do rio Itaúnas e do próprio parque.

Como o planejado é passar apenas um dia, tratamos de nos acomodar e partir para conhecer as famosas dunas que ficam dentro do parque.

As dunas são simplesmente deslumbrantes e, apesar do movimento de turistas, o lugar é muito bem conservado, tanto que existem várias placas e cercas indicativas de áreas de desova de tartarugas marinhas.

“As dunas que atingiam 30 metros de altura com suas areias douradas e finíssimas soterraram a vila entre os anos 50 e 70, porém esta renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. A criação do parque estadual em 1991 garantiu que os seus diversos ecossistemas (manguezal, dunas, restingas, Mata Atlântica e alagados) e suas praias fossem protegidas. No local também está presente o Projeto Tamar, que cuida da preservação de tartarugas marinhas.”

Do alto das dunas você tem uma visão panorâmica da praia de Itaúnas, com suas areias fofas e mar agitado… um belo cenário!!!

A vila é a imagem da tranquilidade… uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa.

O local mantém suas tradições… os moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores.

Um lembrete: em Itaúnas não há caixas eletrônicos ou postos de gasolina, portanto, antes de vir não esqueça de abastecer e sacar dinheiro em Conceição da Barra.

Para quem for passar mais tempo na vila a opção é o passeio de bugue pelas dunas e o de caiaque ou canoa pelo rio Itaúnas… dizem que é imperdível.

Como o programado foi passar apenas um dia em Itaúnas, só o que me resta é “chupar o dedo” e lamentar não usufruir desses passeios… mas, planejamento é planejamento… então, vamos em frente que a viagem é longa e Mangue Seco nos aguarda.

Caros amigos viveajantes… aqui nos despedimos do Espírito Santo e do povo capixaba, por sinal uma gente simpática e prestativa, e agora rumo ao nosso próximo destino: Prado na Bahia.

Um grande abraço e espero que continuem a nos acompanhar nessa aventura, pois ainda teremos muitas surpresas pela frente… até lá!!!

Sites sugeridos:

Texto e fotos by Julio Cesar.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.