Um giro pela Catedral de Colônia

Esta dica é para quem está de passagem pela Alemanha, e que tem nos planos um pulo na cidade de Colônia. Um tour pela fantástica Catedral de Colônia (Kölner Dom).


A Catedral de Colônia é uma igreja de estilo gótico, e é a terceira igreja mais alta do mundo. Conta-se que por lá estão as ossadas dos Três Reis Magos (Baltasar, Gaspar e Melchior). Elas estão atrás do altar, numa arca de ouro e prata, ornamentada com pedras preciosas.

E sobre elas existem alguns relatos fantásticos. Alguns amigos dizem que quando estiveram na Catedral, sempre que tentaram tirar fotografias da arca, suas baterias acabavam, não sendo possível o registro. Outros amigos disseram que não conseguiram conter a emoção quando próximos da arca.

Não consegui confirmar nenhuma dessas ocorrências, mas a energia, de uma maneira geral, dentro da Catedral, é fora do normal.

É, sem dúvida nenhuma, um lugar para curtir um momento de oração, e não pra quem está de passagem ou que tem tempo contado na “excursão”.


O tour deve começar do lado de fora. Sua arquitetura é fantástica. Seu tamanho é algo que assusta, ao mesmo tempo que encanta. Já do lado de fora você percebe o tanto de gente que é atraída pela igreja. A Catedral é um dos lugares mais visitados na Alemanha. E, se você der sorte, conseguirá acompanhar a performance de alguns artistas “de rua” que costumam tocar em frente da igreja. É muito bacana.

Do lado de dentro, um show de beleza. Interessante perceber que justamente aquilo que se imaginaria ser o local mais visitado da igreja, a arca dos Três Reis Magos, não é nem de longe o ponto mais tumultuado dentro da igreja. Lá dentro existem tantas variedades religiosas e arquitetônicas, que o gosto é muito variado.

Não se paga pelo passeio. No entanto, se você quiser subir à torre, ou visitar os tesouros na parte subterrânea, é preciso desembolsar pelo menos 4 euros por pessoa. Mas, acredite, a subida vale muito mais do que o dinheiro investido.

Já falei a respeito da energia da igreja, mas vale o reforço. Apesar da bagunça das pessoas, e da movimentação constante, o lugar é de uma paz sem igual. E se você der sorte ainda consegue acompanhar uma missa… em alemão, é claro!!!


Enfim, se você procura um lugar para boas fotos, muita história, uma beleza sem igual, e que ainda por cima da uma energizada para continuar sua viagem pela Alemanha ou pela Europa, precisa incluir uma passagem pela Catedral de Colônia. É um passeio de 3 a 5 horas, dependendo, se incluir a subida à torre e se você quer registrar uma foto de todas as estátuas e detalhes da igreja.

Ah… em tempo… nas proximidades da igreja você encontra algumas boas padarias para um lanche rápido e, dentro da igreja (ao lado, no sub-solo) um dos poucos banheiros que encontrará na região (lembre-se de ter em mãos 50 centavos de euro para poder usufruir deste local).

E você, já esteve nna Catedral de Colônia? Tem alguma sugestão bacana para compartilhar com a gente? Então escreve, mande sua dica, sua sugestão, sua experiência, e vem viajar com a gente.

Grande abraço!!!

Texto e fotos by Ricardo Seripierro

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários